Atenção: muitos desses filmes serão exibidos mais de uma vez. Por falta de espaço é impossível colocar todos os dias e horários aqui, portanto aconselho aos amigos que dêem uma olhada na revista de sua operadora e programem-se.
O TCC, como era de se esperar após a enxurrada de japoneses de agosto, entra em recesso. O único ciclo programado é dedicado a Martin Ritt, um diretor muito irregular, mas que quando acerta...Uau! Na verdade ele até merecia ter tido um ciclo melhor elaborado. No lugar de Conrack poderiam ter escalado Sounder, Lágrimas de Esperança; ao invés de Stanley e Íris, Um Homem Tem Três Metros de Altura seria bem mais instrutivo. Mas enfim, é o que se tem. Meus preferidos são O Indomado (bastante reprisado, mas nunca demais) e Ver-te-ei no Inferno.
Talvez seja melhor assim, pois poderemos prestar atenção em outras obras, a saber:
O TCC, como era de se esperar após a enxurrada de japoneses de agosto, entra em recesso. O único ciclo programado é dedicado a Martin Ritt, um diretor muito irregular, mas que quando acerta...Uau! Na verdade ele até merecia ter tido um ciclo melhor elaborado. No lugar de Conrack poderiam ter escalado Sounder, Lágrimas de Esperança; ao invés de Stanley e Íris, Um Homem Tem Três Metros de Altura seria bem mais instrutivo. Mas enfim, é o que se tem. Meus preferidos são O Indomado (bastante reprisado, mas nunca demais) e Ver-te-ei no Inferno.
Talvez seja melhor assim, pois poderemos prestar atenção em outras obras, a saber:
Douglas Sirk: Do mestre do melodrama teremos Amar e Morrer (Dia 14, às 17:05) e Palavras ao Vento (23, 14:50);
Luis Buñuel (para o Marcos e o Marlonn): No sábado, dia 10, serão exibidas 4 de suas obras-primas: O Fantasma da Liberdade (11:15), Esse Obscuro Objeto do Desejo (13:10), Diário de Uma Camareira (21:00) e A Bela da Tarde (22:40), e outra na sexta 23, Tristana, Uma Paixão Mórbida, às 9:45;
Jean-Luc Godard – 4 filmes que revolucionaram a linguagem do cinema: Uma Mulher é Uma Mulher (6, 9:15), Alphaville (8, 14:05), Demônio das Onze Horas (12, 7:00) e Acossado (24, 1:45);
O cinema inglês está bem representado, com filmes de Carol Reed (O Ídolo Caido, O Terceiro Homem, O Outro Homem); comédias da Ealing (O Mistério da Torre, As Oito Vítimas) e free-cinema (Odeio Essa Mulher, O Mundo Fabuloso de Billy Liar);
John Ford – Estréia de um filme há muito tempo fora de circulação: Sangue por Glória (22, 21:00);
Faroestes – Ótima oportunidade para assistir Jesse James de Henry King (17, 15:50) e em seguida ver o DVD Matei Jesse James, de Samuel Fuller; e dois filmes de Monte Hellman, revendo o mito desse gênero na década de 60: O Tiro Certo (25, 5:30) e A Vingança de um Pistoleiro (20, 14:30);
Do grande Amos Gitai, cujo excelente Alila ainda está em cartaz em São Paulo: O dia do Perdão (25, 3:05) e Kedma (18, 2:10), no TCE;
Sessões da Tarde: Para os nostálgicos, vários filmes com aquele espírito: As Aventuras de Chatran (com um charmoso gatinho), Benji - O Filme (com o melhor ator canino do cinema), E o mulo falou (clássico com Donald O’Connor às voltas com o animal do título), Gremlins (do Joe Dante), Na Corte do Rei Arthur (com Bing Crosby, baseado no livro de Mark Twain) e Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (de Roberto Farias);
Filmes de terror (para o Yúri): 3 dos meus preferidos filmes do gênero: Ameaça do espaço (TCA, 16, 10:25), May – Obsessão Assassina (HBO, 8, 3:30) e Warlock, O Demônio (TCA, 29, 17:35);
Independentes americanos: Vários filmes do mestre dessa turma, John Sayles, como Lianna e O Reencontro dos Sete Rebeldes (que você poderá comparar depois com O Reencontro, de Laurence Kasdan, realizado 3 anos depois); e obras de dois dos melhores satiristas da sociedade americana atual: Alexander Payne com Eleição (No Canal AXN, 27, 22:00) e Christopher Guest com Os Grandes Músicos (HBO, 6, 1:00) e O Melhor do Show (TNT, 6, 12:30);
Atrizes preferidas da nova geração: A estréia de Reese Witherspoon em No Mundo da Lua, sensibilíssimo filme de Robert Mulligan, Kirsten Dunst em Todas as Garotas do Presidente e Sarah Polley em 2 filmes: Minha Vida Sem Mim e A Lente do Desejo, ambos dirigidos por mulheres, o primeiro de Isabel Coixet e o segundo de Audrey Wells (cujo Sob o Sol da Toscana, filme incompreendido pela crítica, estará sendo exibido pelo HBO);
Pamela Franklin (para o Aguilar): A musa n º 1 em dois filmes, A Noite do Dia Seguinte e Primavera de Uma Solteirona;
E a arte de um grande ator, George C. Scott, em A Ilha do Adeus, de Franklin J. Schaffner (18, 5:10).
