08/02/2009

"VELHINHOS" NA DIREÇÃO

Alguns cineastas veteranos que estão com filmes prontos, ou filmando, finalizando ou anunciando projetos para este e os próximos anos. O critério adotado foi a partir dos que estiverem fazendo 70 anos em 2009:

- Woody Allen completou “Whatever Works”, com Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson e Larry David, mas como sempre ninguém sabe direito do que se trata, a não ser que voltou a filmar em Nova Iorque.


- Suzana Amaral, cujo último filme foi “Uma Vida em Segredo” em 2001, acabou as filmagens de “Hotel Atlântico”, adaptação de um livro de João Gilberto Noll que promete ser um dos melhores filmes do ano.

- Michael Anderson, vencedor do Oscar com “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, volta à cadeira de diretor depois de 10 anos. “Tenderloin” está em fase de pós-produção.

- Theo Angelopoulos completou a segunda parte de sua “Trilogia: I Skoni tou Hronou”, aka "The Dust of Time".


- Alfonso Arau, do premiado “Como Água Para Chocolate” terminou de filmar “L’Imbroglio nel Lenzuolo” e está na pré-produção de mais dois filmes: “Little Chicago” e “Dare to Love me” (esse sobre a vida de Carlos Gardel).

- Pupi Avati dirigiu o autobiográfico “Gli Amici del bar Margherita”, em pós-produção.

- John Boorman irá adaptar “Memórias de Adriano”, de Marguerite Yourcenar. Daniel Craig é o mais cotado para interpretar o imperador romano.

- Claude Chabrol acaba de exibir “Bellamy” no Festival de Berlim, seu primeiro trabalho com Gerard Depardieu.


- Francis Ford Coppolla encerrou as filmagens de “Tetro”, com elenco espanhol (Carmen Maura, Maribel Verdú) e argentino (Rodrigo de la Serna, Letícia Brédice).

- Costa-Gavras também mostra em Berlim “Eden is West”, sobre imigrantes ilegais nos EUA.

- Apesar dos narizes torcidos Daniel Filho, após o sucesso estrondoso de “Se eu Fosse Você 2”, finaliza “Tempos de Paz” e logo em seguida começa a filmar “As Vidas de Chico Xavier”.

- Richard Donner deverá dirigir “Sam and George”, com Mel Gibson, claro.

- O argentino Alejandro Doria está filmando “Tuya”, com Carmen Maura e Dario Grandinetti.

- Clint Eastwood anda com a corda toda! Depois de lançar dois filmes em 2006 e dois em 2008, deve começar a filmar por esses dias “The Human Factor”, com Morgan Freeman no papel do líder sul-africano Nelson Mandela.

- Milos Forman depois dos fantasmas de Goya enfrentará o “The Ghost of Munich”.

- Waris Hussein, diretor de um dos filmes da minha vida, o sensível "Melody", vai adaptar “The Winter’s Tale”, de Shakespeare.

- O mestre húngaro Miklos Jancso deve filmar este ano "Oda az Igazság”.

- Alejandro Jodorowsky, depois de quase 20 anos de ausência, volta ao cinema com “King Shot”. No elenco Nick Nolte, Marilyn Manson, Asia Argento, Udo Kier, David Hess, Santiago Segura, Arielle Dombasle...Mais cult impossível!


- Quase dado como carta fora do baralho, Philip Kaufman anuncia dois projetos, ambos biográficos, para os próximos anos: "Interrupted", sobre os últimos anos de vida do lendário Nicholas Ray e um filme ainda sem título contando o romance entre Ernest Hemingway e a correspondente de guerra Martha Gellhorn.

- O russo Andrei Konchalovsky deve andar muito ocupado ultimamente: acompanha a pós-produção da fantasia "Nutcracker: The Untold Story" e a produção de "The Forbidden City".


- Ken Loach finaliza "Looking for Eric", baseado na vida do jogador de futebol Eric Cantona, com o próprio no elenco.

- O diretor do melhor filme lançado no Brasil em 2008, Sidney Lumet, deverá começar a dirigir em breve "Getting Out".

- O húngaro exilado Peter Medak, depois de muito tempo dirigindo episódios de seriados de TV retorna ao cinema com “The Villa Golitsyn”, tendo no elenco Alan Rickman e Annette Benning.

- A também húngara Márta Mészaros está filmando "A Remény".

- O centenário Manoel de Oliveira terminou “Singularidades de uma Rapariga Loira”, baseado em Eça de Queirós, e prepara “O Estranho Caso de Angélica”.

- Ermanno Olmi está lançando o documentário "Terra Madre".


