23/04/2006

MELHORES DA DÉCADA DE 80

Alguns amigos, membros da Liga dos Blogs de Cinema, estão fazendo listas com os melhores filmes da década de 80. Não sou membro da tal liga, mas instado pelo amigo Ronald Perrone, do ótimo Cine Art, que também não é membro da dita cuja, resolvi publicar uma lista com meus preferidos daquela época. Com muito trabalho acabei selecionando 40 filmes essenciais. Aliás, ao fazer a pesquisa me surpreendi com a quantidade de grandes obras produzidas nos anos 80, a lista poderia ter fácil uns 80 filmes! E estou falando apenas dos filmes estrangeiros (em breve publicarei a lista dos melhores nacionais)! Como sigo fielmente o calendário gregoriano, a década de 80 compreende os anos de 1981 a 1990.
A lista está em ordem cronológica:
Bodas de sangue (Carlos Saura– 81)
O desespero de Veronika Voss (Rainer Werner Fassbinder– 81)
Gallipoli (Peter Weir - 81)
Scanners, sua mente pode destruir (David Cronenberg - 81)
Três irmãos (Francesco Rosi – 81)
Casanova e a revolução (Etore Scola– 82)
Crônica de um amor louco (Marco Ferreri - 82)
Danton, o processo da revolução (Andrzej Wajda – 82)
Fanny e Alexandre (Ingmar Bergman - 82)
Nostalgia (Andrei Tarkovski – 82)

Sedução e vingança (Abel Ferrara - 82)
Yol - (Yilmaz Guney - 82)
Aos nossos amores (Maurice Pialat - 83)
A Balada de Narayama (Shohei Imamura – 83)
E la nave va (Federico Fellini - 83)
Os eleitos (Philip Kaufman – 83)
Era uma vez na América (Sergio Leone – 83)
Furyo – em nome da honra (Nagisa Oshima – 83)
Prenome Carmen (Jean-Luc Godard - 83)
Zelig (Woody Allen - 83)

Estranhos no paraíso (Jim Jarmusch - 84)
Gosto de sangue (Joel Coen - 84)
Gremlins (Joe Dante - 84)
Kaos (Paolo e Vittorio Taviani – 84)
Paris, Texas (Wim Wenders – 84)
Depois de horas (Martin Scorsese – 85)
Quando papai saiu em viagem de negócios (Emir Kusturica – 85)
O raio verde (Eric Rohmer – 85)
Ran (Akira Kurosawa – 85)
Veludo azul (David Lynch – 86)

Não amarás (Krzysztof Kieslowski – 87)
Robocop (Paul Verhoeven – 87)
Os vivos e os mortos (John Huston - 87)
Um assunto de mulheres (Claude Chabrol - 88)
O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (Peter Greenaway - 89)
Drugstore cowboy (Gus Van Sant – 89)
Faça a coisa certa (Spike Lee – 89)
Paisagem na neblina (Theo Angelopoulos - 89)
O sétimo continente (Michael Haneke - 89)
Edward mãos de tesoura (Tim Burton - 90)

22 comentários:

Ailton Monteiro disse...

belas lembranças, sergio!! apesar de não ter colocado no blog, eu também adoro CRÔNICA DE UM AMOR LOUCO e DANTON.

E LA NAVE VA eu acho chatíssimo. E sou doido pra ver MS.45!

Anônimo disse...

Uma beleza de lista! Fiquei com água na boca! Tem vários filmes que eu ainda não vi e muitos outros que entraram na minha lista... e mais, conseguiu reunir 40 ao invés de 20. Gostei de ver na lista "O cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante", "Edward Mãos de Tesoura", "Prenome Carmen", "A Balada de Narayama", "Fanny e Alexander", "Scaners", e outros, que são filmes que eu até considerei mas não entraram na lista... Bela lista, meu amigo.
Abraços!

Anônimo disse...

Fala, Ailton! "E la nave va" é um filme que não gostei na época, mas suas imagens foram crescendo em minha memória com o passar dos anos e hoje, após ter revisto algumas vezes, o considero uma das obras-primas do Fellini.

