08/08/2009

INIMIGOS PÚBLICOS


Michael Mann fez um filme de gangsters ambientado na Chicago dos anos 30 para falar da atual era da imagem. Filmado em digital, dando a impressão às vezes que estamos assistindo uma reportagem ao vivo ou um "reality show", manipulação de imagens, o cinema como um espelho refletindo a própria vida, como bem disse o Inácio Araújo (não por acaso as melhores cenas se passam dentro de cinemas), um bandido transformado em herói midiático (e outro filme em cartaz, "Mesrine - Inimigo Público Nº 1", aborda o mesmo tema, de forma mais modesta é verdade, mas não desinteressante). Para criar essas imagens Mann contou de novo com um parceiro habitual, o craque Dante Spinotti.
Outra coisa que me impressionou foi o trabalho de som. Não lembro de outro filme onde o barulho dos tiros e os buracos que eles abrem em paredes e principalmente corpos parecessem tão reais.
Mas o mais importante é a história humana que está por trás de toda essa tecnologia. Fico pasmo quando leio comentários dizendo que o filme não mostra os efeitos da Grande Depressão. Será que só eu vi os homeless dormindo nas ruas em várias cenas, ainda que mostradas rapidamente? E o que dizer daquela mulher patética, pedindo encarecidamente que Dillinger a levasse com ele, apenas para ouvir um não como resposta?
Ainda que não seja fiel aos fatos, o modo que o roteiro mostra o embate entre o simpático Dillinger de Johnny Depp e o compenetrado profissionalismo do Melvin Purvis de Christian Bale é dos mais estimulantes. Na única cena em que contracenam juntos, o diálogo entre os dois deixa prever qual seria o destino do policial.
E como sempre no cinema de Michael Mann a mulher tem papel essencial na trama, bastando lembrar de Jada Pinkett Smith em "Colateral" ou Gong Li em "Miami Vice". Aqui ele celebra a beleza e arte de Marion Cotillard. A cena final é das mais emocionantes dos últimos anos.
"Inimigos Públicos" é o melhor filme de Mann (junto talvez com "Profissão Ladrão", mas esse eu preciso rever), e para minha surpresa é o melhor filme lançado este ano até agora.

6 comentários:

Ronald Perrone disse...

Ei Sérgio, que bom que gostou!Também achei o melhor filme do ano até agora, só não concordo que seja o melhor do Mann, meu preferido é Fogo contra Fogo... =)

Abraço!

Vlademir disse...

Também fico contente que tenha gostado, Sergio! E quanto a ser o melhor filme do Mann, também tenho pensado nisso, até por antes nunca ter sido grande adorador do seu cinema, mas preciso rever os principais filmes dele para ter uma opinião mais convicta a esse respeito.

Sergio Andrade disse...

Ronald, na época achei Fogo contra Fogo um bom filme, mas nunca mais revi.
Também nunca fui muito fã do Mann, Vlademir, mas com o entusiasmo por esse Inimigos Públicos talvez esteja na hora de revisar seus filmes.

Abraços!

Moacy Cirne disse...

Pretendo vê-lo em breve. Sua análise é bastante ojetiva. Pwelo menos, assim me pareceu.

Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Veja sim, é um grande filme. Abç.

Adilson Marcelino disse...

Caro Sérgio,
Veja lá nos comments do Insensatez, uma exclusão involuntária que fiz.
Gostaria que você registrasse novamente, por favor.
Abs

Pesquisa do Blog