No Canal Brasil, vários destaques:
Dia 15, às 22:35 estréia a faixa Brasil Cult, espaço reservado toda quinta-feira para filmes realizados no país com uma linguagem mais de vanguarda, com apresentação da bela Leona Cavalli. A série começa com Superoutro, média-metragem de Edgard Navarro, muito premiado em Gramado/89. Depois virão: O Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil (22) de Antônio Calmon, e Tocaia no Asfalto (29), de Roberto Pires.
Teremos também uma boa oportunidade para conferir se os filmes dirigidos por Carlo Mossy valem alguma coisa: Bonitas e Gostosas (22, 4:00), Com as Calças na Mão (25, 4:40), As Taradas Atacam (26, 3:25). Uma coisa é certa, pelo elenco feminino (Adele Fátima, Lady Francisco, Meiry Vieira, etc.), com certeza valem.
E também:
Cipriano – Primeiro longa-metragem produzido no Piaui, inédito nos cinemas;
Dias de Nietzsche em Turim – Um dos melhores de Júlio Bressane nos últimos anos;
Em Família – Baseado no romance The years are so long, que deu origem ao filme A Cruz dos Anos, de Leo McCarey em 1937. A versão nacional não fica nada a dever à americana;
O Grilo Feliz – Um dos poucos longas-metragens de animação realizados no país. Só por isso já valeria conhecê-lo, mas é também muito agradável;
O Homem Nu – A versão de Roberto Santos, com Paulo José;
Rainha Diaba – De Antônio Carlos Fontoura, com uma atuação antológica de Milton Gonçalves;
São Paulo S/A – De Luis Sérgio Person, um dos maiores filmes já produzidos no Brasil.
Luis Buñuel (para o Marcos e o Marlonn): No sábado, dia 10, serão exibidas 4 de suas obras-primas: O Fantasma da Liberdade (11:15), Esse Obscuro Objeto do Desejo (13:10), Diário de Uma Camareira (21:00) e A Bela da Tarde (22:40), e outra na sexta 23, Tristana, Uma Paixão Mórbida, às 9:45;
Jean-Luc Godard – 4 filmes que revolucionaram a linguagem do cinema: Uma Mulher é Uma Mulher (6, 9:15), Alphaville (8, 14:05), Demônio das Onze Horas (12, 7:00) e Acossado (24, 1:45);
O cinema inglês está bem representado, com filmes de Carol Reed (O Ídolo Caido, O Terceiro Homem, O Outro Homem); comédias da Ealing (O Mistério da Torre, As Oito Vítimas) e free-cinema (Odeio Essa Mulher, O Mundo Fabuloso de Billy Liar);
John Ford – Estréia de um filme há muito tempo fora de circulação: Sangue por Glória (22, 21:00);
Faroestes – Ótima oportunidade para assistir Jesse James de Henry King (17, 15:50) e em seguida ver o DVD Matei Jesse James, de Samuel Fuller; e dois filmes de Monte Hellman, revendo o mito desse gênero na década de 60: O Tiro Certo (25, 5:30) e A Vingança de um Pistoleiro (20, 14:30);
Do grande Amos Gitai, cujo excelente Alila ainda está em cartaz em São Paulo: O dia do Perdão (25, 3:05) e Kedma (18, 2:10), no TCE;
Sessões da Tarde: Para os nostálgicos, vários filmes com aquele espírito: As Aventuras de Chatran (com um charmoso gatinho), Benji - O Filme (com o melhor ator canino do cinema), E o mulo falou (clássico com Donald O’Connor às voltas com o animal do título), Gremlins (do Joe Dante), Na Corte do Rei Arthur (com Bing Crosby, baseado no livro de Mark Twain) e Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (de Roberto Farias);
Filmes de terror (para o Yúri): 3 dos meus preferidos filmes do gênero: Ameaça do espaço (TCA, 16, 10:25), May – Obsessão Assassina (HBO, 8, 3:30) e Warlock, O Demônio (TCA, 29, 17:35);
