29/03/2009

EMPOLGANTE!

Esse é um daqueles filmes que nunca tinha assistido inteiro. Ou via o começo, a metade ou o final. Hoje finalmente pude assistir por completo, e fiquei de queixo caído. A cena ai de cima pode dar a impressão que se trata apenas de um excelente thriller, mas é muito mais que isso. Como quase toda obra de John Frankenheimer trata-se de um drama político-existencial, abordando um tema que continua mais atual que nunca (o conflito Oriente x Ocidente).

Mas o cineasta também é um mestre das cenas de ação, e a sequência final deixo isso bem claro. Tudo é perfeito: a montagem, a edição de som, o comentário musical de John Williams.

John Frankenheimer é um diretor injustamente esquecido. Está mais do que na hora de fazer-lhe justiça!

10 comentários:

romério rômulo disse...

sérgio:
chego pelo moacy cirne.vejo que você é da turma do cinema.muito bom.
romério

Sergio Andrade disse...

Oi, Romério!

Bem-vindo ao blog :)
Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

Ronald Perrone disse...

Só não vou ver a cena porque sou doido pra ver esse filme. Vou pegar pra ver o mais rápido possivel depois desses seus comentários, Sérgio!

Abraço!

Sergio Andrade disse...

Veja, sim, Ronald. Creio que você gostara!Abraço.

Roberto Acioli disse...

Olá

Faz algum tempo, li um comentário seu a respeito de A Estrada da Vida, de Fellini. Se não me engano, você comentava com alguém sobre meus artigos a respeito de Fellini e que este filme teria envelhecido em função dos outros dele que você teria redescoberto.

Se foi culpa minha, quero tentar reparar a situação. Já que você está revendo filmes de seu passado, convido-o para ler As Mulheres de Federico Fellini (V) - especialmente a segunda parte: "Chaplin de Saias".

Grande abraço, e parabéns pelo prêmio!

Sergio Andrade disse...

Roberto, creio que comentei isso com o amigo Edú Aguilar. Quando vi A Estrada da Vida em vídeo achei uma obra-prima, mas quando foi reprisado no cinema (2004? 2005? Não lembro mais...) o filme não me entusiasmou. Revi 2 vezes depois e continuei com a mesma opinião. Não pretendo rever tão cedo, talvez daqui uns 5 anos, mas lerei seu artigo com atenção.

Abraço, e obrigado!

André Setaro disse...

Sempre achei John Frankenheimer um grande cineasta.

Sergio Andrade disse...

Setaro, lembro de ter lido um texto bastante elogioso ao Frankenheimer em seu blog. É um grande cineasta mesmo!

André Setaro disse...

Na minha modesta opinião, creio que o melhor filme de John Frankenheimer é "O segundo rosto" ("Seconds"), obra de inusitada importância que ficou ignorada com o passar dos tempos e é um dos grandes filmes dos anos 60. Até Rock Hudson está muito bem no papel do rico banqueiro já entrado pelos anos que contrata uma empresa especializada em "renascimentos". Com os procedimentos cirúrgicos, o velho magnata se transforma em "Rock Hudson". A empresa consegue um atestado de óbito do banqueiro e faz renascê-lo em novo aspecto e como pintor. Mas o seu 'segundo rosto', ao invés de lhe propocionar sucesso na vida, vem a lhe traz um processo de conscientização da existência numa tremenda crise de identidade. Obra-prima, que dá a Frankenheimer, mesmo que somente tivesse feito este filme, o pódio de grande cineasta.

De um modo geral, sempre saí dos filmes de Frankenheimer, esta a palavra, "impactado".

Sergio Andrade disse...

Setaro, sua opinião nunca poderá ser modesta, pois você é um dos maiores conhecedores de cinema do país!

"Seconds" é mesmo uma obra-prima! Além da melhor interpretação de Rock Hudson, tem também um dos mais ousados trabalhos do grande fotógrafo James Wong Howe. Seu resumo do filme está perfeito!

"Obra-prima, que dá a Frankenheimer, mesmo que somente tivesse feito este filme, o pódio de grande cineasta."

Felizmente para nós ele fez muitos outros grandes filmes, não é mesmo?

Grande abraço!

Pesquisa do Blog