Este post é um agradecimento especial ao amigo Marcelo "Mondo Paura" Carrard. Aliás, 2 agradecimentos. O primeiro é pela dica do excelente documentário "Os Filmes Proibidos da Meia-Noite", exibido pelo GNT no dia 20. O filme, no original, tem um subtítulo revelador: "from the margin to the mainstream". Ele mostra como surgiu a idéia de filmes serem exibidos em sessões à meia-noite, seu auge de popularidade e o inevitável declínio. O diretor deixa claro como a indústria cultural se apoderou das idéias transgressoras de 6 filmes que viraram cult: El Topo, A Noite dos Mortos-Vivos, Pink Flamingos, The Harder They Come, Rocky Horror Picture Show e Eraserhead.
O que era chocante, subversivo, anti-establishment nas décadas de 60 e 70 hoje em dia pode ser visto em qualquer popcorn movie por hordas de adolescentes de sorrisos metálicos. Como diria André Breton, o escândalo não é mais possível.
O outro agradecimento é por poder ter em mãos o livro que o Marcelo escreveu sobre um dos meus diretores preferidos, o inglês Peter Greenaway, ou melhor, sobre um dos meus filmes preferidos do genial cineasta: "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante: Peter Greenaway e os caminhos da fábula neobarroca".
No momento, tive tempo apenas de dar uma rápida passada de olhos, mas já percebi que é coisa de altíssimo nível.
Por enquanto, inspirado pelo livro, deixo aqui meu Top 5 Greenaway:
1)
2)O que era chocante, subversivo, anti-establishment nas décadas de 60 e 70 hoje em dia pode ser visto em qualquer popcorn movie por hordas de adolescentes de sorrisos metálicos. Como diria André Breton, o escândalo não é mais possível.
O outro agradecimento é por poder ter em mãos o livro que o Marcelo escreveu sobre um dos meus diretores preferidos, o inglês Peter Greenaway, ou melhor, sobre um dos meus filmes preferidos do genial cineasta: "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante: Peter Greenaway e os caminhos da fábula neobarroca".
No momento, tive tempo apenas de dar uma rápida passada de olhos, mas já percebi que é coisa de altíssimo nível.
Por enquanto, inspirado pelo livro, deixo aqui meu Top 5 Greenaway:
1)
3) Afogando em números
4) Um Z e Dois Zeros
5) O Bebê Santo de Mâcon
Mas quero deixar claro que adoro todos os filmes dele.
Abraços!!!
4) Um Z e Dois Zeros
5) O Bebê Santo de Mâcon
Mas quero deixar claro que adoro todos os filmes dele.
Abraços!!!
21 comentários:
Sessão: "Provocações"
No post abaixo, 03 cineastas q. admiro, destaque para o italiano do qual aguardo cada filme ansiosamente, porém, nesse post descubro q. além do Carrard (e do Severo!!! q. inclusive acha o Khouri brega.) o gde Sergio Andrade tem essa queda pelo cinema desse pretenso cineasta, muito mais um 'artista plástico' e/ou performático, ou coisa q. o valha, mas enfim, é preciso ser tolerante e conviver com esses equivocos dos colegas - hehehehe.
Greenaway é um visionário, e como tal está muito a frente do seu tempo, portanto tenho certeza que os que hoje o chamam de "pretenso cineasta" amanhã se darão conta de que estavam enganados. E é verdade, precisamos tolerar os equivocos dos colegas, mesmo que esses não gostem de Abel Ferrara (?!) ou Manuel de Oliveira (??!!)
:) hehe!
Esse "amanhã" pode até acontecer, mas acho q. demorará bastante (hehehe), pelo menos em relação ao Abel, eu curto 01 ou 02 filmes, e apesar de não ser fã do cara, reconheço q. ele faz cinema, o Manoel é quase a mesma coisa, gosto de "Não, a Vã Glória..." e "A Carta", mas desconfio q. faz literatura e não cinema. Enfim, talvez eu esteja sendo dogmático demais, mas polemizar é sp. bom, e vou te dizer uma coisa, respeito mais o Kar Wai do q. o Greenaway.
Pô, agora vc pegou pesado, hein? Ter mais respeito pelo Kar Wai do que pelo Greenaway é dose! hehe!
Mas nem tudo está perdido, afinal vc gosta de 2 filmes do Abel e 2 do Manuel, o que já é alguma coisa.
E mesmo que esse amanhã demore muito, ele chegará!!! :)
Abraço!
Sergiooooo!!!!! Que delícia!!!! Passo por aqui e dou de cara com um post desses! Estou encantada! O BEBÊ SANTO...vimos juntos, lembra? Numa sessão de fim de tarde, no CineSesc. Tenho muito viva a lembrança do impacto que esse filme nos causou. Aquele final estupendo, onde eu e vc quase, quase levantamos para aplaudir. rsrs
Meu favorito é - sempre - A Barriga do Arquiteto. Sou apaixonada por esse filme.
Beijos, querido!!!! Saudades!!!!
