24/09/2006

DICAS RÁPIDAS



Nos cinemas, duas boas pedidas que estreiaram sexta-feira: Menina Má.Com (Hard Candy), de David Slade com a revelação Ellen Page; e Eleição - O Submundo do Poder (Hak Se Wui), de Johnnie To.

O Centro Cultural São Paulo realiza, a partir do dia 26, a "V Mostra Cinema e Religião". Alguns dos filmes a serem exibidos: Fúria de Titãs, O Golem, Fausto de Murnau, Édipo Rei de Pasolini, O Saci de Rodolfo Nanni, Coração de Cristal de Herzog e 3 versões do mito de Orfeu: a de Cocteau, a de Camus e a de Diegues.
No dia 27 acontece o debate "Mitologia e religião: o sagrado no profano", com Maria Cecília de Miranda Nogueira e Martin Feijó.
Imperdível!!!

E alguns dos melhores textos do momento:

Moacy Cirne, em suas Contramemórias, relata um assalto do qual foi vítima numa sessão de Passion, do Godard. O modo com que ele narra o acontecido faz com que quase nos sintamos presentes naquele momento!
http://www.balaiovermelho.blogger.com.br/

A Criss publica em seu blog textos curtos, que poderiamos chamar de sketches, repletos de verve e inteligência sobre política, cotidiano, blogues e um vasto etc.
http://crissmyass.blogspot.com/

A Pedrita sempre tem ótimas dicas culturais: exposições, concertos, peças de teatro e, claro, filmes. O mais legal é que ela tem um modo todo particular de comentar, no qual prevalece a emoção.
http://mataharie007.zip.net/

O Milton do Prado aborda, a partir do filme Highway to the Grave, o fenômeno de Nollywood, que é como está sendo chamada a indústria cinematográfica da Nigéria, possivelmente a terceira maior do mundo em termos de produção. Saboroso!
http://olhodehochelaga.zip.net/

E o Carlão Reichenbach continua publicando suas listas com os melhores filmes por gênero. No momento ele se dedica a fazer a prospecção do "cinema extremo", termo que serve, conforme ele diz, "para designar os filmes que de alguma forma rompem convenções, levam suas idéias e propostas de forma e/ou conteúdo anticonvencionais às últimas conseqüências ou subvertem deliberadamente os conceitos acadêmicos da gramática cinematográficas".
E ele está aceitando sugestões de títulos!
http://redutodocomodoro.zip.net/


15 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Sergio! Valeu! adorei as ótimas dicas, mas devo confessar-lhe uma coisa: vim correndo abrir seu blog, crente de que teria um post sobre Abismo do Medo.
Assisti ontem e achei que vc gostaria muito, se ainda não viu, veja. Gostaria de saber sua opinião - e espero que eu não esteja enganada!
Bjão
Saudades

Anônimo disse...

Oi, Graciele! Ainda não vi Abismo do Medo porque o jogaram num circuito péssimo :(
Se eu ainda estivesse trabalhando na Penha já teria visto, quero muito ver esse filme. Mas sexta-feira entrou no Boavista, então deverei ver durante a semana, e depois comentarei.
A propósito, não falei sobre Pink Flamingos porque simplesmente não encontrei o DVD em lugar nenhum!
Beijão :)

Anônimo disse...

Oi SÉRGIO: ELEIÇÃO e HARD CANDY são duas grandes estréias em um circuito ótimo, longe da fronteira com o Estado do Paraná como os cinemas onde estão passando o Absismo do Medo que por motivos de deslocamento geográfico ainda não vi. Devo ver ou em DVd, emprestado pelo Márcio Santos ou quando ir para o bom e velho Gemini. Teve a estréia do Amantes Constantes no chiquérrimo Reserva Cultural, quase fui hoje mas tive que fazer uma arrumação pesada aquí em casa e estou super cansado. Até mais Sérgio...

Anônimo disse...

