25/04/2006

MELHORES DA DÉCADA DE 80 - NACIONAIS

Conforme o prometido, segue a lista com meus filmes nacionais preferidos lançados na década de 80. Não foi uma grande década para nosso cinema, dominada pelos filmes de sexo explícito e a eterna crise de produção e problemas de distribuição (Aopção, do Candeias, por exemplo, foi finalizado em 81 mas só lançado comercialmente em São Paulo em 89!). Mesmo assim, tivemos alguns grandes filmes, se bem que em número bem inferior aos estrangeiros. Acabei limitando a lista em 20 filmes. De novo escolhi um filme por diretor, o que acabou se revelando um problema a mais a resolver: afinal como escolher entre "Eros" e "Amor, Estranho Amor" do Khouri? Ou entre "Extremos do Prazer" e "Filme Demência" do Reichenbach?
Mas as escolhas foram feitas, e refletem meu gosto pessoal. Desta vez ousei classificar em ordem de preferência (claro que daqui há um ano as posições poderão estar totalmente invertidas, e alguns nem façam mais parte da lista hehe):

Nunca fomos tão felizes (Murilo Salles – 84)
Jogo duro (Ugo Giorgetti – 85)
Eros, o deus do amor (Walter Hugo Khouri – 81)
Extremos do prazer (Carlos Reichenbach - 83)
O olho mágico do amor (José Antônio Garcia e Ícaro Martins – 81)



O segredo da múmia (Ivan Cardoso – 81)
Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho – 84)
Romance (Sergio Bianchi – 87)
Tabu (Julio Bressane – 82)
Memórias do cárcere (Nelson Pereira dos Santos – 83)

Pra frente, Brasil (Roberto Farias – 81)
A próxima vitima (João Batista de Andrade – 82)
Bar esperança, o último que fecha (Hugo Carvana – 82)
A marvada carne (André Klotzel – 85)
Noites do sertão (Carlos Alberto Prates Correia – 84)

Sargento Getulio (Hermano Penna – 83)
Vera (Sérgio Toledo – 86)
Os saltimbancos trapalhões (J. B. Tanko – 81)
Aopção ou as rosas da estrada (Ozualdo Candeias – 81)
O mágico e o delegado (Fernando Cony Campos – 83)

Outros filmes ótimos: Baixo Gávea (Haroldo Marinho Barbosa - 86), Anjos da noite (Wilson Barros – 86), Cdade oculta (Chico Botelho - 86), Aguenta, coração (Reginaldo Faria– 83), Espelho de carne (Antônio Carlos Fontoura – 84), Eles não usam black-tie (Leon Hirszman – 81), Inocência (Walter Lima Jr. – 82), A dama do Cine Shangai (Guilherme de Almeida Prado – 87), entre outros.

22 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!!! Se bem q. tenho muitas discordâncias, seja na ordem ou mesmo nas escolhas, mas enfim, lista tem mais q. estabelecer discussão - hehehe -, por ex., eu gosto demais de "Inocência", é um filme q. entraria fácil em uma lista de melhores sem distinção de nacionalidade, do Carlão, meu favorito é o "Filme Demência", mas iria incluir mais de 01, tipo: "Amor, Palavra Prostituta"; "Paraíso Proibido" e "Anjos do Arrabalde". "Memórias do Cárcere" ficaria na "cabeça" da lista, pouco atrás de "Demência" e "Eros,...".

Enfim...

Anônimo disse...

Também gosto de listas pelas discussões que elas provocam :)
Gosto bastante de Inocência, mas precisaria revê-lo. A decisão de escolher 1 filme por diretor foi difícil, mas creio mais justa. Adoro "Filme demência" e "Anjos...", mas pesou o fato de "Extremos..." ter sido o primeiro filme que vi do Carlão, e sai extasiado do cinema. Além do mais me envergonho em dizer que nunca vi "Amor Palavra Prostituta" nem "Paraíso proibido" (se bem que esse parece ser de 80, não?).
"Memórias do Cárcere" é outro que preciso rever urgentemente, ainda mais agora que adorei "Brasília 18%", mas por enquanto continua onde está :)

Anônimo disse...