Ai ai, então. Obrigado SÉRGIO pela força. Só eu sei o que foi fazer um Mestrado e conseguir publicar um livro no Brasil, livro pelo qual não tive que pagar pois fui selecionado entre vários colegas. O Greenaway é fruto da Geração que saiu da Academia de Artes nos anos 70 e misturou como poucos as interfaces entre cinema e pintura, aliás desde o fim do Nazismo a mistura de interfaces é muito bem aceita e desenvolvida. Ele vai além do suporte e seu grande sonho ainda é fazer um filme gigantesco para circular somente na internet. Ele acabou de criar uma instalação inspirada numa tela de Rembrandt que já fazia o que se costuma denominar de Pré-Cinema em pleno Séc XVII. Poucos manipularam tão bem a luz como Rembrandt e o Cinema antes de tudo é o Movimento da Luz, não é verdade? Adoro o Livro de Cabeceira além de todos os outros citados por vc e pela Graciele. Obrigado pela generosidade de elogiar um trabalho pelo qual tenho muito carinho e pelo jeito poucos reconhecem.
Não falei q. o cara é um performático, e tinha o lance daquela cabine colocada em pontos específicos q. o fulano olhava por um buraco e enxergava tipo o pv. do Greenaway, digamos, sobre Veneza.
ok, não existe diretor em atividade que faça mais cinema que Manoel de Oliveira. Greenaway era bom só até prospero's books, depois foi caindo, caindo...81/2 women é deprimente
O cozinheiro & demais e A última tempestade, sobretudo, me narcam por vários motivos. Em relação ao segundo, cheguei a comentar na época de seu lançamento: um filme para ser visto única e exclusivamente numa telona de cinema, tal a riqueza múltipla da imagem. A mesma sensação eu já tivera, por outros motivos, com o 2001 de Kubrick. Um abraço.
Fala Sergio Andrade!!! Greenaway de lado, salve o tricolor paulista!!!
E com essa convergência, jamais irei me desentender com vc.
Q. time!!! Que puta time!!!! Saudações tricolores!!!
Qtos comentários!!!
Bem, primeiro as damas :}
Graciele, aquela sessão do Bebê Santo...no Cinesesc é inesquecível! Por pouco não nos levantamos para aplaudir mesmo, que final antológico, não?
E sei do seu apreço pelo Barriga do Arquiteto e pela música do Wim Mertens!
Beijos! Saudades!!!
Marcelo, eu que te agradeço por sua generosidade! Excelente seu comentário, repleto de informações importantes. Realmente, parece que neste país as pessoas dão cada vez menos valor a quem se dedica aos estudos, se sacrifica para ter um diploma, um mestrado. Triste isso.
É verdade, o cinema é o Movimento da Luz, e o Greenaway trabalha isso de forma magnífica.
Estou adorando seu livro! Parabéns e mais uma vez muito obrigado pelo comentário!
Fala, Sérgio! Costumo dizer que o Oliveira é o cineasta mais jovem em atividade!
O bebê santo e O livro de cabeceira são belos filmes, já o 8 1/2 women é inferior mesmo, mas merece uma revisão!
Olá, Moacy! Tb acho que A Última tempestade é um filme para se apreciar apenas na tela do cinema. A profusão de imagens é de uma beleza e complexidade impressionantes!
Edú, o tricolor está acima de qualquer divergência! Estamos a um passo do tetra. Saudações tricolores!!!
Abraços a todos!!!
adoro peter greenwaay, mas vi poucos filmes dele. beijos, pedrita
Pedrita, Greenaway é genial! Vale a pena ir atrás dos filmes dele. Beijos!
concordo, meninos! Prospe´ro´s book - com aquelas janelinhas que se abrem durante o filme - é para ser visto no cinema mesmo. Mas acho que é a proposta mais inovadora de Greenaway.
Sergio, posso sugerir um post? Bom, sugerirei de qualquer jeito hehe....gostaria que vc falasse de John Waters. Pode ser? Achei Cecil B. Demented por R$9,90 e Pink Flamingos foi lançado em DVD....
Muitos beijos!
corrigindo: Prospero´s books
;-)
Voltei só para parabenizar o Marcelo pelo livro. Já considero a obra um item obrigatório na minha estante.
Aproveito para lembrar de um outro filme de Greenaway que adoro, e sei que o Sergio tb: The Draughtman´s contract.
Graciele, vamos por partes hehe :)
Para mim, A última tempestade é o filme mais inovador dos últimos tempos!
Sua sugestão é uma ordem :)
Claro que pode ser, gosto muito de Cecil Bem Demente. Nunca vi Pink Flamingos, mas depois de ter visto trechos no doc sobre os filmes da meia-noite, fiquei bem interessado!
O livro do Marcelo é obrigatório! E ótima lembrança, adoro "O Contrato do Amor"!
Muitos beijos!!!
Oi, Sergio! Td bem?
Pink Flamingos foi lançado em DVD. Ed especial. Tem pra baixar na Internet, mas a qualidade não é tão boa. Melhor investir no DVD.
Quem bom que vc considerou inha sugestão! Obrigada sempre, amigo!
Beijão com saudades!
Eu não lembrava do título do filme do Greenaway, em português, de jeito nenhum! Isso mesmo: "O contrato do amor". Um dos filmes mais elegantes do Greenaway.
Eu tb considero Prospero´s books um dos filmes mais inovadores! ;-)
Graciele, Vou ter que comprar ou alugar o DVD, pois ainda não aderi ao modismo de baixar filme da internet.
Queria muito rever "O contrato do amor", um belo filme.
Beijos! Saudades!
Postar um comentário