28/11/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 26/11 A 02/12


Centurião (Centurion). Reino Unido/2010. Dir.: Neil Marshall. Com: Michael Fassbender, Dominic West, Olga Kurylenko, David Morrissey, Ulrich Thomsen, Liam Cunningham, Imogen Poots, Paul Freeman, Andreas Wisniewski, Dave Legeno, Axelle Carolyn, Noel Clarke, JJ Feild, Lee Ross, Riz Ahmed, Rachael Stirling. Sempre trabalhando com orçamentos limitados, o inglês Marshall consegue ser muito mais ousado, criativo e inquieto do que qualquer Guy Ritchie da vida. Aqui ele especula sobre o destino da lendária Nona Legião Romana, que desapareceu sem deixar rastros. Em sua visão, a Legião foi destruída pela tribo dos pictos (numa sequência que homenageia "Spartacus"), restando uma meia dúzia de sobreviventes que passam o resto do filme tentando escapar da terrível guerreira Etain (uma ameaçadora Kurylenko). Grandes cenas de batalhas, a fuga por um território inóspito, a amizade e lealdade que surgem entre esses homens, sem esquecer os lances de traição e covardia e ao final até a possibilidade do amor verdadeiro. Toda uma série de emoções humanas muito bem orquestrada pelo diretor. E como em seus filmes anteriores (Dog Soldiers, Abismo do Medo, Juízo Final) traz embutido um incisivo comentário político. Filmaço! Cliquem na foto para entrevista.

Demônio (Devil). EUA/2010. Dir.: John Erick Dowdle. Com: Chris Messina, Logan Marshall-Green, Jenny O'Hara, Bojana Novakovic, Jacob Vargas, Geoffrey Arend, Bokeem Woodbine, Matt Craven. No papel parecia ser mesmo assustador: cinco pessoas presas num elevador aos poucos percebem que um deles é o demônio em pessoa. Mas apesar da fotografia do craque Tak Fujimoto, tirando o melhor proveito desse espaço claustrofóbico, da música de Fernando Velázquez, que cria uma autêntica atmosfera de terror e do esforço do jovem diretor, com experiência em filmes de terror (foi o responsável pela refilmagem americana do espanhol REC), em dar uma unidade naquilo tudo, o roteiro é fraco, os sustos não acontecem e termina tudo de forma bem previsível. Mais uma bola fora do agora produtor Shyamalan. Trailer.

Os Outros Caras (The Other Guys). EUA/2010. Dir.: Adam McKay. Com: Mark Wahlberg, Will Ferrell, Steve Coogan, Michael Keaton, Eva Mendes, Samuel L. Jackson, Dwayne Johnson, Ray Stevenson, Bobby Cannavale, Larnell Stovall, Rob Riggle, Brooke Shields, Rosie Perez, Adam McKay, Lindsay Sloane, Roy T. Anderson. Reunião de dois dos piores atores da atualidade. Ainda bem que coadjuvados por Jackson e Johnson, mais a bela Mendes.

Um Quarto em Roma (Habitación en Roma). Espanha/2010. Dir.: Julio Medem. Com: Elena Anaya, Natasha Yarovenko, Enrico Lo Verso, Najwa Nimri. Para os fetichistas de plantão parece ser o filme perfeito: duas belas mulheres nuas num quarto de hotel transando em boa parte de seus 109 min. de duração. E uma delas é Elena Anaya! O diretor Medem trouxe um ar de renovação no cinema espanhol dos anos 90, com "Vacas" e "O Esquilo Vermelho". Depois realizou sua obra-prima "Os Amantes do Círculo Polar" e "Lúcia e o Sexo" que revelou, em todos os sentidos, Paz Vega e a mesma bela Elena, que fala.

Vida Sobre Rodas. Brasil/2010. Dir.: Daniel Baccaro. Documentário sobre a história do skate no Brasil. Site.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger). Espanha-EUA/2010. Dir.: Woody Allen. Com: Gemma Jones, Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Antonio Banderas, Lucy Punch, Freida Pinto, Pauline Collins, Anna Friel, Roger Ashton-Griffiths, Ewen Bremner, Anupam Kher. A prova definitiva de que os distribuidores decidiram se redimir do fiasco que foi o ano passado: filme do Allen lançado no ano certo. Isso significa que tivemos duas obras dele em 2010. De sua fase inglesa, este é disparado o melhor. Como sempre, problemas de casais é o tema principal, com diálogos inteligentes e espirituosos. Do elenco o melhor mais uma vez é Josh Brolin, mas Gemma Jones está ótima e Naomi ganha alguns dos melhores closes de sua carreira. Infelizmente o final decepciona. Tudo bem, eu sei que Shakespeare é citado: "A vida é um conto narrado por um idiota etc., etc., etc.". Mas depois dele ter feito com que nos interessássemos por aquelas pessoas, é sacanagem não dar um destino para elas. Site.

Nenhum comentário:

Pesquisa do Blog