HEHE! Fronteira com o Paraná foi ótima, Marcelo :) Mas é quase isso mesmo hehe!
Felizmente esta semana lançaram num shopping de Sto. Amaro, perto de onde trabalho, então vou poder ver no cinema, mas pra vc vai ficar difícil mesmo, a não ser que, como vc disse, vá para o bom e velho Gemini!
Quero muito ver o filme do Garrell, que está no chiquérrimo sim Reserva Cultural, mas que tem um dos preços mais salgados de nossos cinemas. Acho que só perde para os absurdos R$18,50 (isso mesmo, dezoito reais e cinquenta centavos) do Kinoplex Itaim :(
Abraço!

Anônimo disse...

E olha, em termos de som e projeção, o kinoplex itaim é, ao meu ver, o melhor cinema de sampa, mas tá caro demais!!! O "reserva cultural" eu não encaro, é um absurdo de caro e sequer é bom nos quesitos citados acima, mas fui conferir o "Abismo do Mêdo" no shopping tatuapé, q. eu acho de fácil acesso, e gostei muito do filme.

Anônimo disse...

Não encontrou Pink Flamingos? Mesmo? Puxa! Até outro dia tinha na 2001.=(
Abismo do medo, realmente, está num circuito complicado, mas eu gostaria muito que vc assistisse. Estou adorando a atual safra de filmes de terror: carregados de simbologias. Bjão!

Anônimo disse...

Edú, o Kinoplex é o melhor cinema de Sampa em termos de som e projeção, mas o preço do ingresso é proibitivo!
As salas do Reserva Cultural deixam muito a desejar. E tá muito caro!
Gosto das salas do Shopping Tatuapé, mas é impossível ir pra lá no horário de pico :( E vc é mais um que gostou de Abismo do Medo. Decididamente preciso ver esse filme!

Graciele, um amigo me disse que as cópias do Pink Flamingos foram recolhidas porque apresentavam defeito técnico, não sei se isso corresponde a realidade.
E alguns filmes dessa atual safra de terror tem apresentado boas qualidades mesmo! Beijos!

Anônimo disse...

o centro cultural são paulo anda decadente excessivamente, principalmente em infra-estrutura de banheiros. tenho evitado estar lá. obrigada por me indicar. o reichembach tem um blog excelente. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Aê, Sérgio, valeu pelo "saboroso" hehehe. Estou devendo uma resposta ao Aguilar nos comments daquele texto (viu, Aguilar?), que colocou uma questão importantíssima. Até quarta eu respondo.

Um detalhe curioso: ontem à noite falava com um amigo de Porto Alegre que viu Pink Flamingos em DVD e disse que tava tudo ok.

Ailton Monteiro disse...

Devo ver ELEIÇÃO no próximo sábado. E essa Ellen Page é mesmo uma graça. O filme não está em cartaz ainda aqui, mas ela em X-MEN 3 é um colírio. heehe

Anônimo disse...

Pedrita, a infra-estrutura do CCSP deixa a desejar mesmo, o que tem afugentado muita gente de lá. Uma pena, por que eles sempre apresentam mostras interessantes e melhor ainda, de graça.
E continue firme com seu blog. Beijo!

Milton, não há de que :)
Estou curioso para saber qual será sua resposta p/ o Aguilar hehe!
Essa cópia do Pink Flamingos que seu amigo viu é a que foi lançada pela Continental?

Ailton, Eleição é muito bom.
A Ellen Page é uma graça, mas em Hard Candy o papel dela é bem ambiguo. Tem uma cena que, para nós homens, dói só de pensar hehe!

Abraços!

Anônimo disse...

meu blog fará cinco anos em dezembro. vai ser uma comemoração e tanto. beijos, pedrita

Anônimo disse...

5 anos Pedrita? Pôxa, meus parabéns antecipados. Espero ser convidado pra festança :)
Beijos!

Anônimo disse...

Sérgio, não sei qual a cópia do P. Flamingos que ele viu.

Estarei respondendo ao Aguilar as soon as possible.

Anônimo disse...

Valeu, Miltão :)

Pesquisa do Blog