05/12/2009

ESTREIAS DA SEMANA - 04 A 10/12


Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos). Espanha/2009. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Penélope Cruz, Lluís Homar, Blanca Portillo, José Luis Gómez, Angela Molina, Chus Lampreave, Lola Dueñas, Rossy de Palma. Crítica em breve.

Atividade Paranormal (Paranormal Activity). EUA/2007. Dir.: Oren Peli. Com: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs. Um daqueles casos de filmes pequenos que de repente se tornam fenômenos de bilheteria. Este segue o esquema de filme em primeira pessoa, o que já começa a cansar. Tem gente que morreu de medo, tem gente que não se impressionou. Minha opinião: com exceção de uma cena, não vale grande coisa.

O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox). EUA-Reino Unido/2009. Dir.: Wes Anderson. Com as vozes de: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray, Michael Gambon, Willem Dafoe, Owen Wilson, Brian Cox, Adrien Brody. Primeira animação do diretor Anderson, o mesmo dos chatinhos "Rushmore" e "Steve Zissou" e dos ótimos "Royal Tenenbaums" e "Darjeeling Limited". Parece que meus protestos estão surtindo efeito, pois está sendo lançado apenas com cópias legendadas (mas só pra ser do contra, poderia ter alguma cópia dublada já que a censura é livre).

É Proibido Fumar. Brasil/2009. Dir.: Anna Muylaert. Com: Glória Pires, Paulo Miklos, Daniela Nefussi, Marisa Orth, Antonio Abujamra, André Abujamra, Paulo César Pereio, Pitty, Marat Descartes, Lourenço Mutarelli. Vencedor de uma penca de prêmios do último Festival de Brasília (filme, ator, atriz, roteiro etc., mas não direção!). É bem superior ao longa anterior da diretora, "Durval Discos", que não cumpria a boa expectativa do início, caindo bastante na metade final, prejudicado por uma das mais irritantes interpretações mirins da história do cinema. Este começa morno e vai melhorando aos poucos graças à química dos atores, em especial Glória Pires numa de suas melhores interpretações da carreira. Termina de forma um tanto abrupta mas, no geral, um bom filme.

4 comentários:

Vlademir disse...

O do Almodovar eu não gostei, mas achei melhor que os dois longas anteriores dele (se bem que sou detrator do espanhol, dele acho que só aprecio A Flor do Meu Segredo). Enfim, aguardando a sua crítica. Um abraço!

Sergio Andrade disse...

Também não sou muito fã de Má Educação e Volver, mas geralmente gosto dos filmes dele. Devo ver Abraços Partidos amanhã.

Moacy Cirne disse...

De Almodóvar, gosto sem maiores entusiasmos. E grato pelos parabéns; de fato, foi uma recuperação impressionante. Mas precisamos de um título de expressão.

Um grande abraço.

Sergio Andrade disse...

É verdade, o Flu está precisando de um grande título. Quem sabe em 2010?

Abrs

Pesquisa do Blog