23/03/2007

"A BARONESA TRANSVIADA" - SÁBADO, 24/03

Momento de diversão na Mostra "Cinco Visões de Nosso Cinema". O filme a ser exibido é "A Baronesa Transviada", de Watson Macedo, o maior diretor de comédias musicais de sua época.
Depois do filme teremos palestra de Matheus Trunk e de um convidado muito especial, o grande mestre da montagem Mauro Alice. É sábado, 24/03, 13:00 hs. Gratuito!

Ficha técnica:
A baronesa transviada (idem, BRA, 1957)
Direção: Watson Macedo
Roteiro: Watson Macedo e Chico Anysio
Elenco: Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Humberto Catalano, Renato Consorte, Rosa Sandrini.
Duração: 110 min; Preto e branco; Censura livre; Drama.

Sinopse:

Gonçalina é uma simplória manicure que sonha em entrar para o cinema porém, suas tentativas são todas frustradas. Um dia ela fica sabendo, através de uma notícia de jornal, que uma rica baronesa está morrendo. Todos os amigos de Gonçalina acham que ela pode passar por herdeira devido a semelhança entre ela e a baronesa. Ao herdar a fortuna Gonçalina resolve realizar seu sonho e produzir um filme. No entanto, produtores inescrupulosos e a família maldosa de Gonçalina vão tentar enganá-la.

Comentário:
"A fita é musical, com vários números interpretados por Bill Farr, que também dá uma de galã paquerando a mocinha Aída Campos. O elenco de apoio traz nomes conhecidos, como Átila Iório, futuro astro de Vidas Secas (1963) de Nelson Pereira dos Santos, Renato Consorte e Francisco Dantas. Mas é Dercy que domina o espetáculo, principalmente em dois momentos musicais, um tango que dança com Catalano e um show à la Josephine Baker, já no final da fita. Não é à toa que o sucesso da fita tenha levado Dercy, depois, a uma sucessão de outros filmes." (Rubens Ewald Filho).

Palestrante:
Matheus Trunk é estudante de jornalismo, apaixonado por cinema, especialmente o brasileiro popular. Redator-chefe e fundador da revista eletrônica Zingu!, realiza diversas pesquisas sobre cinema brasileiro e música brega e romântica antiga. Colecionador de LPs, tem mais de mil em sua casa e assistiu a filmes que a maioria das pessoas não dá atenção. Participa de diversos cursos sobre cinema, em especial do crítico Inácio Araújo. Mantém dois blogs: Cinéfilos do Terceiro Mundo (sobre cinema) e Jovem Guarda/Brega Company (sobre música). Colabora desde abril de 2006 na revista eletrônica Freakium! e desde setembro de 2006 no blog Click na Moda. Escreve também na revista Transporte Mundial da editora Motorpress, dedicada ao transporte terrestre de carga. É o responsável pelas entrevistas, a elaboração dos dossiês e grande parte da Zingu!.

Convidado especial:

Mauro Alice nasceu em Curitiba no ano de 1925. Mudou-se para São Paulo em 1948, ingressando nos estúdios da Vera Cruz onde dá os primeiros passos orientado por Oswald Hafenrichter.
Em 1956, vai para o Rio de Janeiro trabalhar com Watson Macedo e monta o primeiro filme de Roberto Farias, Rico ri à toa. Volta para São Paulo e permanece até 1965 na Vera Cruz. Monta uma série de produções de Mazzaropi e torna-se o principal montador de Khouri. Já na década de 70, passa pelos mais variados gêneros de filmes, de aventuras a pornochanchadas. Monta na década de 80 dois filmes de Francisco Ramalho Jr. e O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, entre outros.
Após a crise do cinema na década de 90, volta ao trabalho em A grande noitada, de Denoy de Oliveira; reencontra Babenco no filme Coração iluminado e faz assistência de montagem em Brincando nos campos do senhor, do mesmo diretor. A partir de 2000 trabalha em alguns curtas-metragens e, no ano de 2003, monta Carandiru, novamente de Babenco. Com uma filmografia extensa que ultrapassa 60 filmes, entre longas e curtas-metragens, Mauro Alice pode ser considerado um dos maiores montadores do cinema brasileiro. (Adoro Cinema Brasileiro)

17/03, 13:00 hs.
Local: Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia

Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
Tel.: 5687-0513
Lotação: 150 lugares
Evento gratuito


Nenhum comentário:

Pesquisa do Blog