os problemas dos filmes nacionais da década de 80 se deviam pela ditadura que censurava tudo o que era produzido. não havia investimentos. então só poucos corajosos que conseguiam fazer algo e mesmo assim sem recursos. e alguns outros faziam o sexo, não explícito, porque era só o que o governo não enchia o saco. acho muito complicado culparmos o cinema dessa época e não culparmos o governo. ele é o culpado disso tudo. infelizmente não vi vários mencionados. o bom é q o canal brasil aos poucos vai me redimindo. amei a marvada carne. inocência vi n vezes. adoro a dama do cine shangai. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Concordo com a lista, mas eu mudaria um tantão as colocações dos filmes. Por exemplo: acho O OLHO MÁGICO...bem mais interessante que EROS (aliás, devo a vc, a minha descoberta do cinema do Khouri, que eu teimava achar que era machista...tsc, tsc), CABRA MARCADO PARA MORRER (que vimos juntos, lembra?) é um de meus filmes favoritos. Seria um dos primeiros da lista, mas eu adorei todos os lebrados que conheço, infelizmente nunca vi EXTREMOS DO PRAZER ...ahn...ROMANCE, do Bianchi e O SEGREDO DA MÚMIA eu deixaria exatamente onde estão. A propósito, ROMANCE nós vimos lá no MIS, né?
Beijos, amei, adorei o post!

Ailton Monteiro disse...

Eu, vergonhosamente, só vi 6 dos 20 filmes listados. Uma pena mesmo. Pelo menos, eu tenho PRA FRENTE, BRASIL gravado aqui. Vc deu uma forcinha pra eu ver.

urina disse...

Nessa lista eu colocaria também "Nem Tudo é Verdade" (Rogério Sganzerla - 1986)..., desculpa a folga, nem me apresento, primeira vez que escrevo aqui e ainda venho querendo mexer na lista! Mas parabéns Sérgio, o seu blog é perfeito, sempre passo por aqui mas é a primeira vez mesmo que comento aqui!

Michel Simões disse...

Ailton, e eu então, estou morrendo de vergonha... Não vi nenhum dos 20!!!

Meu Carlão preferido é Anjos do Arrabalde, eu sabia que q estava fraco de cinema nacional da década de 80, mas não imaginava q era tanto!!!

Anônimo disse...

Já estou ansiosa pela lista dos melhores dos anos 90!!!! Beijos!

Anônimo disse...

Rapaz! mais uma vez, uma bela lista! E serviu pra provar uma coisa! Provou como eu tô fraco de filmes nacionais. Principalmente da dec. de 80. Vi poquíssimos! Mas nunca é tarde pra começar. E nada melhor que uma boa lista pra poder fazer uma listinha de filmes!

Abraços!

Anônimo disse...

Pedrita, a censura do regime militar foi atuante até o final de 1980, quando foi exibido, por mandado de segurança, o filme japonês "O Império dos Sentidos", que continha cenas de sexo explícito, conforme lembra Alfredo Sternheim no essencial "Dicionário de Diretores da Boca do Lixo". Dai que começaram a surgir os filmes pornográficos produzidos por aqui, sempre lançados com mandados de segurança. O Carlão Reichenbach dá um depoimento muito interessante no livro dizendo como isso acabou pervertendo todo o jogo de produção e distribuição de filmes. Já o governo, através da Embrafilme, investia apenas em alguns grupinhos, vindos principalmente do Rio de Janeiro. Beijos!

Graciele, é mesmo, você achava o Khouri machista :) Ainda bem que vc mudou de idéia hehe!
Sim, lembro que vimos "Cabra marcado..." do Coutinho juntos. É um grande filme, sem dúvida!
Acho que o filme do Bianchi que vimos no MIS foi o "Maldita Coincidência", não? É outro que tive que escolher, e acabei optando pelo "Romance" por ser um dos filmes mais fortes que já vi, um verdadeiro soco no estômago.
Beijos!
Ah, e lista dos anos 90? Talvez só daqui há algum tempo. Dá muito trabalho :)
+ bjs

Ailton, assista Pra Frente, Brasil! Depois quero saber o que achou! Abraço!

Andrea Ormond disse...

Sergio, que lista! Eu incluiria apenas um dos filmes da safra gaúcha, o "Verdes Anos" :) E uma lista dos anos 80 não chama uma dos anos 70? rs Beijos.

Anônimo disse...

Fique à vontade, Urina hehe! Tá vendo como a gente sempre acaba esquecendo algum! Nem tudo é verdade, mesmo não sendo dos meus Sganzerlas preferidos, tem grandes momentos de invenção, de criatividade. Obrigado pelo comment, Urina, volte sempre. Ah, sim, seu blog é muito bacana!

Fala, Michel! Mas vc não viu nem "Os Saltimbancos Trapalhões"? :) Seria um bom começo, parece que saiu em DVD! O problema vai ser vc localizar os outros filmes, alguns acho que não foram lançados nem em VHS, quanto mais em DVD. Sempre o descaso com o produto nacional.
E o Anjos do Arrabalde é excelente mesmo!

