21/03/2009

CHAPADA EM FILMES E NOVELAS

As paisagens da Chapada são cinematográficas. Alguns lugares chegaram a me lembrar do Monument Valley, cenário preferido de John Ford onde ele dirigiu algumas de suas maiores obras-primas.
Uma pena que essas paisagens não sejam muito frequentes em nosso cinema. No momento lembro que os dois filmes abaixo tiveram locações na Chapada, assim como a novela Pedra Sobre Pedra e A Favorita. Parece que o longa baiano Revoada, de José Umberto, também foi filmado por lá. Claro que devem haver outros, se alguém lembrar de outro título por favor me informe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que temos um Monument Valley no país? Pois então o que nos falta é um John Ford no cinema brasileiro rss.
Brincadeiras à parte, não vi nenhum dos dois filmes dos quais inclui os videos abaixo. Mas lembro de Pedra Sobre Pedra, era na época em que eu era bem noveleiro hehe. Mas era uma boa novela.

Anônimo disse...

O Monument Valley nós temos, Vlademir, difícil vai ser achar o John Ford tupiniquim hehe!

Narradores de Javé teve algumas cenas filmadas na Chapada, mas não se pode dizer que o cenário foi muito bem explorado. O outro ainda não vi. Acho que vi alguns capítulos da novela, mas só lembrei mesmo porque o guia comentou. Parece que o final foi gravado no cemitério de Mucugê. Abraço!

Pesquisa do Blog