07/08/2006

LIANNA



Com o próximo lançamento em DVD do filme Lianna, de John Sayles, recorro (pela primeira vez) a um expediente comum entre os blogueiros: republicar um texto antigo.
No caso, trata-se de um dos meus primeiros textos, publicado no dia 02/02/05, nos primórdios do Kino Crazy, quando dava meus primeiros passos no mundo então desconhecido da blogosfera.
Não fiz modificações no texto (mantive inclusive a referência a uma novela da época). Acrescentei apenas alguns dados da ficha técnica.

"Lianna é uma mulher casada e mãe de dois filhos. Infeliz no casamento, ela sofre com o desprezo do marido, professor de cinema numa universidade. Sua distração consiste em assistir, com muito interesse, as aulas de psicologia de Ruth. Um dia ela descobre que o marido a trai com outras mulheres. Quando ele sai em viagem, Lianna vai jantar na casa de Ruth. Depois de alguns copos de vinho e algumas confissões, elas sentem-se atraidas e vão para a cama. Quando o marido volta de viagem Lianna conta-lhe tudo o que aconteceu, e é expulsa de casa. Sem ter para onde ir, vai morar com a amante, enfrentando todo o tipo de preconceito.

Passados mais de 20 anos de sua realização, Lianna continua sendo um dos melhores, mais adultos e honestos filmes sobre lesbianismo já feitos.

Ainda hoje o tema é considerado tabu, imagine então naquela época!!! Mas John Sayles não recua em nada ao abordar todos os lados da questão, e como a decisão de Lianna assumir sua sexualidade afetará todas as pessoas ao seu redor.

A começar pelo seu marido, que se sente muito mais ofendido por ela o ter traido com uma mulher do que com a própria traição.

Seus filhos, principalmente a filha mais nova, terão dificuldades em aceitar a opção da mãe.

As amigas se afastarão aos poucos. A própria amante não saberá como lidar com a situação, pois tem medo do escândalo, já que ela é uma professora universitária e teme perder o emprego. O filme mostra muito bem toda a pressão familiar e social que a pessoa que ousa fugir do convencional é obrigada a enfrentar.

Uma cena que ilustra muito bem como o tema não era abordado naquela época é aquela em que Lianna procura no catálogo da biblioteca o termo lesbianismo, e só encontra uma remetência para homossexualismo. Felizmente isso já mudou. O que não mudou ainda é o preconceito sexual (e não vamos nem comentar o casal lésbico da novela, que teve que sofrer toda uma maquiagem para poder ser aceito pelos espectadores).

O filme tem várias cenas de sexo entre mulheres, mas em nenhum momento cai no sensacionalismo. São cenas ousadas, mas filmadas de forma bem sensível. Como todo o filme, aliás.

Lianna representa mais um tento na filmografia do brilhante John Sayles."

Elenco: Linda Griffiths, Jane Hallaren, Jon DeVries, Jo Henderson
Direção, Roteiro, Montagem: John Sayles
Música: Mason Daring
EUA, 1983, 110 min.

19 comentários:

Anônimo disse...

Que sorte a minha e de todos os leitores do seu blog, q. assim como eu, desconheciam esse belo texto, e maior sorte ainda q. o filme esteja prá ser lançado em dvd. Sayles é essencial!!!

Anônimo disse...

Obrigado Edú, mas o filme ajudou bastante na feitura do texto :)
Lianna é um belíssimo filme, bom que agora um maior número de pessoas poderão conhecê-lo.
John Sayles é essencial, mesmo!
Abraço!

Anônimo disse...

não conhecia, anotado. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Veja mesmo, Pedrita! Beijos!

Anônimo disse...

Obrigado pela dica. Não assisti Liana. Vou procurá-lo. Quanto ao post debaixo. na página Omelete eles lançaram um ajusta homenagem ao diretor john Houston, um dos meus favoritos. Sempre me perguntei, desde garoto, como teria sido Operação França se Houston o tivesse dirigido? como tenho mania de, ao receber dicas de filmes na net, indicar um em troca, recomendo Em nome de Deus (o filme faz uma crítica ferrenha ao sistema dos colégios religiosos). Abraços do crítico da caverna.

Anônimo disse...

Típico "Vale a pena ver - e ler - de novo"!