Oi, Ronald! Acho o número de 20 muito limitado, creio que 40 está de bom tamanho, embora eu tenha lamentado ter deixado muitos belos filmes de fora, como "A Festa de Babette", "Bird", "Cão Branco", "Nascido Para Matar", etc. Além disso, escolhi 1 filme por diretor. Mas fiquei contente com a lista final. Valeu!

Abraços!

Anônimo disse...

Puta lista!!! Gdes lembranças, confirmando q. o segredo p/ se fazer uma lista desse tipo, é esperar q. os amigos façam a deles primeiro - hehehe -.

Gosto muito de "Zelig"; "Não Amarás"; "Os Eleitos" (o melhor Kaufman); "Furyo"; "Três Irmãos"; "Gallipoli"; "Nostalgia"; "Cassanova e a Revolução"; "Crônica do Amor Louco"; "Bodas de Sangue" e "Bird" q. acabou ficando de fora, mas mesmo assim, está entre os seus preferidos. Claro, citei os q. não faltariam em uma lista minha, mas gosto de muitos outros tb.

Anônimo disse...

Fala, Edú! Concordo c/ vc, "Os eleitos" é a obra-prima do Kaufman, que filme! Lamentei muito deixar o "Bird" de fora, mas quem sabe você agora lhe faça justiça. Quando sai sua lista? :)

Anônimo disse...

Próxima lista será de Filmes brasileiros dos anos 80? 'O Olho mágico do amor' já tem lugar cativo, não?

Anônimo disse...

Graciele, mas que dúvida hein? :)

Anônimo disse...

O Edú lembrou bem... É melhor aguardar as listas dos amigos, pois assim nos lembramos dos filmes esquecidos na memória. Mas já adiantei a minha e vejo que coincidimos em muitos filmes. Curioso que na minha não tem nenhum Lynch, apesar de que eu colocaria Coração Selvagem se seguisse rigorosamente o Calendário Gregoriano, rs. Bacana Paris, Texas constar aí, mas será que eu não vi nenhum De Palma ou é apenas ilusão minha? Troco cópia de Nanook por uma cópia de Estranhos no Paraíso,eheheh.. Sou doido pra ver esse filme do Jarmusch. Abs.

Anônimo disse...

Fala Sergio!! Acho q. essa lista não irá rolar, isso depende de pesquisa, e o momento não irá me permitir tal coisa, fora o fato q. realmente não sou um bom pesquisador, mas falando no assunto, faz muito tempo q. gostaria de descolar um conto de Viriato Correa, salvo engano, chama-se "A Ficha n.º 20.003", vc. tem idéia se consta na biblioteca em q. vc. trabalha?

Anônimo disse...

Olá, Marcos! Curioso mesmo não ter nenhum Lynch na sua lista. Não gosta de Veludo Azul?
E vc reparou bem, na minha lista não tem nenhum De Palma. Dele gosto dos filmes da primeira fase até Carrie. Os da década de 80 pra cá não me entusiasmam muito, mas meu preferido dessa época, "Um Tiro na Noite", estaria entre os 80 melhores.
Se eu tivesse uma cópia do Estranhos no Paraíso trocaria c/ vc. Abç!

Anônimo disse...

Ae, Edú! Uma pena vc não poder fazer sua lista. Mas é uma coisa que dá muito trabalho e requer tempo mesmo, quem sabe mais pra frente, né?
Então, estou de férias no momento, quando voltar procuro esse livro pra vc. Abç!

Anônimo disse...

Ei, meu outro comment sumiu!
AMEI sua lista. Linda e bem completa. Que bom que vc citou Zelig, meu filme favorito do Woody Allen. Beijos!

Ailton Monteiro disse...

E eu achando que o Aguilar ia fazer uma lista também...

Anônimo disse...

