19/09/2009

GIGANTE


Jara é um cara grandalhão, fã de heavy metal, que trabalha como vigia noturno de um grande supermercado de Montevideo. Uma noite ele volta a atenção para uma atrapalhada faxineira, Julia, que derrubou uma pilha de produtos. A princípio acha graça, mas depois percebe alguma coisa naquela mulher. Ele se apaixona, mas apesar da aparência Jara é muito tímido, uma criança crescida (reparem nas brincadeiras dele com o sobrinho). Porém ele tem certeza que Julia é a mulher de sua vida e terá que vencer suas inseguranças para se aproximar dela.
Gigante é sobre pessoas que não tem o padrão estético e comportamental exigido pela mídia, sobre a solidão nos grandes centros urbanos, sobre o fim da privacidade, sobre voyeurismo.
Tudo isso poderia parecer pretensioso, intelectualóide demais, mas não é o que acontece. O filme do argentino Adrián Biniez é de uma simplicidade absoluta. Ele privilegia a imagem ao invés dos diálogos, bastante econômicos. O diretor, estreando no longa-metragem, trabalha também de forma bem inteligente com o que está fora de cena, o que não vemos mas podemos ouvir.
A dupla principal, Horacio Camandule e Leonor Svarcas, é perfeita.
E o que dizer do plano final? Jara e Julia estão sentados na areia, de costas para nós e de frente para o mar (não ouvimos o que eles conversam), e ao fundo passa um casal de mais idade. Lindo demais!

8 comentários:

Moacy Cirne disse...

Puxa, fiquei curioso...
Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Assista, Moacy, é um dos grandes filmes do ano!

Graciele disse...

Mais um filme que eu não pretendia ver e o Sergio Kinocrazy ;) me faz mudar de idéia. A própósito, adorei Antichrist e Drag me to hell.

Sergio Andrade disse...

Veja sim, Graciele. Bom saber que gostou dos dois filmes.

Francisco Sobreira disse...

O cinema argentin o vive uma fase muito boa. A julgar por sua resenha, Sérgio, esse filme vem comprovar isso. Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Sobreira, o diretor é argentino mas a produção é uruguaia. O Uruguai produz pouquíssimos filmes por ano, mas com qualidade, como o excelente Whisky.
Abraço!

Anônimo disse...

Meu irmão Sergio Andrade, como vai? Eu vi este filme logo que estreou, porque sou grande fã do cinema latino-americano. O ator principal dá um show a parte deste trabalho excelente. É daqueles filmes que depois que você vê dá vontade de bater palmas. Lindo demais.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Sergio disse...

Grande Matheus, tudo bem? E o TCC?
Então, só a semana passada consegui conferir o filme. Gostei muito! O Horacio é excelente, e o mais incrível é que parece que ele nunca tinha trabalhado como ator antes! Dá vontade de aplaudir mesmo. Vou assistir novamente, com certeza.

Abração!

Pesquisa do Blog