23/05/2014

ESTREIAS DA SEMANA - 22 A 28/05


Dominguinhos. Brasil/2013. Dir.: Joaquim CastroMariana Aydar e Eduardo Nazarian. Documentário sobre o grande músico falecido em 2013, parte de um projeto maior que inclui uma websérie. Os diretores tem ligações com a música, o que deve tornar o projeto mais autêntico.

A Grande Escolha (Draft Day). EUA/2014. Dir.: Ivan Reitman. Com: Kevin Costner, Jennifer Garner, Frank Langella, Denis Leary, Ellen Burstyn, Sam Elliott, Chadwick Boseman, Chi McBride, Terry Crews, Tom Welling, Sean Combs, Rosanna Arquette, Jim Brown, Patrick St. Esprit. Filmes sobre futebol americano não costumam fazer sucesso por aqui. Porque então os distribuidores insistem em trazer esse tipo de filme? Talvez seja até bom (é do diretor dos Caça-Fantasmas, Irmãos Gêmeos, Júnior) mas o interesse é limitado. Costner, depois de uma fase péssima, parece estar recuperando o prestígio. Ele fala.

Heli (Idem). Alemanha-França-Holanda-México/2013. Dir.: Amat Escalante. Com: Armando Espitia, Andrea Vergara, Linda González, Juan Eduardo Palacios, Reina Torres, Ramón Álvarez, Kenny Johnston. No momento em que acontece uma nova edição do Festival de Cannes estreia este drama que ganhou o prêmio de melhor diretor no festival do ano passado. Quem já assistiu destaca a brutalidade de várias cenas, o que não é problema desde que esteja dentro do contexto. O elenco é quase todo de não profissionais. A jovem Andrea fala.

Uma Longa Queda (A Long Way Down). Alemanha-Reino Unido/2014. Dir.: Pascal Chaumeil. Com: Pierce Brosnan, Aaron Paul, Rosamund Pike, Imogen Poots, Toni Collette, Tuppence Middleton, Sam Neill, Joe Cole, Diana Kent, Enrique Arce. Baseado no livro do prestigiado escritor Nick Hornby (Febre da Bola, Alta Fidelidade, Um Grande Garoto). Quatro pessoas se encontram no alto de um prédio para cometer suicídio. O tema é dramático, mas no final deve prevalecer o humor e o companheirismo. O diretor é francês e o elenco tem bons atores. A bela Imogen fala.

O Que os Homens Falam (Una Pistola en Cada Mano). Espanha/2012. Dir.: Cesc Gay. Com: Javier Cámara, Ricardo Darín, Eduard Fernández, Jordi Mollá, Eduardo Noriega, Leonardo Sbaraglia, Alberto San Juan, Luis Tosar, Cayetana Guillén Cuervo, Candela Peña, Clara Segura, Leonor Watling. Pelo título dá impressão que é algo parecido com o nacional "E ai, Comeu?", mas as críticas deixam claro que é algo bem distante da grosseria daquele filme. Trata-se de um filme em episódios retratando o homem moderno e seus conflitos (traição, insegurança, impotência etc.). No excelente elenco masculino estão os argentinos Sbaraglia e o onipresente Darin. E belas mulheres! Uma delas fala.

Uma Relação Delicada (Abus de Faiblesse). Alemanha-Bélgica-França/2013. Dir.: Catherine Breillat. Com: Isabelle Huppert, Kool Shen, Laurence Ursino, Christophe Sermet, Daphné Baiwir, Jean-François Lepetit. Volta o cinema muito cerebral e pouco emocional de Breillat. O título original, algo como Abuso de Fraqueza ou Fragilidade, deixa mais claro do que trata o filme. Só que desta vez ela nos consquistou de cara escalando a genial Huppert para interpretá-la neste relato autobiográfico (ela se envolveu com um trambiqueiro depois de ter sofrido um AVC, e o cara roubou tudo dela). A grande atriz fala.

X-Men - Dias de um Futuro Esquecido (X-Men - Days of Future Past). EUA-Reino Unido/2014. Dir.: Bryan Singer. Com: Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Halle Berry, Nicholas Hoult, Anna Paquin, Ellen Page, Peter Dinklage, Shawn Ashmore, Omar Sy, Evan Peters, Daniel Cudmore, Bingbing Fao. Novo capítulo da franquia, agora abordando viagem no tempo o que poderá torná-lo um dos melhores dos mutantes. Como se trata de afirmar a diferença, muitos fazem paralelo entre a batalha dos mutantes com a dos gays na vida real, como Ellen Page, que recentemente saiu do armário. Já o diretor Singer vem sendo acusado de ter abusado sexualmente de um adolescente.

Nenhum comentário:

Pesquisa do Blog