Oi Sérgio. Com o boicote que sofri da tal Liga nem pensei em fazer lista alguma ainda mais de uma década em que vivi intensamente a minha cinefilia como a década de 80. Mas sua lista é memorável, vi praticamente todos esses filmes no cinema e sua lista me fez relembrar de muita coisa. Uma viagem de pura nostalgia.

Anônimo disse...

Que outro comment, Graciele? Fiquei feliz por ter gostado da lista. O Zelig também é o meu n. 1 do Allen, genial! Beijo!

Ae, Eduardo, o Ailton tb está interessado em sua lista. Não vai nos atender? :)

Fala, Marcelo! Fiz a lista mais como um exercício de memória, tentando recuperar a emoção que esses filmes me proporcionaram na época, e para poder compartilhar com grandes cinéfilos como vc.
Não esquenta com o boicote, continue com seu excelente trabalho no Mondo Paura. E faça sua lista, sim! Queremos saber seus filmes preferidos dos anos 80!

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Sérgio. O problema é dar o braço a torcer para os inimigos, mas estou com umas idéias de listas para a próxima semana e dentro dessas idéias vou elencar filmes que preciso rever. Rememorando aquela lista dos atores que vc iniciou revi algumas coisas antigas e devo criar umas listas novas. Obrigado pela força Sérgio e até breve.

Michel Simões disse...

Fiz a minha lista faz um tempinho, mas como falaram, estou esperando a dos amigos pq sempre escapa algum, mas o melhor dessas listas e ir atrás de alguns filmes que deixamos escapar de bobeira...

Vou fazer coro pela lista do Edú tb!!!

Anônimo disse...

Marcelo, estarei aguardando essas suas novas listas. Pelo jeito vem coisa boa por ai hehe.

Fala, Michel! É verdade, sempre acaba escapando algum filme, por esquecimento ou por não termos dado o devido valor na época.
E olha ai, Edú, mais um na torcida por sua lista :)

Abraços!

Anônimo disse...

scanners vi recentemente, é bom, mas não colocaria entre os melhores da década. casanova e a revolução é magnífico, mas ettore scola é perfeito, então não vale, hehe. danton é ótim. do bergman meu favorito é gritos e sussurros. gremlins é divertido, mas não estaria na minha lista dos melhores não. paris texas é bom, mas não é o que mais gosto do diretor. ran é perfeito. amo veludo azul. não amarás vi umas 8 vezes e amo a trilogia das cores, mas acho que esse é da década de 90. robocop é muito lixo. spike lee?? é cinema?? paisagem na neblina é sublime. e adoro edward mãos de tesoura, mas não sei se estaria na minha lista de melhores, não sei se chega a tanto. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Oi, Pedrita! Outros do Cronenberg poderiam ter entrado na lista, como "A Hora da Zona Morta" ou "Gêmeos, mórbida semelhança", mas escolhi 1 filme por diretor. "Gritos e sussurros" é obra-prima, mas da década de 70.
Qual o seu preferido do Wenders?
Poxa, Não Amarás vc viu bem mais vezes que eu, acho que vi umas 4 :)
A Trilogia é perfeita, mas da década de 90!
Gremlins e Robocop, além de grandes diversões, são 2 dos mais subversivos produtos saidos da fábrica de cinema de Hollywood :)
O Edward eu adoro, meu preferido do Tim Burton.
E sim, Spike Lee é grande cinema :)
Beijos

Anônimo disse...

Oi, com certo atraso, vejo sua lista dos melhores filmes dos anos 80. Concordo com praticamente todos eles. Só excluiria uns dois ou três,no máximo (o de Fellini, por exemplo). Um abraço. Em tempo: acho que é a primeira vez que baixo em seu "terreiro". Gostei do que vi. Outro abraço.

Anônimo disse...

Fala, Moacy! Seja bem-vindo ao blog. Fico contente por vc ter concordado com a maioria da minha lista. Como disse num dos comments o do Fellini não me agradou muito na época, mas acho que é um filme que cresceu com o tempo. Merece uma revisão. Obrigado pela visita e pelo comentário. E volte sempre! Abração!

Pesquisa do Blog