22/08/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 20 A 26/08

Antes que o Mundo Acabe. Brasil/2009. Dir.: Ana Luiza Azevedo. Com: Pedro Tergolina, Bianca Menti, Eduardo Cardoso, Caroline Guedes, Eduardo Moreira, Murilo Grossi. O cinema brasileiro finalmente descobriu o público adolescente. Depois de "Os Famosos e os Duendes da Morte" (que acabei perdendo), do razoável "Sonhos Roubados" e do excelente "As Melhores Coisas do Mundo", agora é a vez da estreia no longa da gaúcha Ana Luiza. E vem outros por aí! Site.

Cabeça a Prêmio. Brasil/2009. Dir.: Marco Ricca. Com: Alice Braga, Daniel Hendler, César Trancoso, Eduardo Moscovis , Cássio Gabus Mendes, Otávio Muller, Fúlvio Stefanini, Ana Braga, Via Negromonte, Denise Weinberg, David Cardoso. Estreia do ator na direção, baseado na obra de Marçal Aquino que se passa numa região de fronteira, o que o aproxima (talvez demais) de "Os Matadores". "Cabeça a Prêmio" é um filme imperfeito, com uma montagem esquisita dividida entre vários núcleos, tornando-o melhor em partes do que no todo. Mas é um filme no qual se percebe o tesão pelo cinema tanto do diretor quanto dos atores, que criam tipos diversos de suas personas televisivas. Nesse sentido, quem se sai melhor é Eduardo Moscovis como o matador em crise. Mas todos estão muito bem. Destaque também para a fotografia de José Roberto Eliezer.
Crítica (com trailer).

Coco Chanel & Igor Stravinsky (Idem). França/2009. Dir.: Jan Kounen. Com: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Yelena Morozova, Natacha Lindinger, Grigori Manukov, Radivoje Bukvic, Nicolas Vaude, Anatole Taubman. É estranho ver o nome do holandês Kounen nesta cinebio, pois até então ele era conhecido por filmes de ação e fantasia ("Dobermann", "Blueberry", o curta "Le Dernier Chaperon Rouge"). Porém, no
trailer percebe-se algo do seu estilo.

Um Doce Olhar (Bal). Alemanha-Turquia/2010. Dir.: Semih Kaplanoglu. Com: Bora Altas, Erdal Besikçioglu, Tülin Özen, Alev Uçarer. O grande vencedor do último Festival de Berlim. Fecho de uma trilogia às avessas, começando com o personagem Yusuf adulto até chegar à infância (os outros dois, "
Ovo" e "Leite", não foram lançados comercialmente aqui). Trata-se de um filme feito de silêncios, de trocas de olhares, de subentendidos, de emoções contidas, de sutilezas, onde a natureza desempenha um papel primordial. Já entra na lista dos melhores filmes que vi no cinema este ano (os outros são, sem ordem de preferência: Vício Frenético, Chéri, A Fita Branca, Toy Story 3, Aproximação, Ilha do Medo, As Melhores Coisas do Mundo, Sempre Bela, O Escritor Fantasma, Brilho de uma Paixão, Dzi Croquettes, À Prova de Morte, Vincere, Reflexões de um Liquidificador). Site.

A Epidemia (The Crazies). EUA-Emirados Árabes/2010. Dir.: Breck Eisner. Com: Timothy Olyphant, Radha Mitchell, Joe Anderson, Danielle Panabaker, Christie Lynn Smith, Brett Rickaby, Preston Bailey, Glenn Morshower. Mais uma refilmagem de um terror setentista ou oitentista. Desta vez de um dos primeiros trabalhos de George A. Romero, recentemente lançado em
DVD. Mas se era pra ser lançado nesse circuito (apenas em shoppings da periferia) seria melhor ter ido direto pra DVD também. A bela Radha fala.

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender). EUA/2010. Dir.: M. Night Shyamalan. Com: Noah Ringer, Jackson Rathbone, Dev Patel, Nicola Peltz, Cliff Curtis, Jessica Andres, Shaun Toub, Aasif Mandvi, Seychelle Gabriel, Katharine Houghton. O diretor, ao conseguir um sucesso estrondoso com o final surpresa de "O Sexto Sentido", acabou criando uma armadilha para si mesmo. De repente todos passaram a ter grandes expectativas a cada novo filme. Expectativas que, obviamente, ele não conseguiu suprir. Pelo contrário, seus filmes foram ficando cada vez mais ridículos. Com esta adaptação de um
desenho animado, Shyamalão parece ter chegado ao fundo do poço. Assim como "Fúria de Titãs", foi filmado em 2D, tendo os efeitos em 3D inseridos posteriormente. O engraçado é que, ao contrário do que vinha acontecendo, agora apenas as cópias em 3D estão legendadas. Trailer.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Shyamalan mais uma vez ficou na promessa (apesar da estética impecável do filme), Marco Ricca apresentando uma nova faceta importante em sua carreira (mesmo com um roteiro monótono) e os filmes de juventude bombando. Preciso ver esse Antes que o mundo acabe.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Todos os filmes do Shyamalan tem uma estética impecável, mas o conteúdo...
O roteiro de Cabeça a Prêmio é monótono mesmo, e a montagem não ajuda muito. Mas tem momentos inspirados.
E também quero ver o filme gaúcho.

Abs

Pesquisa do Blog