26/07/2009

HENRY HATHAWAY

Henry Hathaway é um diretor cujo nome não costuma ser lembrado quando são feitas listas com os melhores diretores americanos. Mas Jean Tulard o tem em alta conta. Vejam o que ele diz em seu "Dictionnaire du Cinéma: les réalisateurs": "Rapidité et efficacité, du travail vite et bien fait; telle est la marque d'Hathaway, l'un des représentants les plus brillants de la grande tradition hollywoodienne", com o que eu concordo, principalmente depois de ter (re)visto "Pôquer de Sangue" (Five Card Stud), inusitada mistura de faroeste com filme de mistério. Um forasteiro é enforcado após tentar trapacear num jogo de pôquer. Algum tempo depois todos que participaram do jogo vão aparecendo mortos por estrangulamento.


Hathaway fez filmes de quase todos os gêneros, mas se especializou no film noir e no western. E ele tem ao menos uma obra-prima absoluta, um filme muito admirado pelos surrealistas (era o filme predileto de André Breton), "Amor Sem Fim" (Peter Ibbetson).

Mas ele possui outros grandes filmes no currículo. Vamos então para "Cotações Henry Hathaway":

Lanceiros da Índia (The Lives of a Bengal Lancer) - ****
Amor sem Fim (Peter Ibbetson) - *****
Amor e Ódio na Floresta (The Trail of the Lonesome Pine) - *****
Almas ao Mar (Souls at Sea) - ****
Lobos do Norte (Spawn of the North) - *****
A Verdadeira Glória (The Real Glory) - ***
O Filho dos Deuses (Brigham Young Frontiersman) - ***
O Morro dos Maus Espíritos (The Shepherd of the Hills) - ****
Uma Asa e Uma Prece (Wing and a Prayer) - ***
A Casa da Rua 92 (The House on 92nd Street) - ****
Envolto nas Sombras (The Dark Corner) - ****
13 Rua Madeleine (13 Rue Madeleine) - ***
Beijo da Morte (Kiss of Death) - *****
Sublime Devoção (Call Northside 777) - ****
A Rosa Negra (The Black Rose) - ***
Correio do Inferno (Rawhide) - ****


Horas Intermináveis (14 Hours) - ****
A Raposa do Deserto (The Desert Fox) - ****
Páginas da Vida (O'Henry's Full House. Epis. The Clarion Call) - ***
Torrentes de Paixões (Niagara) - ****
O Príncipe Valente (Prince Valiant) - **
Jardim do Pecado (Garden of Evil) - ***
A 23 Passos da Rua Baker (23 Paces to Baker Street) - ****
A Lenda dos Desaparecidos (Legend of the Lost) - **
Caçada Humana (From Hell to Texas) - ***
Fúria no Alasca (North to Alaska) - ****
A Conquista do Oeste (How the West Was On. Epis.) - **
Os Filhos de Katie Elder (The Sons of Katie Elder) - ***
Nevada Smith (Idem) - ***
Pôquer de Sangue (Five Card Stud) - ***
Bravura Indômita (True Grit) - ****
Os Comandos Atacam Rommel (Raid on Rommel) - **
O Parceiro do Diabo (Shoot-Out) - **

10 comentários:

Vlademir disse...

Legal essas cotações, Sergio! Muitas dicas interessantes, e desses todos estou com Hors Intermináveis para assistir, no que agora o post serviu de estímulo para conferir em breve. Abraço!

Sergio Andrade disse...

Hathaway é um grande diretor que precisa ser melhor conhecido, Vlademir. Horas Intermináveis é um belo filme tratando de um tema considerado tabu na época, o suicídio. Abraço!

Francisco Sobreira disse...

É, Sérgio, Hathaway foi um diretor de competência acima da média. O cinema americano teve muitos diretores do segundo time, nos quais se podia geralmente confiar, e Hathaway foi dessa turma. Esse Pôquer de Sangue é um filme insólito dentro do western, em que se infiltra no gênero o filme de mistério, como você diz. Foi um dos seus melhores filmes. Gosto ainda de Fúria no Alaska, um western de ambiente exótico (o Alaska), Torrentes de Paixão, A Raposa do Deserto, com o grande James Mason, Nevada Smith, entre os que me vêm à memória. Um abraço.

Sergio disse...

Sobreira, prefiro colocar Hathaway entre os grandes, como Hawks, Walsh, Siodmak, Huston, mas não John Ford. Ford está acima de todo mundo rsss.
Pôquer de Sangue é muito bom mesmo. Também adoro Fúria no Alaska, que tem uma briga memorável, assim como os outros que você citou. O bom é que tem vários filmes dele em DVD.
Abraço!

Graciele disse...

Em que outro site ou blog a gente encontra uma lista dessas, com cotações de filmes de um diretor importante, mas um tanto esquecido (menosprezado?)e ainda com comentário de Jean Tulard? ADOREI. Belíssimo post!

Sergio Andrade disse...

Deve haver mais sites e blogs que fazem essas listas.
Obrigado pelas palavras :)

Matheus Trunk disse...

Sergio Andrade, célebre cinéfilo e amigo, acho que do Hathaway só vi "Bravura Indômita". Não acho lá um grande filme, embora tenha o John Wayne. De qualquer maneira, este "Pôquer de Sangue" parece ser muito interessante. Sugiro o seguinte: faça depois uma lista de subgêneros somente com filmes relacionados ao jogo de cartas.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogpsot.com

Sergio Andrade disse...

Meu caro amigo, só pela interpretação do Wayne "Bravura Indômita" já valeria a pena!
"Pôquer de Sangue" é bem interessante, mesmo. E sugestão anotada: existem ótimos filmes tendo como assunto jogo de cartas. Outro "esporte" que rende bem no cinema é a sinuca. Abraço!

Anônimo disse...

Hathaway foi um dos grandes 'diretores de estúdio' americanos, subestimado até hoje. Junto com William Dieterle, Jack Conway, Henry King e tantos outros, merece uma revisão fora dos parâmetros asfixiantes e restritos'teoria de autor'. A incluir em sua lista "Dez Cavalheiros de West Point", "Capitães do Mar" e "Sete Ladrões" para termos uma perpectiva de quantos filmes de qualidade um único diretor pode (podia) realizar. Parabéns pela iniciativa de resgatá-lo.

Sergio Andrade disse...

Esses diretores que você citou são mesmo muito subestimados (Retrato de Jennie, Tale of Two Cities e O Matador são obras-primas!) e merecem revisão, assim como outros, claro.

Não vi os 3 filmes (apenas trechos de Sete Ladrões) mas agora vou procurá-los.
Obrigado pelo comentário! Abç

Pesquisa do Blog