22/01/2010

VÍCIO FRENÉTICO


Quando surgiu a notícia de que Werner Herzog iria refilmar a obra-prima de Abel Ferrara "Vício Frenético", foi aquela celeuma. Eu mesmo, fã de carteirinha do alemão, fiquei indignado.
Visto o filme, podemos acreditar que Herzog dizia a verdade ao comentar que nunca tinha assistido o original. Não adianta ficar apontando semelhanças e diferenças entre um e outro.
O tenente viciado do Cage é um personagem execrável, capaz de ameaçar de morte duas velhinhas, mas também digno de pena por sua terrível dor na coluna e pode transmitir carinho na sua relação com a namorada prostituta (uma surpreendente Eva Mendes), a quem parece amar de verdade. É uma de suas grandes interpretações.
O próprio Herzog filmou as iguanas e jacarés que aparecem nas "viagens" do tenente; e volta a usar a música "caipira" do final de "Stroszek". No elenco ele dá chance à figuras cultuadas (mais na Europa e América Latina do que nos USA) como Fairuza Balk, Brad Dourif, Jennifer Coolidge e Michael Shannon. E tem Val Kilmer, cujo último bom papel foi...quando mesmo? Em Spartan?
"Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans", com seu humor bizarro é um bom filme mas, agora fazendo comparação, continuo preferindo o mau tenente do Ferrara/Keitel.

6 comentários:

Ronald Perrone disse...

Filmaço! O Cage está mesmo excelente. O filme já estreou por aí? Tomara que chegue por estas bandas aqui também... quero rever no cinema.

herax disse...

Eu também prefiro o do Ferrara, mas adorei a versão do Herzog.

Caio disse...

O do Ferrara insuperável sempre, mas o do Herzog ficou fodástico, ritmo alucinante, me surpreendeu totalemente.

E o último papel bom de Val Kilmer foi em Beijos e Tiros, haha.

Sergio Andrade disse...

Estreou sim, Ronald, e vale a pena ver no cinema.

Também gostei bastante do filme do Herzog, Herax.

Concordo, Caio.
Mas Beijos e Tiros? Que p... de filme é esse? rsss

Abraços!

Eduardo Aguilar disse...

E esse nome Sami Herzog no elenco de "A Bruxinha e o Dragão", será q. tem parentesco com o Herzog? Ah, voltando ao Rohmer, vc. leu a homenagem do Inácio Araujo no blog dele no uol? Se leu, observou qm estava na fila da fte na sessão em q. o Inácio se iniciou em Rohmer? De alguma forma, vc. pode fazer uma 'ponte' entre o cineasta q. estava na tal sessão e o fato d'eu tb. não ser fã do Rohmer - rsrs -.

Sergio Andrade disse...

Aguilar, não sei dizer se esse Sami é parente do Herzog. Também me pergunto se a Aline tem parentesco com o grande diretor de fotografia do expressionismo, Karl Freund.

Sim, eu li o ótimo texto do Inácio, e só posso dizer que você está em boa companhia entre os que não gostam de Rohmer hehehe!

Um abraço!

Pesquisa do Blog