Oi, Ronald! Tenho certeza que quando vc começar vai se viciar, filme brasileiro é muito bom sim, só é preciso acostumar os olhos. Muito obrigado pelo comment!

Olá, Andréa! Vc sempre localizando pérolas :) Esqueci do "Verdes Anos", um belo filme mesmo. Acabo de lembrar que achei bem agradável "O mentiroso", do Werner Schuneman, quando ele era conhecido apenas nos pampas hehe! Beijos! E sim, uma lista chama outra, mas dos anos 70 vai esperar um pouco :)

Abraços!

Michel Simões disse...

Bota dificil nisso Sergio!!! rsrs, e devo ter visto uma cena ou outra do Saltimbancos, mas nunca o filme completo!!!

Anônimo disse...

Sergio! É mesmo. O filme que vimos juntos, do Bianchi, foi o Maldita Coincidência - maldita memória essa minha. Tinha a Maria Alice Vergueiro no elenco, né? Agora preciso lembrar onde vi o Romance....
Vc está prometendo uma lista dos anos 70 pra Andrea e uma dos anos 90 pra mim. É isso, né? hehe

Beijos....

Anônimo disse...

Se tinha a Maria Alice Vergueiro? Xiii, agora sou eu que não lembro hehe! Mas lembro que tinha o Sergio Mamberti :)
E eu não prometi lista nenhumma, nem pra vc nem pra Andréa. Não começa, hein! rsss!!
Bjs

Anônimo disse...

ah, eu tb lembro do Mamberti no filme....

Como assim não prometeu lista nenhuma???? Prometeu sim hehe

Beijos e obrigada pelos esclarecimentos.

Anônimo disse...

Com atraso, vejo a lista agora. Muito boa. Gostei também da lembrança do Verdes Anos pela Andréa, embora eu prefira o Deu Pra Ti, Anos 70 (que é de 81).

Anônimo disse...

Fala, Milton! Obrigado pelo comentário. Verdes Anos é bem legal, mesmo. Já esse que vc citou nunca vi. É um longa filmado em super-8, não é isso?
Abç!

Chaos disse...

Sergio,

há vários anos venho procurando o filme "Vera" de Sérgio Toledo; no entanto, ainda não consegui uma cópia do mesmo, em nenhum formato (DVD, VHS, qualquer coisa...).
Em Portugal parece ser impossível de encontrar. Por acaso você não sabe se o filme está disponível no Brasil? Eu adoraria poder vê-lo finalmente.

Anônimo disse...

Oi, Dora!
Vera foi lançado em VHS algum tempo atrás. Não sei se já tem o DVD, vou procurar me informar. Também gostaria de revê-lo, é um belo filme!
Até mais!

Anônimo disse...

Esse Blog é uma viagem no tempo. Muito Bom mesmo
Tenho procurado filmes brasileiros como: Anjos do Arrabalde, A NOite do Troca Troca, Pra frente Brasil, etc... e não encontro em VHS
Alguem conhece uma loja que venda esses titulos?
Agradeço a Todos professorcarioca@ig.com.br

jose carlos disse...

se aceitar trocas:
MEMÓRIA DA T V E DO CINEMA-
ONG - CULTURAL DE RESGATE E PRESERVAÇÃO DE IMAGENS DA TV E CINEMA NO BRASIL
ACERVO DE COLEÇÃO, MUITOS TELECINADOS OU CONVERTIDOS DE VHS, OUTROS ADQUIRIDOS DE COLECIONADORES, COM BOA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM, DUBLADOS OU LEGENDADOS EM PORTUGUES. (Leia com atenção: são SERIADOS, NOVELAS, DESENHOS, ANIMES, TOKUSATSUS, PROGRAMAS, MINI-SÉRIES E COMERCIAIS ANTIGOS DA TV, FUTEBOL RARO, TELECATCH, CARNAVAL, FILMES CULT, CLÁSSICOS E RAROS, INCLUSIVE NACIONAIS COMO "CARA DE FOGO" DOCUMENTÁRIOS proibidos, banidos, censurados, MAKING OF, VÍDEO-AULAS (DESENHO,QUADRINHOS,ESCULTURA..),MPB ENTREVISTAS e muito mais...
PEÇA QUE ENVIO LISTA GERAL ANEXADA P/ CONSULTA OFF-LINE): magobardo@yahoo.com

– e visite
Parte do meu acervo de DVDs e VHS raros http://memoriatvcinema.net46.net

Pesquisa do Blog