16/09/2006

AH, SE EU ESTIVESSE NO RIO...

As atenções maiores no Festival do Rio, que começa dia 21, estarão voltadas para os novos filmes de Robert Altman, Richard Linklater, Alejandro González Iñarritu, Brian De Palma, Bruno Dumont, Ken Loach, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Claude Chabrol, etc.
Mas se eu estivesse no Rio com certeza arrumaria tempo pra ver estes filmes:

Container - Lukas Moodysson

Irmão Padre, Irmã Puta - Anders Morgenthaler

Os Anjos Exterminadores - Jean-Claude Brisseau



Luzes na Escuridão - Aki Kaurismaki

Gabrielle - Patrice Chereau

14 comentários:

Anônimo disse...

Olha Sérgio, sem fazer aquela linha bairrista, além de ter amigos cariocas e tudo mais, acho esse Festival do Rio meio trucado, pelo seguinte: Eles incham a programação com tudo o que já está legendado e pronto para estrear no fim do ano e durante 2007. Acho a curadora super arrogante e eles tem todo um suporte da Globo que sufoca a Mostra de São Paulo que é pioneira, vai comemorar trinta anos esse ano e na época da Censura do Regime Militar exibiu na raça filmes como O Encoraçado Potenkim e O Império dos Sentidos, além de Lucio Flávio do Babenco que estava proibido na época. Acho a curadoria do Cakoff e de sua cônjuge meia boca de uns anos para cá, nunca ganhei nada de graça deles mas sou fiel a Mostra de São Paulo que sem a poderosa mídia da Globo tem contribuido e muito para a formação de cinéfilos de 3 gerações. E quando começa a Mostra aquí em São Paulo vem muita gente do Rio pois muitos filmes são exclusividade nossa. É isso aí.

Anônimo disse...

Fala, Marcelo! Excelente seu comentário, levantando questões importantes e polêmicas. Não há nem como questionar a importância da Mostra de São Paulo no cenário cultural brasileiro. Afinal são 30 anos onde foram exibidos pela primeira vez no Brasil filmes censurados pela ditadura, como os que vc citou, e também Saló do Pasolini, entre muitos outros. E revelou muitos cineastas e cinematografias que só depois iriam se consagrar nos grandes festivais europeus. Também nunca ganhei nada do Cakoff, mas sou um fiel frequentador da Mostra há muitos anos, e concordo com vc que as últimas edições tem deixado um pouco a desejar. E é verdade que muitos dos filmes exibidos no Festival do Rio logo entrarão em cartaz, entretanto muita coisa exibida por lá nunca chega por aqui. E assim como muitos cariocas vem pra Sampa acompanhar nossa mostra, conheço muitos paulistanos que vão pro Rio nesta época. Mas enfim, este é um espaço democrático e os amigos, cariocas ou não, que quiserem expressar sua opinião sintam-se à vontade :)
Abração!

Anônimo disse...

"Irmão Padre, Irmã Puta" ? Esse é o título da animação "Princess" ?

E o "The Host" parece que também vai passar na Mostra do Rio.

Anônimo disse...

Pelo menos é como consta no site do Globo. O The Host não está na lista, mas é possivel que passe!

Anônimo disse...

quando la sedonda notte di nozze esteve num festival aqui em sampa, infelizmente não consegui ver. vi só esse que estreou agora, do abandono, e não curti. beijos, pedrita

Anônimo disse...

"la sedonda notte di nozze" é obra-prima!!! e esse do "abandono" citado pela pedrita, é do Avati??? Gostei muito da imagem do filme do Kaurismaki e esse outro com o Tim Robbins, mas confesso, ciente de q. os filmes irão estreiar por aqui, eu estou muito ansioso pelo filme de Loach e o q. for de Chabrol, sp. será prioridade!!

Anônimo disse...

Está chegando a hora! faltam poucos dias. Até o Martin Scorcese já confirmou presença (vai ter The Departed e tudo). Já imagino a loucura que vai ser para comprar ingresso para o novo do David Lynch, Babel, The Fountain e outros super aguardados por aqui. O mais aguardado por mim, lógico, é A Dália Negra. Abraços do crítico da caverna cinematográfica.

Anônimo disse...

Pedrita, quero muito ver esse do Avati. Agora, esse que vc citou por acaso é "Dias de Abandono"? Se for não estreou ainda, teve pré-estréia. Beijos!

Edú, esse do Avati pelo jeito deve ser naquela linha intimista dele, não? O filme citado pela Pedrita creio ser o do Roberto Faenza, acho que estréia na próxima sexta. Os do Kaurismaki e da Isabel Coixet devem ser ótimos (ela fez aquele maravilhoso "Minha Vida Sem Mim"). E claro, Loach e Chabrol, assim como Altman, Frears etc., são imperdíveis!

Roberto, está contando os dias hein? hehe! Quer dizer que vai passar o novo do Scorsese (com presença do próprio)? E tb o novo do Lynch? Que inveja!!!
Como sei que Dália Negra logo estará estreiando por aqui estou mais tranquilo. Bom festival e ótimos filmes prá vc :)

Abraços a todos!!!

Anônimo disse...

O filme do Scorsese vai estrear logo, logo no Brasil e foi escolhido como FILME DO MÊS para os assinantes da Revista da MTV que ganharão ingressos para ver o filme grátis e para piorar as coisas além de ser um remake de um filme asiático tem o Matt Damon no elenco, mas mesmo assim é um filme dirigido por Scorsese e deve ter ao menos alguns bons momentos garantidos.O Bakemon falou que o The Host está no Festival do Rio sim.

Anônimo disse...

Que ótima notícia, Marcelo, não sabia que o Departed estrearia tão cedo por aqui. É uma refilmagem de um policial asiático e tem o Matt Damon no elenco, mas Scorsese é Scorsese hehe!
E se o Bakemon falou que The Host vai estar no festival então eu assino embaixo :)

Anônimo disse...

Matt Damon, Leonardo di Caprio, Mark Whalkberg, Alec Baldwin, Martin Sheen e um gordo chamado Jack Nicholson. E estão dizendo que é o melhor filme do Marty desde "Cassino". Preciso tomar um remédio para ansiedade ...

Anônimo disse...

Promete ser um dos grandes filmes do ano, sem dúvida nenhuma Leandro!

Michel Simões disse...

TIME... tô louco p/ ver!!!

Anônimo disse...

Eu tb Michel! De repente até vale a pena pegar a ponte aérea só pra ver esse!

Pesquisa do Blog