06/06/2006

FILMES DA MINHA VIDA - FICÇÃO CIENTÍFICA


Viagem à Lua - Georges Méliès

Metropolis - Fritz Lang

O dia em que a Terra parou - Robert Wise


O planeta proibido - Fred M. Wilcox

Vampiros de almas - Don Siegel

O incrível homem que encolheu - Jack Arnold

Viagem ao centro da Terra - Henry Levin

A máquina do tempo - George Pal

O homem dos olhos de raio x - Roger Corman

Robinson Crusoé em Marte - Byron Haskin

A décima vítima - Elio Petri

2001, uma odisséia no espaço - Stanley Kubrick

Planeta dos macacos - Franklin J. Schaffner



Laranja mecânica - Kubrick
No mundo de 2020 - Richard Fleischer


Westworld, onde ninguém tem alma - Michael Crichton

Zardoz - John Boorman

O homem terminal - Mike Hodges



O homem que caiu na terra - Nicolas Roeg

Morte ao vivo - Bertrand Tavernier

15 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, só assisti metade desses filmes q vc citou, preciso me atualizar. Da lista dos q assisti, destaco Planeta dos Macacos e A Máquina do Tempo, muito bons! Te linkei tb, valeu, abração!!!

Anônimo disse...

Oi, Mantis! Esses 2 são muito bons mesmo, filmaços. Valeu pelo link, abraço!

Anônimo disse...

que dez. o dia em que a terra parou me impressionou muito na infância. recentemente passou no telecine cult mas não consegui rever, já está na lista para ver anos depois. poucos é claro hehe. viagem ao centro da terra é outro que preencheu as minhas sessões da tarde, esse consegui rever mais tarde. 2001 amo de paixão. igualmente planeta dos macacos, mas vi nova e fiquei impressionada demais pro meu gosto. não me conformo que nunca vi laranja mecânica. beijos, pedrita

Anônimo disse...

SENSACIONAL!!!! Não vi 06 títulos, e acredite, entre eles, o filme de Roeg, falha absurda!!! E tão ou mais absurda é não ter visto "O Homem dos Olhos de Raio-X". Gravíssimo!!! Os outros furos não são tão críticos - hehehe -. Adorei ver títulos como "A Décima Vítima"; "O Homem Terminal" e "A Máquina do Tempo".

Eu não sou um fã de Ridley Scott, muito pelo contrário, mas confesso q. "Alien, o 8.º Passageiro", sendo ou não um baita plágio do filme de Bava, é ao meu ver, um super clássico do gênero, vc. não curte?

E como sou fã incodicional do Carpenter, senti falta de qq. um dos filmes dele q. transitaram no sic-fi. (meu preferido: "Fantasmas de Marte")

Anônimo disse...

Ótima lista, meu amigo. Vários filmes fantásticos! Meus preferidos são Laranja Mecanica e 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Mas já vi vários que precisam de uma revisão. Abraços!

Anônimo disse...

Olá, Pedrita! O Dia em que a Terra Parou e Viagem ao Centro da Terra são filmes que não me canso de rever :)
Planeta dos Macacos é incrível, mas a refilmagem foi lamentável! A pior coisa que o Tim Burton fez na vida.
E vc precisa ver Laranja Mecânica, é obrigatório :)Bjs!

Fala, Edú! Putz, vc um fã de carteirinha do Roeg e não viu um dos melhores dele? Falha mesmo! Já a outra vai ser reparada: na próxima troca/destroca vou te emprestar o filme do Corman :)
Tb não sou fã do Ridley, mas curto muito sim o Alien, que não entrou na lista por pouco.
Mesma coisa em relação ao Carpenter. Fuga de Nova York perdeu a vaga aos 45 min. do segundo tempo hehe! Mas entra na repescagem :)

Obrigado, Ronald! A rigor Kubrick nem deveria entrar na lista, ele é hors-concours :)
Mas não tinha como deixá-lo de fora, em especial Laranja Mecânica, que eu adoro!

Abraços!!

CrissMyAss disse...

GENTE!!!
O homem dos olhos de raio-x existia mesmo?? Eu sempre fiquei na dúvida se era um filme que eu tinha visto ou se eu tinha sonhado aquela porra...
Isso porque ninguém que eu conheça viu esse filme. Ainda passei por louca ou mentirosa.
Hoje em dia tenho amigas radiologistas a quem conto o filme e elas ficam visivelmente perturbadas...
Obrigada por me linkar e volte sempre!

