04/01/2009

O ÚLTIMO GOLPE

Revendo “Thunderbolt & Lightfoot” hoje de manhã, acabei assistindo um outro filme. Aquele empolgante filme de assalto a banco transformou-se num melancólico retrato de uma América profunda que, no início dos anos 70, havia perdido sua “pureza”.

Mas o que mais me chamou a atenção desta vez foram piadas homoeróticas, que não havia percebido na primeira vez que vi, principalmente entre os personagens de Jeff Bridges e George Kennedy.

Não vou cometer o desplante de dizer que existe um subtexto homossexual na relação entre Lightfoot (Bridges) e Thunderbolt (Clint Eastwood). A amizade dos dois remete mais à dos cowboys dos faroestes, como em Appaloosa (pra citar um exemplo recente). Não é a toa que eles são “foras-da-lei”: Thunderbolt é um veterano da guerra da Coréia que após um roubo frustrado se disfarça de pastor numa igreja; Lightfoot é um órfão de pai e mãe que aprendeu a se virar sozinho desde cedo e vive de roubar carros. Mas nenhum deles se dá bem com as mulheres. A cena de sexo de Clint com uma garota é das mais patéticas e Jeff, quando perguntado como tinha se saído em seu encontro, responde de forma enigmática que “as ruivas dão azar”. O cenário é Montana, palco de vários westerns memoráveis, e o diretor e roteirista Michael Cimino enquadra em belos planos gerais aquelas imensas paisagens e suas estradas antes percorridas a cavalos e agora por potentes automóveis. Essa perda da pureza americana seria o tema de praticamente todos os filmes posteriores do diretor (se eles são bons ou não é outra história).

Mas voltando às piadas homoeróticas, tem uma longa sequência (sem trema) na qual Jeff Bridges se fantasia de mulher e chega a ser “paquerada” na rua.


Tudo isso me lembrou daquele boato que corre há anos em Hollywood segundo o qual Cimino teria trocado de sexo. Pesquisando no Google encontrei esta matéria.

Não tenho nenhum preconceito, acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser com sua vida, mas que o diretor já deixava claro essa tendência desde o início da sua carreira, não tenho a menor dúvida.


Cotação: ****



8 comentários:

Ronald Perrone disse...

Esse é o filme do Cimino que eu mais quero ver! Mas só passa em horário ruim pra mim no Tele Cine!

Agora essa história aí do Cimino é muito bizarra, haha

Anônimo disse...

Bota bizarra nisso, Ronald hehehe!

Anônimo disse...

Poxa, ainda ontem mesmo fiquei um bom tempo pensando na carreira do Cimino, logo após ter colocado o Heaven's Gate para baixar (que provavelmente assistirei nessa semana). O Ultimo Golpe vou baixar mais adiante, já que não tenho Telecine.

E esse Cimino é bizarro mesmo hehe

Anônimo disse...

Sérgio,
Tudo bem?
Quem escreve é Adilson Marcelino, do site Mulheres do Cinema Brasileiro. Quero falar com você.
Qual o seu email?
O meu é admarcelino@gmail.com

Abs,
Adilson

Anônimo disse...

Oi, Vlademir! Acabei de te mandar um e-mail!

Qual a versão que está baixando do Heaven's Gate? A original?
E baixe O Último Golpe mesmo, pois é um filmaço!!!

Abç!

Anônimo disse...

Oi, Adilson, tudo bom?
O e-mail é seaph@hotmail.com

Abraço!

Anônimo disse...

Sergio, estou baixando a versão de 219 minutos de Heaven's Gate. E estou pensando em passar a limpo a filmografia (ou pelo menos grande parte dela) do Cimino nas próximas semanas, assistindo os que ainda não vi e revendo os que já conheço.

Anônimo disse...

Então é a versão original. Que ótimo, Vlademir!

E aproveita o embalo e veja toda a filmografia dele mesmo, que nem é tão extensa (7 ou 8 filmes, não lembro direito).

Pesquisa do Blog