01/11/2009

ESTREIAS DA SEMANA - 30/10 A 05/11


Alô, Alô, Terezinha! Brasil/2008. Documentário. Dir.: Nelson Hoineff. Através de depoimentos e imagens de arquivo o diretor tenta mostrar o que era o programa do Velho Guerreiro, algo quase incompreensível para quem não viveu a época e nunca viu um "Cassino do Chacrinha". Alguns músicos, chacretes e calouros pagam mico mas outros conseguem se sair com dignidade. Gostei especialmente do depoimento do Agnaldo Timóteo, de quem nunca fui fã, sobre João Gilberto. E senti falta da minha chacrete preferida, Leda Zeppelin, que tinha um rostinho de anjo que era uma coisa de louco...

Besouro. Brasil/2009. Dir.: João Daniel Tikhomiroff. Com: Ailton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jéssica Barbosa, Irandhir Santos, Macalé, Chris Vianna. Não é o grande filme brasileiro de gênero que esperávamos, mas entre erros e acertos acaba sendo uma obra bastante digna, com boas cenas de ação. Faltou, porém, desenvolver melhor os personagens, principalmente os vilões brancos. E é um dos raros filmes nacionais que souberam valorizar bem os belos cenários naturais (Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina).

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel). França/2009. Dir.: Anne Fontaine. Com: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Emmanuelle Devos. O Inácio falou bem, o que até me animou a assistir.

Matadores de Vampiras Lésbicas (Lesbian Vampire Killers). Inglaterra/2009. Dir.: Phil Claydon. Com: James Corden, Mathew Horne, MyAnna Buring, Paul McGann, Silvia Colloca. O subgênero "Vampiras Lésbicas" é um dos meus preferidos, tanto que falei sobre ele aqui e aqui. Este filme é uma despretensiosa, divertida e respeitosa homenagem ao obscuro subgênero.

5 comentários:

Matheus Trunk disse...

Sergio: o Timóteo é o cara mesmo. Tem uma entrevista histórica dele na revista Status em que ele falan que não adianta nada o Chico Buarque fazer músicas como Pedro Pedreiro. Porque o pedreiro não vai ouvir o Chico e sim o Waldik Soriano. Concordo totalmente com ele nas opiniões dele sobre a Bossa Nova e mesmo sobre o Tropicalismo. Deveriam fazer um documentário somente sobre ele. O filme do Chacrinha tem altos e baixos, masé legalzinho.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Andrea Ormond disse...

Sergio, a Leda Zeppelin não é uma que trabalhou no seriado "Ciranda, Cirandinha", naquele famoso episódio em que eles estavam em uma festa, tomavam líquido azul em copinhos de plástico e ficavam alucinados? rsrs Se for, infelizmente ela morreu em meados da década de 90.

Sergio Andrade disse...

Matheus, você sabe que não tenho grande apreço pelo Timóteo, nunca prestei muita atenção no que ele falou, não li essa Status, mas o depoimento dele no filme realmente me pegou. Acho que está na hora mesmo de repensar Bossa Nova, Tropicalismo, essas coisas.

Abração!

Andrea, não vi (ou melhor, não lembro) desse episódio de "Ciranda, Cirandinha".

Agora...MORREU? COMO? A LEDA ZEPELLIN?

Mas, espera ai...agora estou lembrando de uma atriz com o mesmo nome, que trabalhou num filme do Domingos de Oliveira "Teu Tua". Será que é ela?

Beijos!

Andrea Ormond disse...

Sergio, acho que infelizmente é a mesma sim. Ela trabalhou no "Ciranda, Cirandinha" e tb fez alguns filmes. Vi na comunidade dela no Orkut e parece q faleceu mesmo. A não ser que tenha duas Ledas Zeppelins voando por aí, o que acho difícil rsrs Beijos!

Sergio Andrade disse...

Andrea, a dúvida era tanta que resolvi fazer um post sobre isso. Veja ai em cima.

Bjs!

Pesquisa do Blog