23/10/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 22 A 28/10

Atividade Paranormal 2 (Paranormal Activity 2). EUA/2010. Direção: Tod Williams. Com: Micah Sloat, Katie Featherston, Mark Fredrichs. O primeiro já era uma fraude. O que dizer então dessa continuação? Estreia simultânea com os EUA. Site.

Homens em Fúria (Stone). EUA/2010. Dir.: John Curran. Com: Robert DeNiro, Edward Norton, Milla Jovovich, Frances Conroy, Enver Gjokaj, Pepper Binkley. O título nacional é o mesmo de um filme
antigo de Robert Wise, mas não tem nada a ver. Curran demonstrou ser um bom diretor de atores nos seus dois longas anteriores (Tentação e O Despertar de uma Paixão). Se De Niro decidiu não super representar, pode ter alcançado outro bom resultado. Cliquem na foto para ler uma entrevista.

Instinto de Vingança (Tell-Tale). EUA-Reino Unido/2009. Dir.: Michael Cuesta. Com: Josh Lucas, Lena Headey, Brian Cox, Beatrice Miller, Jamie Harrold, Michael Kenneth Williams, Pablo Schreiber, Ulrich Thomsen, Dallas Roberts, Tom Riis Farrell.
Filmes sobre órgãos transplantados que se rebelam contra seus novos "donos" constituem um subgênero do filme de terror que vem desde o cinema mudo (como o expressionista "As Mãos de Orlac", p. ex.). O problema é que a grande maioria acaba caindo no ridículo. É o caso deste, produzido pelos irmãos Scott (Ridley e Tony), que tem a pretensão de modernizar um conto de Poe. Mas não provoca sustos nem suspense, prejudicado pelo inexpressivo Lucas. O diretor é mais conhecido por séries de TV (A Sete Palmos, Dexter, etc.), e não demonstra um pingo de criatividade. Prefiram o conto original.

Piranha (Piranha 3D). EUA/2010. Dir.:
Alexandre Aja. Com: Richard Dreyfuss, Ving Rhames, Elisabeth Shue, Christopher Lloyd, Eli Roth, Steven R. McQueen, Jerry O'Connell, Jessica Szohr, Kelly Brook, Riley Steele, Adam Scott, Dina Meyer, Brooklynn Proulx, Sage Ryan. Não é bem uma refilmagem do filme do Dante, o conceito aqui é outro: piranhas pré-históricas sobreviveram num lago subterrâneo graças ao canibalismo, até que um terremoto abre uma fenda por onde elas voltam ao nosso mundo. O diretor francês se revelou com Haute Tension, depois fez o ótimo Viagem Maldita e o decepcionante Espelhos do Medo. Aqui ele promove uma das maiores carnificinas já realizadas no cinema, tudo temperado com humor. O 3D (inserido posteriormente) não causa muita diferença. Claro que não é nenhuma maravilha, mas diverte durante 90 minutos e só o fato de Aja ter trazido Elizabeth Shue de volta aos holofotes já mereceria aplausos. O final surpresa deixa aberta a possibilidade de uma continuação. Cópias dubladas e legendadas, em 2 e 3D. Uma crítica.

O Solteirão (Solitary Man). EUA/2009. Dir.: Brian Koppelman e David Levien. Com: Michael Douglas, Susan Sarandon, Danny DeVito, Mary-Louise Parker, Jenna Fischer, Imogen Poots, Jesse Eisenberg, Richard Schiff. O título nacional é um equívoco, óbvio! Os diretores-roteiristas escrevaram tanto filmes comerciais (O Júri, Com as Próprias Mãos) como obras mais ambiciosas (Confissões de uma Garota de Programa).
Trailer.

6 comentários:

Vlademir disse...

Quero ver o Piranha novo (os dois primeiros do Aja são muito bons, especialmente o Viagem Maldita, o terceiro não assisti), nessa semana revi o Piranha original do Joe Dante, continua ótimo.

Sergio Andrade disse...

Vale a pena ver o novo Piranha, Vlademir. Não é tão bom como os dois primeiros filmes do Aja, mas infinitamente melhor que o terceiro.
Faz tempo que não revejo o original do Dante, mas guardo boas lembranças.

Francisco Sobreira disse...

Sérgio,
Se o título do filme com De Niro repete o de um filme de Wise, o de Piranha também o faz com o título de um filme brasileiro, este, ao que, parece, uma paródia do Tubarão. Um abraço.

Ida Feldman disse...

Olá!

Meu nome é Ida Feldman e estou divulgando o II Festival IESB de Cinema.

Esse Festival visa valorizar e difundir a produção audiovisual realizada por estudantes universitários do Brasil, além propiciar um espaço de interação, troca e estímulo a trabalhos semi-profissionais do audiovisual. Poderão participar estudantes de todos os cursos das universidades brasileiras e cursos livres de audiovisual, desde que o autor da obra seja o estudante.

Meu contato com você é para saber se é possível a divulgacão do nosso Festival no seu blog.

Mais infos estão no blog oficial do Festival: http://festivaliesbdecinema.blogspot.com/p/regulamento.html

Ficarei grata se puder contar com o seu apoio.

Ida Feldman
Divulgadora On Line
II FESTIVAL IESB DE CINEMA
idafeld@gmail.com
11.7838-6765

ANTONIO NAHUD disse...

Parceiro, belo trabalho! Bravo!
Como parceiro do cinema, convido-o a navegar no blog O Falcão Maltês. Com ele, procuro o deleite cinematográfico.
Abraços,
Antonio Nahud Júnior

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Oi, Sobreira! Acho que você está se referindo ao "Bacalhau", não é? Realmente é uma paródia ao Tubarão, mas muito fraquinho.

OK, Ida.

Valeu, Antonio. Vou conferir seu blog.

Abraços!

Pesquisa do Blog