Independentes americanos: Vários filmes do mestre dessa turma, John Sayles, como Lianna e O Reencontro dos Sete Rebeldes (que você poderá comparar depois com O Reencontro, de Laurence Kasdan, realizado 3 anos depois); e obras de dois dos melhores satiristas da sociedade americana atual: Alexander Payne com Eleição (No Canal AXN, 27, 22:00) e Christopher Guest com Os Grandes Músicos (HBO, 6, 1:00) e O Melhor do Show (TNT, 6, 12:30);
Atrizes preferidas da nova geração: A estréia de Reese Witherspoon em No Mundo da Lua, sensibilíssimo filme de Robert Mulligan, Kirsten Dunst em Todas as Garotas do Presidente e Sarah Polley em 2 filmes: Minha Vida Sem Mim e A Lente do Desejo, ambos dirigidos por mulheres, o primeiro de Isabel Coixet e o segundo de Audrey Wells (cujo Sob o Sol da Toscana, filme incompreendido pela crítica, estará sendo exibido pelo HBO);
Pamela Franklin (para o Aguilar): A musa n º 1 em dois filmes, A Noite do Dia Seguinte e Primavera de Uma Solteirona;
E a arte de um grande ator, George C. Scott, em A Ilha do Adeus, de Franklin J. Schaffner (18, 5:10).
No Canal Brasil, vários destaques:
Dia 15, às 22:35 estréia a faixa Brasil Cult, espaço reservado toda quinta-feira para filmes realizados no país com uma linguagem mais de vanguarda, com apresentação da bela Leona Cavalli. A série começa com Superoutro, média-metragem de Edgard Navarro, muito premiado em Gramado/89. Depois virão: O Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil (22) de Antônio Calmon, e Tocaia no Asfalto (29), de Roberto Pires.
Teremos também uma boa oportunidade para conferir se os filmes dirigidos por Carlo Mossy valem alguma coisa: Bonitas e Gostosas (22, 4:00), Com as Calças na Mão (25, 4:40), As Taradas Atacam (26, 3:25). Uma coisa é certa, pelo elenco feminino (Adele Fátima, Lady Francisco, Meiry Vieira, etc.), com certeza valem.
E também:
Cipriano – Primeiro longa-metragem produzido no Piaui, inédito nos cinemas;
Dias de Nietzsche em Turim – Um dos melhores de Júlio Bressane nos últimos anos;
Em Família – Baseado no romance The years are so long, que deu origem ao filme A Cruz dos Anos, de Leo McCarey em 1937. A versão nacional não fica nada a dever à americana;
O Grilo Feliz – Um dos poucos longas-metragens de animação realizados no país. Só por isso já valeria conhecê-lo, mas é também muito agradável;
O Homem Nu – A versão de Roberto Santos, com Paulo José;
Rainha Diaba – De Antônio Carlos Fontoura, com uma atuação antológica de Milton Gonçalves;
São Paulo S/A – De Luis Sérgio Person, um dos maiores filmes já produzidos no Brasil.
2 comentários:
Parabéns pelo retorno e valeu a citação, se puder, há um novo convite no meu blog, além dessa exibição q. vc. divulgou, haverá uma outra na qual o "Lourdes,..." se somará a outros 03 vídeos, e espero mais uma vez contar com sua presença.
Mudando de assunto, vc. indicou inúmeras preciosidades, mas fiquei com água na boca por conta de "O Superoutro" e "Tocaia no Asfalto", será q. rola vc. fazer uma cópia p/ mim??? Folgado, não? Mas é q.- não tenho tv a cabo... sniff, sniff
Fala, Eduardo, muito obrigado! Vou dar uma olhada no seu blog para saber dessa mostra, depois divulgo por aqui. E claro que rola a cópia! Quero gravar tb o filme do Calmon. Abç!
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