CrissMyAss disse...

West World e o homem que encolheu também são demais!!!!!

Anônimo disse...

Crissmyass, durante muito tempo tive a mesma dúvida que vc, será que esse filme existia mesmo? Até que recentemente a Classicline lançou o DVD, e eu comprei e revi (a não ser que tudo seja sonho mesmo hehe!). Mas não, vc não é louca nem mentirosa, nós não sonhamos, nós vimos MESMO O Homem dos Olhos de raio X! Pode dizer para suas amigas que o filme existe, sim!!! :)

Anônimo disse...

sobre um estranho vampiro com nicolas cage, eu amei. adoro filmes fora do circuito e pouco exibidos. e os telecines me proporcionam muito descobrir essas maravilhas. acabo de ver outro incrível. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Eu acho q. perdi alguma coisa, pois "Estranho Vampiro" (é esse mesmo o nome?) com o Nick Cage foi citado, de qq. forma, eu tb. adoro esse filme, puta sacada!!! Tb. acho extraordinário "O Incrível Homem q. Encolheu" e "O Planeta dos Macacos", mas confesso, gosto da versão de Burton, acho q. ele soube atualizar, o final, guardadas as proporções e a 'quase' impossibilidade de voltar a impactar, é surpreendentemente criativo e forte, gosto do visual gótico e do romance q. mistura as raças, muito ousado!!! E gosto bastante dele colocar em cheque a famosa individualidade americana, abordando-a não como uma qualidade de iniciativa corajosa e empreendedora, mas sim, como uma forma egoísta de salvar a própria pele.

Anônimo disse...

Edú, o assunto "Um estranho vampiro" surgiu a partir de um comentário que a Pedrita deixou no post sobre os filmes de terror. E é ótimo mesmo!
Achei muito interessante sua visão sobre a refilmagem do Planeta dos Macacos, em especial com relação ao individualismo americano. Mas salvo engano o original já trazia embutida uma forte crítica social e política, não?
Não me agrada na fita do Burton os macacos digitais, muito menos efetivos que a maquiagem usada no primeiro; e também as inúmeras correrias e a canastrice do ator principal, e o novo final não me "pegou". Mas como gostei de sua análise talvez procure rever algum dia.

Anônimo disse...

Fala Sergio!! Q. bom q. estimulei em vc. a vontade da revisão, entendo como um baita elogio, em especial pq. vem de vc. Sobre os macacos digitais, vc. deve estar se referindo aos q. ficavam de fundo ou em batalhas, mas admito q. não percebi, fiquei foi impressionado com a maquiagem do Tim Roth (q. está excepcional!!! E merecia um oscar) e da mulher do Tim Burton, q. esqueci o nome. Sobre a canastrice do ator, acho q. além de funcionar bem ao proposito de críticar a atitude individualista do americano, convenhamos q. acaba sendo uma simpática homenagem a Charlton Heston, q. ainda por cima, está no filme como um símio pacifista, só isso faz de Tim merecedor de aplausos.

Anônimo disse...

Meu caro, '2001' continua sendo, para mim, o melhor filme de FC que já vi. Na época (68) dizia-se, em tom propagandístico, que seu verdadeiro autor seria um marciano. Mas devo acrescentar que não conheço 'Morte ao vivo' e pecisaria rever alguns outros. Há um curta que muito me impressiona, como cinema e como FC: 'La jetée', de Marker. Um abraço.

Anônimo disse...

Fala, Edú! Bom, o Roth e a Helena Bonham-Carter são ótimos mesmo se tiverem que interpretar um poste hehe! Já em relação ao ator principal por mais que vc defenda não vai me fazer mudar de idéia :)
O Charlton Heston, apesar de todas as críticas que tem recebido ultimamente, devido suas escolhas erradas (ou não, quem sou eu para julgar?)é um ator que sempre admirei, com inúmeras interpretações grandiosas, como no citado Planeta..., Major Dundee, O Senhor da Guerra, Ben Hur claro, Da terra nascem os homens, Will Penny, etc.

Olá, Moacy! 2001 é um dos melhores filmes de todos os tempos. Muito engraçada essa história de marcianos :)
Morte ao vivo foi lançado em VHS nos anos 80 e é um belíssimo filme, que inclusive antecipou a atual moda de "reality show". E tem a sublime Romy!
Nunca vi o filme do Marker.

Ricardo, em breve irei visitar sua página.

Abraços!!!

Pesquisa do Blog