19/07/2009

"O que vemos agora é que o filme na tela pequena da televisão, na tela menor do computador e na tela ainda menor do computador de mão, parece suficiente. As pessoas se satisfazem com a possibilidade de um imediato e livre acesso a tudo o que se produz porque os canais de distribuição e exibição de filmes estimulam o espectador a manter um contato superficial com o cinema. O que de fato se perdeu não é uma determinada forma de comercializar filmes, mas um tipo de relação que passa pela dedicação exclusiva no instante da projeção e por uma reflexão depois dela para prolongar o filme na imaginação."

José Carlos Avellar em entrevista para o Críticos.Com.Br

6 comentários:

Adilson Marcelino disse...

Pois é, ir ao cinema está cada vez mais insuportável. Não pelo momento único, que é de estar frente à tela em uma fruição coletivo.
Mas simplesmente porque as pessoas perderam exatamente essa noção de coletivo.
Fui no sábado assistir A Partida, um filme belo e intimista, e quase morri de raiva com o público ruidoso e com o acender de luzes de celulares no escurinho do cinema.
Lamentável.
Abs

Moacy Cirne disse...

De minha parte, evito os cinemas de xópim. Mas cada vez mais vejo filmes em casa, o que é uma pena. Registre-se: não sou contra os filmes em dvd, sobretudo em relação aos clássicos e aos títulos raros.

Um abraço.

Sergio disse...

É verdade, Adilson, o público de cinema está cada vez mais mal educado.
Ir ao cinema não é mais aquele ritual quase religioso de antigamente, quando as luzes se apagavam fazia-se um silêncio total. Hoje em dia o sujeito fala alto no celular durante a sessão e não está nem ai com os protestos de alguns que ainda se irritam com isso. E tem aqueles que ficam comendo pipoca e conversando o tempo todo.
Lamentável, mesmo!
Un abraço.

Sergio disse...

Moacy, também não tenho nada contra o DVD, que me permitiu ver filmes que de outra maneira seria impossível. Mas não abandonei o costume de ir aos cinemas...ainda.

Abraço!

Roberto Acioli disse...

Concordo plenamente, entretanto, como sair disso? Onde eu poderia assistir filmes do Bergman, Fassbinder, Pasolini, Antonioni, Fellini, Zurlini(!!!), Resnais, Godard, Bertolucci e etc ??? Aqui na minha cidade até existe um cinema de universidade federal que AS VEZES se dá ao luxo de me dar esse prazer. Mas isso é bem raro.

Voltando ao problema da tela do computador, vejo que você também reparou que sua própria página também fica diferente em outros computadores! Então, agora você compreende meu espanto com a minha página! De qualquer forma, é bom saber que aparentemente esse "defeito" não tem relação apenas com o modelo de visualização que eu escolhi para o meu blog.

Com relação a "1984", comprei o dvd que saiu pela Lume Filmes. Para o meu gosto, diria que a imagem está boa.

grande abraço

Sergio Andrade disse...

Claro que a maioria dos filmes desses diretores (e muitos outros) só podem ser vistos por aqui graças ao DVD, e ninguém em sã consciência pode reclamar disso.
Agora, ver filme em computador de mão ou no celular, não dá :(

Abraço!

Pesquisa do Blog