30/11/2012

BIBLIOTECA MALBA TAHAN FAZ 25 ANOS!




 25 ANOS
BIBLIOTECA MALBA TAHAN

                        
                                    
                                           
A Biblioteca Malba Tahan foi inaugurada em 09 de dezembro de 1987, tendo recebido desde o início ótima aceitação da comunidade. O acervo foi composto por obras recebidas do Centro Cultural São Paulo e de doações feitas pela comunidade.       

Muitas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de divulgá-la entre as crianças do bairro e das escolas locais e proporcionar maior contato com a cultura e a informação.                                                                         

No final de 2007 a Biblioteca passou por uma reforma geral, tendo sido reinaugurada em maio de 2008.

A partir daí a Biblioteca passou a oferecer, além da matrícula e empréstimo de livros gratuitos, o catálogo eletrônico para pesquisa do acervo no sistema Alexandria. Promove exposições, curso de origami, visita monitorada e exibição de filmes. Na sala infantil é feita a Hora do Conto e a Mediação de Leitura. Oferece anualmente o curso Literatura para Vestibular e o Festival de Contação de Histórias. Todo mês recebe o evento o Escritor na Biblioteca, quando um conhecido escritor brasileiro discute sua obra com os leitores, A Biblioteca possui um Telecentro, com cursos gratuitos de informática.

No começo de 2011 o acervo foi totalmente informatizado. E o Laboratório de Línguas, que destina-se ao aprendizado de idiomas por meio de cursos gratuitos e autodidatas (sem monitoramento) começou a funcionar regularmente desde julho de 2011.

A Biblioteca, em sua denominação, homenageia o escritor Malba Tahan, heterônimo de Júlio César de Mello e Souza, que formou-se em Engenharia Civil e lecionou matemática em colégios.

Dedicou-se a estudar a língua e a cultura árabe, pelas quais era apaixonado, e criou o seu mais famoso pseudônimo: Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan.

Malba Tahan publicou mais de 55 livros, entre eles: Maktub, Lendas do Oásis, Matemática Divertida Pitoresca, e seu maior sucesso O Homem que Calculava.



     Semana da Biblioteca
       03 a 07 de dezembro de 2012
         Biblioteca Pública Malba Tahan


Programação Especial de Aniversário de 25 anos da Biblioteca Malba Tahan:

 03/12 (segunda-feira) - 14:30hs

Histórias de Ouvir Contar - Diversão, sabedoria e encantamento, a partir de histórias tiradas de livros do patrono da Biblioteca, o escritor Malba Tahan. Com Robson Alves dos Santos.

 04/12 - (terça-feira)

Exibição de filmes árabes, em DVD:

10:00hs - A Prece do Rouxinol (Doa al Karawan). (Egito, 1959, 110 min.). Dir.: Henry Barakat. Com Faten Hamama, Abdel Alim Khattab, Amina Rizk. Sinopse: Baseado no romance do grande escritor egípcio, Taha Hussein, A Prece do Rouxinol tem no elenco, a primeira dama do cinema árabe, Faten Hamama. Neste trágico conto de amor e traição que se passa num bucólico e conservador vilarejo Egípcio, conheceremos a história de Amna, repleta de angústia e vingança, buscando salvar a honra de sua família.

14:00hs - Um Estranho em Minha Casa (Fi Baitina Rajul). (Egito, 1961, 152 min.). Dir.: Henry Barakat. Com Omar Sharif, Rushdy Abaza.              Sinopse: Baseado numa das mais famosas novelas de Ihsan Abdel Qoddous. O lendário Omar Sharif interpreta Ibrahim, um membro da Resistência Revolucionária Egípcia, que procura asilo na casa de uma pobre família. O filme é o retrato mais fiel de um período turbulento da resistência Egípcia pela ocupação britânica no início dos anos de 1950.

 05 e 12/12 - (quarta-feira)

10:00hs - Brincando com Origami. Oficina de confecção de dobraduras de papel. Com Claudete Watanabe e Luzia Yamauchi.

05/12 (quarta-feira)

14:30 - Belmonte Comemora com a Malba Tahan. Sabino Lopes, ator, cantor, contador de história e funcionário da Biblioteca Belmonte, leva até a Biblioteca Malba Tahan uma tarde brincante com muita música, acompanhado de Gabriel Lopes, garantindo interatividade e alegria aos presentes.

06/12 - (quinta-feira)

9:30 – Danças Infantis. Os alunos da Escola “Esquilinho Feliz” apresentam um número de danças com músicas do repertório infantil.

06 e 13/12 - (quinta-feira)

14:30 - Mediação de Leitura. A partir da seleção de livros de literatura infantil, é feita a mediação de leitura com as crianças visando despertar nelas o interesse pelos livros, pela leitura e pelo encantamento da narrativa. Com Sergio Luiz de Andrade.

 07/12 (sexta-feira)

9:30hs - Dos Quatro Cantos do Mundo! - Narrativas da tradição oral e autoral que celebram a beleza da diversidade cultural do nosso planeta. Com Regina Claudia Silva.

14:00hs - Comemoração ao Centenário de Mazzaropi. Homenageando o centenário de nascimento do grande comediante brasileiro, a Biblioteca exibirá o filme "O Grande Xerife", em DVD, seguido de debate sobre sua obra com o pesquisador de cinema Matheus Trunk, o ator Castor Guerra e o assistente de câmera Virgílio Roveda (Gaúcho), que trabalhou em diversos filmes de Mazzaropi.   Sinopse: “O Grande Xerife” (Brasil, 1972, 97min.). Direção: Pio Zamuner. Com Mazzaropi, Patrícia Mayo, Paulo Bonelli, Tony Cardi, Castor Guerra. Sinopse: O carteiro de uma cidadezinha do Oeste se envolve com uma quadrilha durante um assalto. O grupo mata o delegado e, por troça, nomeia o carteiro xerife. A confusão está armada e só o nosso Grande Xerife pode proteger a cidade.

Biblioteca Pública Malba Tahan
R. Brás Pires Meira, 100 – Jd. Suzana/Veleiros
Tel. 5523-4556

Nenhum comentário:

Pesquisa do Blog