06/12/2012

BIBLIOTECA MALBA TAHAN HOMENAGEIA MAZZAROPI



Encerrando esta semana de comemoração pelos 25 anos da Biblioteca Malba Tahan, na sexta-feira faremos homenagem ao centenário do ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi (1912-1981), exibindo gratuitamente o filme O Grande Xerife, um dos principais trabalhos do comediante. Após a exibição do longa-metragem, será realizado um debate sobre a obra do ator com a presença do diretor de fotografia Virgílio Roveda, do ator Castor Guerra e do assistente de câmera Antonio Francisco Ravagnoli. Os três trabalharam em diversos filmes de Mazzaropi. O debate será intermediado pelo jornalista Matheus Trunk. O evento acontece na sexta-feira (dia 7) ás 14h.

Sinopse: “O Grande Xerife” (Brasil, 1972, 97min.). Direção: Pio Zamuner. Com Mazzaropi, Patrícia Mayo, Paulo Bonelli, Tony Cardi, Castor Guerra. Sinopse: O carteiro de uma cidadezinha do Oeste se envolve com uma quadrilha durante um assalto. O grupo mata o delegado e, por troça, nomeia o carteiro xerife. A confusão está armada e só o nosso Grande Xerife pode proteger a cidade.

 
O Grande Xerife foi lançado comercialmente no dia 25 de fevereiro de 1972. “Ele fazia questão de lançar todos os filmes no aniversário da cidade de São Paulo. O lançamento também sempre acontecia no Cine Art Palácio, um cinema no centro da cidade”, relembra o técnico Virgílio Roveda que trabalhou em nove longas-metragens do ator, produtor e diretor.

Sobre os debatedores:

Antonio Francisco Ravagnoli. Nascido em Bocaína (SP) em 1945. Veterano da cinematografia paulista e brasileira. Desenvolveu carreira como eletricista, maquinista e assistente de câmera. Entre os seus principais trabalhos estão A Moreninha (1970) de Glauco Mirko Laurelli, Independência ou Morte (1972) de Carlos Coimbra, A Superfêmea (1973) de Aníbal Massaini Neto e O Marginal (1974) de Carlos Manga  Trabalhou em cinco longas-metragens do comediante Mazzaropi.

Castor Guerra. Nascido em São Paulo (SP) em 1950. Estreou profissionalmente como figurante no média-metragem Primeiro de Abril de Luiz Gonzaga dos Santos. Um dos principais coadjuvantes do cinema paulistano. Entre seus principais trabalhos estão Paixão de Sertanejo (1979) de Pio Zamuner, Joelma 23º Andar (1980) de Clery Cunha e O Homem Sem Terra (1997) de Francisco Cavalcanti. Trabalhou com Mazzaropi em O Grande Xerife (1972).

Virgílio Roveda. Nascido em Vacaria (RS) em 1945. Conhecido no meio cinematográfico como Gaúcho. Trabalhou nas mais diferentes funções da sétima arte como assistente de câmera, diretor de fotografia, assistente de direção, diretor de produção e produtor. Participou de diversos longas-metragens como Caçada Sangrenta (1973) de Ozualdo Candeias, O Menino da Porteira (1976) de Jeremias Moreira Filho e Casamento Brasileiro (2010) de Fauzi Mansur. Trabalhou em nove longas-metragens do comediante Mazzaropi.

Biblioteca Pública Malba Tahan
R. Brás Pires Meira, 100 - Jd. Suzana
Tel.: 5523-4556 

Nenhum comentário:

Pesquisa do Blog