30/01/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 29/01 A 04/02


O Fim da Escuridão (Edge of Darkness). EUA/2010. Dir.: Martin Campbell. Com: Mel Gibson, Ray Winstone, Danny Huston, Bojana Novakovic, Shawn Roberts, David Aaron Baker, Jay O. Sanders, Denis O'Hare, Damian Young, Caterina Scorsone, Frank Grillo, Wayne Duvall. A volta de Mel como ator, depois de 6 ou 7 anos ausente de frente das câmeras. Pelo trailer, que parece uma seleção de cenas de outros filmes seus (Mad Max, Máquina Mortífera, Ransom, Conspiracy Theory, Payback, A Paixão de Cristo), continua o mesmo de sempre. Felizmente tem dois excelentes atores, Winstone e Huston, e bons coadjuvantes. O diretor Campbell tem talento para filmes de ação e aqui adapta uma série britânica em 6 episódios que ele mesmo havia dirigido em 1985.

Invictus (Idem). EUA/2009. Dir.: Clint Eastwood. Com: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Leleti Khumalo, Patrick Lyster. No ano passado tivemos dois filmes do Clint, um supervalorizado (Gran Torino) e outro não tão bem recebido mas que é genial (A Troca). Este tem dividido opiniões. Baseado em fatos reais, parece ser daquelas estórias de superação através do esporte, mas claro que deve ser bem mais do que isso (assim espero). Kenneth Turan fala sobre o filme.

Nine (Idem). EUA/2009. Dir.: Rob Marshall. Com: Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Kate Hudson, Sophia Loren, Stacy Ferguson, Ricky Tognazzi, Giuseppe Cederna, Roberto Nobile. Não se pode negar que o diretor Marshall, do superpremiado (mas apenas mediano) "Chicago" é um cara corajoso. Afinal não é qualquer um que se arriscaria a adaptar, em forma de musical, um filme adorado por todo mundo (bom, quase todo mundo, vai), "Oito e Meio de Fellini". O sofredor Day-Lewis substitui Mastroianni (que deve estar se revirando no túmulo) como o diretor em crise Guido Contini. As mulheres são maravilhosas, mas se formos pensar nas originais: Claudia Cardinale, Sandra Milo - que era a amante e não a esposa, que essa era Anouk Aimée -, Barbara Steele, Rossella Falk, Madeleine Lebeau, Edra Gale (a Saraghina)...Trailer.

Tyson (Idem). EUA/2008. Documentário. Dir.: James Toback. Vida e carreira do ex-lutador de boxe Mike Tyson. Do diretor do antológico "Fingers", que depois nunca mais conseguiu fazer algo do mesmo nível (mas preciso rever "Love & Money", e "Preto e Branco" é um belo filme). Toback comenta.

A Todo Volume (It Might Get Loud). EUA/2008. Documentário. Dir.: Davis Guggenheim. Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack Stripe (White Stripes) se encontram para falar sobre a guitarra elétrica. A carreira do diretor Guggenheim se divide entre episódios para séries de TV (NYPD Blue, 24, Deadwood), documentários (Uma Verdade Inconveniente) e filmes comerciais (Gossip, Gracie, que está passando agora num canal a cabo, sobre uma garota que quer ser jogadora de futebol, e é exatamente aquilo que eu havia dito no filme do Clint: estória de superação através do esporte). Clip.

Zumbilândia (Zombieland). EUA/2009. Dir.: Ruben Fleischer. Com: Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Abigail Breslin, Emma Stone, Amber Heard, Bill Murray, Derek Graf. Se você quiser ver um bom filme de zumbis, faça um favor a si mesmo: vá até a locadora mais próxima e alugue qualquer um da série do Romero, ou mesmo a refilmagem do Zack Snyder. Até Shaun of the Dead e Fido são melhores do que este filmeco. A única coisa que presta é isto aqui.

3 comentários:

J. Luca disse...

Muito bacan as estreias da semana; estou com vontade de assistir a todos esses filmes, com destaque para Invictus e Tyson...

Francisco Sobreira disse...

Sérgio,
Como você deve saber, não é a primeira vez que um filme de Fellini é transformado em musical. Há o exemplo de Noites de Cabíria, que virou o musical "Charity, Meu Amor", de Bob Fosse. Na época, gostei do filme de Fosse quase tanto quanto o do mestre italiano, o qual tinha Shirley MacLaine no auge da carreira. Olhe, não levo fé nesse filme desse Campbell, embora tenha a presença de gente muito boa como Day Lewis, Penelope Cruz, Nicole Kidman, além da minha queridíssima Sophia. Penso que oCampbell não devia se meter com Oito e Meio, a principal obra-prima de Fellini. Enfim... Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Minhas prioridades também são esses dois, J. Luca.

Tem toda razão, Sobreira, o Bob Fosse fez o excelente "Charity, Meu Amor", e também seu "Oito e Meio" em "All That Jazz".
Aliás, o diretor Rob Marshall (você confundiu os nomes, Campbell é do filme do Mel Gibson) é cria do Fosse.
Não deve ser grande coisa mesmo, mas vou conferir pelo elenco feminino hehehe!

Abraços!

Pesquisa do Blog