Anônimo disse...

Fala, Roberto! Depois vou dar uma olhada no site Omelete. Se Huston tivesse dirigido Operação França? O que é bom teria sido melhor ainda :)
Não me lembro desse "Em Nome de Deus"...Quem é o diretor?

Pierrot Lunaire, o Sayles é um dos precursores do cinema independente americano. Poucos de seus filmes foram exibidos em nossos cinemas, mas a maioria deles está disponivel em video ou dvd.

Thanx, Bakemon! :)

Abraços a todos!

CrissMyAss disse...

Oi Sérgio
Tá rolando um debight (debate light) no meu blogue, sobre blogues em geral.
Aparece lá pra dar pitaco, tá divertido.
Já estamos na terceira rodada!
Todos aqui estão convidados.
Um abração
(PS: e o Mantis, apareceu?)

Anônimo disse...

Olá, Criss!
Legal, vou dar uma conferida nesse debight (adorei o nome!) hehe.
Sobre o Mantis, nenhum sinal de vida (o que será que aconteceu?)
Abração!!!

Anônimo disse...

Que texto lindo! Dica anotada!
Acompanho o Kinocrazy desde os primeiros passinhos e adorei vc ter recuperado esse texto, Sergio!
Bjão!

Anônimo disse...

Obrigado, Graciele!
É verdade, vc foi uma das primeiras pessoas a ler meus pobres textos :) (a terceira para ser mais exato!)
Beijão!

Raoni disse...

A Luz Mágica produções audiovisuais, responsável por "O maior amor do mundo", o novo filme de Cacá Diegues, produzido por Renata Magalhães e protagonizado por José Wilker, consideram que uma nova cultura cinematográfica, um novo modo de ver e falar de cinema, começa a se desenvolver no Brasil através de sites e blogs na internet.
O filme estréia dia 7 de setembro próximo e não queremos que suas sessões prévias fiquem restritas à imprensa de papel, como é tradição entre nós. Estamos, assim, organizando cabines de "O maior amor do mundo" especialmente para internautas, sites e blogueiros, e pedimos que nos comuniquem seu interesse por elas, para que possamos informar-lhes data, horário e local dessas sessões prévias do filme.
Muito obrigado,
Raoni
producao@luzmagica.com.br

Anônimo disse...

Que ótimo. Vou entrar em contato em breve. Muito obrigado, Raoni!

Anônimo disse...

Se John Huston tivesse dirigido "Operação França", COM TODA CERTEZA NÃO TERIA SAÍDO TÃO BOM QUANTO O TRABALHO DO FRIEDKIN. Agora, se Hurricane Bill tivesse feito "Cidade das Ilusões", é possibel que ao menos se igualasse ao Huston.

Anônimo disse...

Pode até ser que se Huston tivesse dirigido Operação França não teria ficado tão bom quanto o trabalho do Friedkin, mas se esse tivesse feito "Cidade das Ilusões" teria saido qualquer coisa, MENOS "CIDADE DAS ILUSÕES"!

Anônimo disse...

Não entendi de onde surgirão essas comparações, mas seguramente Friedkin (um dos gdes da história do cinema) jamais conseguiria fazer um filme como "Cidade das Ilusões", o filme mais sensível de Friedkin q. me vem a memória é "Os Rapazes da Banda", mas apesar de bom e corajoso para a época, tem vários deslizes e não se compara a força poética do filme de Huston, q. por sua vez, não é um caso isolado de sua carreira, a poesia está presente em vários outros momentos de sua obra.

Anônimo disse...

Edú, rememorando: foi o Roberto Queiroz num comentário ai em cima quem se perguntava como teria sido Operação França se Huston o tivesse dirigido. Ai o Leandro, certamente a titulo de provocação (hehehe!)fez essa comparação! Mas eu adoro essas polêmicas :)
Concordo c/ vc, Rapazes da Banda é um belo e sensível filme, mas não se compara a poesia encontrada em Cidade das Ilusões e em muitos outros filmes do gigante Huston!

Anônimo disse...

Sempre defendi o Huston, mas não me venham falar um ai do "Operação França". Aquilo lá é perfeito !!!
^_^

Anônimo disse...

Leandro, com relação ao "Operação França" concordamos totalmente :)

Pesquisa do Blog