12/06/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 11 A 17/06

Alguns Motivos Para não se Apaixonar (Motivos Para no Enamorarse). Argentina/2008. Dir.: Mariano Mucci. Com: Celeste Cid, Jorge Marrale, Laura Azcurra, Esteban Meloni, Monica Gonzaga, Mariana Briski. Comédia romântica que fez sucesso de bilheteria em seu país (o que nunca quis dizer muita coisa). O CQC original na estreia.

Antes da Lua Cheia (Niwemang). Áustria-França-Irã-Iraque/2006. Dir.: Bahman Ghobadi. Com: Golshifteh Farahani, Ismail Ghaffari, Hedye Tehrani, Farzin Sabooni, Allah-Morad Rashtian, Hassan Pourshirazi. Mais uma mistura de lirismo e grotesco, como em outros filmes do diretor iraniano ("Tempo de Embebedar Cavalos", "Tartarugas Podem Voar")? Cliquem na foto para ver um trecho.

Cartas Para Julieta (Letters to Juliet). EUA/2010. Dir.: Gary Winick. Com: Amanda Seyfried, Gael García Bernal, Vanessa Redgrave, Marcia DeBonis, Milena Vukotic, Fabio Testi, Christopher Egan, Lidia Biondi, Luisa De Santis, Remo Remotti, Angelo Infanti, Marina Massironi. O destaque vai para o elenco, onde despontam os nomes da grande Vanessa (que sofreu várias e dolorosas perdas ultimamente) e a jovem Amanda, que mostrou maturidade (e muito mais!) no recente "O Preço da Traição". E o elenco italiano (foi filmado na Itália) com vários excelentes atores e atrizes veteranos. O diretor Winick começou fazendo dramas pesados mas a partir de 2000 se voltou para comédias com elencos estelares mas inócuas como "De Repente 30" e "Noivas em Guerra", e nunca demonstrou algo parecido com "autoria" (e esse é seu décimo filme!). Amanda fala.

Esquadrão Classe A (The A-Team). EUA/2010. Dir.: Joe Carnahan. Com: Liam Neeson, Bradley Cooper, Jessica Biel, Quinton "Rampage" Jackson, Sharlto Copley, Gerald McRaney, Henry Czerny, Yul Vazquez, Brian Bloom, Maury Sterling, Terry Chen, Omari Hardwick. Adaptação para o cinema de uma famosa série de TV oitentista (acho que cheguei a ver alguns episódios, mas não lembro direito). O diretor se revelou com o intenso "Narc". Talvez por ele (e por Jessica Biel, claro!) mereça uma conferida. Site.

Índia, Amor e Outras Delícias (Nina's Heavenly Delights). Inglaterra/2006. Dir.: Pratibha Parmar. Com: Shelley Conn, Laura Fraser, Ronny Jhutti, Art Malik, Raji James, Veena Sood, Raad Rawi, Kathleen McDermott. Sexo e comida, uma receita que o cinema experimentou inúmeras vezes! Desta vez trata-se de um romance lésbico entre uma indiana dona de um restaurante em Glasgow e sua sócia escocesa. A diretora é uma militante da causa e este é seu primeiro longa.

Plano B (The Back-Up Plan). EUA/2010. Dir.: Alan Poul. Com: Jennifer Lopez, Alex O'Loughlin, Michaela Watkins, Eric Christian Olsen, Anthony Anderson, Noureen DeWulf, Melissa McCarthy, Tom Bosley. Jennifer é um mulherão mas, pelo jeito, esse veículo não vai ajudar muito na sua carreira. O diretor Poul é homem de confiança de Paul Schrader (produziu "Mishima" e "The Walker", p. ex.), dirigiu episódios de séries ("Six Feet Under", "Rome") e agora estreia no cinema. Bastidores.

A Última Música (The Last Song). EUA/2010. Dir.: Julie Anne Robinson. Com: Miley Cyrus, Bobby Coleman, Greg Kinnear, Liam Hensworth, Hallock Beals, Kelly Preston, Kate Vernon, Melissa Ordway. Miley Cyrus, a Hannah Montana, entra naquela complicada transição de atriz teen de sucesso para papéis adultos. Comentário de um usuário do IMDB "Miley's most honest display of human emotion since deleting her Twitter account". A diretora é mais uma que veio das séries de TV. Trailer.

6 comentários:

J. Luca disse...

Semana meio fraca de lançamentos não é? Se eu tivesse um tempinho para ir ao cinema, assistiria ou Esquadrão Classe A ou Antes da Lua Cheia. Plano B e A Última Música são completamente descartáveis...

Sergio Andrade disse...

Semana fraquíssima, meu caro!
Como meu tempo também anda bem escasso tentarei ver apenas o iraniano.

Um abraço.

pseudo-autor disse...

Só me interessei por ver Esquadrão Classe A: surreal as cenas de ação, mas é entretenimento bacana pra quem não procura mais do que isso. E tem de quebra o Liam Neeson, que é sempre uma boa pedida!

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Então é o que eu imaginava que seria: um competente e despretensioso filme de ação.
Um abraço!

Anônimo disse...

O filme Niwemang é uma mistura de lirismo e surrealismo (aliás como os outros filmes deste diretor), e não grotesco como vc escreveu. Filme grotesco é de horror ou trash, e peço o favor de não confundir surrealismo com algo bizarro.

Sergio Andrade disse...

Não costumo levar em consideração comentários de quem se esconde no anonimato, mas vamos lá:
Sua definição de grotesco é um tanto limitadora. E dificilmente eu classificaria os dois filmes do Ghobadi que vi como surrealistas.

Pesquisa do Blog