- Roman Polanski, problemas com a justiça americana a parte, está dirigindo um thriller que promete, “The Ghost”, com Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Tom Wilkinson, Kim Cattrall, James Belushi e Olivia Williams.

- O genial Alain Resnais finaliza “Les Herbes Folles”, com os habituais André Dussolier e Sabine Azéma e os novatos na trupe Mathieu Amalric e Emmanuelle Devos.

- E seu amigo de Nouvelle Vague, Jacques Rivette, vem ai com “36 vues du Pic Saint-Loup”, com Sergio Castellitto e Jane Birkin.

- Nicolas Roeg também está com tudo pronto para iniciar as filmagens de "Night Train", thriller baseado num romance de Martin Amis, com Sigourney Weaver, Nick Nolte e grande elenco.

- Outro veterano inglês, Ken Russell, prepara uma nova versão de Moll Flanders.

- O injustamente esquecido Carlos Saura já completou "Io, Don Giovanni", baseado na vida do libretista Lorenzo da Ponte.


- O alemão Volker Schlondorff deverá lançar em Cannes o thriller erótico "Gigola", com a musa Asia Argento mais Tchéky Karyo, Anne Parillaud e Marisa Berenson.

- O incansável Ridley Scott além de "Nottingham" e um filme sobre Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev anunciou que para 2010 está planejando o policial "The Kind One".

- Istvan Szabo também prepara para 2010 o drama "The Door".

- O holandês Paul Verhoeven, depois de voltar para sua terra natal em "A Espiã", agora vai até a Rússia do século 19 em "The Winter Queen", adaptação do best-seller de Boris Akunin.

- Outro que está com filme em Berlim é o grande Andrzej Wajda, mostrando "Tatarak".

- Lina Wertmuller, após cinco anos longe das câmeras, filma atualmente "Mannaggia Alla Miseria".


- Quem não quer saber de aposentadoria é o japonês Yoji Yamada. Está filmando "Otôto" aka Younger Brother.

- E o francês Claude Zidi prepara a produção de "Miss Oliver a filé à l’anglaise", baseado em livro de Agatha Christie, com Marisa Berenson, Jane Birkin, Rossy de Palma e Pierre Arditi.

Esse pessoal mostra que aquele negócio de idade não tem nada a ver.



7 comentários:

Ronald Perrone disse...

Nossa! Quanta informação! Bom saber que vários dos meus diretores favoritos ainda não aposentaram... mas desse montão de filmes que temos de esperar para os próximos anos, o mais aguardado pra mim, é o do Jodorowsky, sem dúvida!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Procurando por Marisa Berenson (revi Cabaret ontem) e, em outra janela, por Agatha Christie (um de meus blogs é sobre a autora), acabei me deparando com o mesmo post seu (citei-o no blog). Aproveito e convido você e a todos para conhecerem alguns blogs de muita autoria:

A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
http://acasatorta.wordpress.com

Cinema é Magia
http://cinemagia.wordpress.com

Somente Boas Notícias
http://somenteboasnoticias.wordpress.com

Televisão é Magia
http://telemagia.wordpress.com

Um abraço e um Feliz 2009.
Tommy Beresford


.

Anônimo disse...

Nem sou muito fã do Jodorowsky, Ronald, mas esse King Shot promete!
Os que eu mais aguardo são os do Angelopoulos, do Lumet e do Resnais.

Obrigado pela visita e pelo comentário, Tommy!
Logo visitarei esses blogs.

Abraços!!

Gabriel Carneiro disse...

Nossa, Sergio, nem sabia que boa parte desses caras já estavam nos 70...
haja energia.

Anônimo disse...

De 70 pra cima, Gabriel.
E demonstram uma vitalidade surpreendente!

Anônimo disse...

Olá

Depois daquele furação inquisitorial que assolou meus blogs, sinto como se as postagens que fiz agora tivessem o gosto de "reinalguração" dos blogs.

No Cinema Europeu, eu escrevi sobre um de meus ídolos, Andrei Tarkovski: "A Poesia e o Cinema em Tarkovski" (http://cinemaeuropeu.blogspot.com/)
No Cinema Italiano, com a ajuda de algumas falas de Fellini e Pasolini eu escrevi uma pequena e singela provocação aos cinéfilos: "Fellini, Pasolini e a Dublagem" (http://cinemaitalianorao.blogspot.com/). Eu aposto que você não conhecia essa faceta dos mestres rsrsrs

Confira
Grande abraço

Anônimo disse...

Oi, Roberto!
Bom saber que tem textos novos. Tarkovski também é dos meus preferidos.
E fiquei curioso em conhecer essa face oculta dos mestres rss. Vou lá conferir.

Abraço!

Pesquisa do Blog