26/09/2010

GOODBYE GEMINI



Ontem fui me despedir do Gemini, que deve fechar as portas hoje. Revi "Cabeça a Prêmio", que continua problemático, mas tem belos momentos.
A projeção, embora não fosse perfeita, era infinitamente melhor que o digital da Rain. Ali os filmes sempre foram projetados em película, naquela tela imensa, o que fazia esquecer um pouco o desconforto das péssimas poltronas.

Tinha um pessoal filmando lá (para um documentário sobre o fechamento, talvez?).

Gostava muito do Gemini. Lá podia ver filmes que tinha perdido no circuito lançador. Durante muito tempo teve uma promoção na qual, ao comprar o ingresso, com mais 4 reais você comprava mais um ingresso para outro dia. E eles sempre davam uma paçoca de brinde, que minha mãe adorava! Quando falei pra ela que o cinema ia fechar ficou muito chateada.
O melhor de tudo, para mim, é que podia assistir o filme tranquilamente, sem aquela horda de adolescentes (e adultos também, é bom que se diga) barulhentos dos cinemas de shopping ou, pior ainda, aqueles pseudo-cinéfilos dos cinemas de "grife" que vão mais para serem vistos e falar um monte de asneiras do que realmente para VER o filme.
Seria bom se alguma instituição cultural (Secretaria da Cultura do Município ou do Estado, Itaú Cultural, CCBB, IPHAN, sei lá mais o quê), comprasse ou alugasse aquele espaço para criar um Centro Cultural com exposições, música, teatro, biblioteca e, claro, cinema.
Depois de uma boa reforma, utilizando metade de uma das duas salas (379 lugares cada), já daria mais do que a capacidade do CCSP (110 lug.), Cinusp (100 lug.), Sala Petrobrás da Cinemateca (110 lug.), CCBB (70 lug.).

Mas sei que isso é só um sonho, nada disso acontecerá.
Seu destino deverá ser o mesmo de outro cinema de rua fechado a mais tempo que fica ali perto, o Paulistano (até agora não recebeu nada no lugar).
Paciência. Fica a lembrança de grandes momentos de cinema vividos nele.


Só me resta dizer, sem receio de parecer piegas: Obrigado, Cine Gemini, por você ter existido!

4 comentários:

Andrea Ormond disse...

Sergio, também fui me despedir do Gemini, na última sessão. Mais um templo desses fechar é terrível. Beijos

Sergio Andrade disse...

Muito triste mesmo ver mais um templo do cinema fechar, Andrea.

Beijos!

pseudo-autor disse...

Eu sempre fico triste quando vejo cinemas fecharem. Aconteceu o mesmo comigo quando o cinema Olaria, no bairro em que eu morava no subúrbio do RJ fechou. Até hoje sinto a falta! O capitalismo, meu caro, é cruel e só serve para acabar com as relações de prazer da humanidade.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Sergio disse...

Fico deprimido quando ando pelo centro da cidade e vejo todas aquelas salas fechadas: Paissandu, Marabá, Ipiranga, Metro, Ritz etc.

Pesquisa do Blog