28/06/2007

ZINGU! CHEGA AO NÚMERO 10 COM DOSSIÊ BIÁFORA


A Zingu! de Julho chegou com alguns dias de antecedência, já que o editor do site, Gabriel Carneiro, deve estar embarcando para Londres em breve (que ruim, hein, Gabriel? hehe). E para comemorar a chegada aos dois dígitos nada mais natural que homenagear nosso Mestre inspirador com um dossiê dos mais especiais. O Matheus teve a idéia de convidar três grandes figuras do nosso cinema para um debate sobre Rubem Biáfora: o cineasta e crítico Alfredo Sternheim, o também cineasta Astolfo Araújo, ex-cunhado, amigo e sócio do Biáfora e o crítico de cinema Edu Janks. Tive a honra de participar desse encontro histórico, inesquecível, ao lado do Matheus e do fotógrafo Gabriel. Além disso você encontra depoimentos pessoais do grande crítico André Setaro e deste modesto escriba, críticas não publicadas em livro, análise de filmes dirigidos por ele, etc.
Mas claro que a revista não se limita a isso. Os colaboradores continuam mandando muito bem! Tem Filipe Chamy analisando A Voz da Lua, de Fellini, e Uma Noite Sobre a Terra, do Jarmusch; Marcelo Carrard abordando, no Subgêneros Obscuros, a vingança das meninas violentadas pelos homens; Raphael Carneiro, aproveitando a deixa, comenta seus 10 discos preferidos. E muito mais!

Parabéns ao idealizador dessa empreitada, nosso grande amigo Matheus Trunk!


Cena de MS 45, de Abel Ferrara

8 comentários:

Anônimo disse...

Claro que minha leitura matutina de hoje foi a Zingu, fui alertada ontem sobre a nova ed., através do Orkut (Sergio, qdo terei a honra de ser adicionada?:), pelo Trunk.
Começo falando pela sensacional mesa-redonda: delícia de papo, cheguei a sentir o cheiro da cerveja com salgadinho que devia estar rolando! Rá! Aí, o Carrard fez um texto sobre uma fascinação minha que eu nunca tinha me dado conta que poderia ser matéria para a subgêneros obscuros, senão eu já teria pedido antes: as mulheres-violentadas-vingadoras. Nem preciso dizer que adorei o texto, né? Já gosto do tema, e o texto do Carrard é sempre ótimo! Minha grande surpresa desse mês foi o Musas Eternas. Muito bacana o resgate da Lucelia Santos, adorei! O texto da Melody me fez ter vontade de ler o livro e o Raphael Carneiro arrasou mais uma vez. Gozado que eu tenho a mesma relação amor-ódio que ele tem com os Beatles. Edição histórica, people! Parabéns a todos os envolvidos.
Grande beijo, Sergio, saudades, amigo.

Anônimo disse...

O Serjão, grande companheiro de guerra, valeu o destaque ! Você sabe que se não foss a sua ajuda, amizade, empenho e companheirismo nunca teria rolado esse dossiê Rubem Biáfora. Deixo aqui público que se não fosse o grande amigo Sergio Andrade, o dossiê Rubem Biáfora não teria a mesma complexidade e a mesma grandeza que ele merecia.

Graciele, agradeço os elogios. Sobre o musas eternas, pode ter certeza que sempre falarei de grandes atrizes, como a Lucélia Santos que merecia realmente um texto.
Realmente o texto do Raphael está muito legal e o Carrard, com o conhecimento e talento de sempre.

Anônimo disse...

Graciele, agradeço em nome dos citados. Realmente os textos do Carrard, do Matheus, do Raphael e da Melody, que li agora há pouco, estão excelentes.
Quanto a mesa-redonda, o papo foi ótimo mesmo, mas se não me engano não rolou cerveja, nem salgadinho. Nem mesmo tubaina! hehe.

Ué, mas já não foi adicionada? Ih, estou percebendo minha total inutilidade nesse negócio de Orkut. Deixa quieto...

Matheus, meu grande amigo!
Muito obrigado pelas palavras, que tenho certeza que são sinceras, mas custo a crer na minha importância para esse belo dossiê Biáfora.

Anônimo disse...

Oi Graciele. Te adicionei no Orkut vc não viu: Obrigado pelos elogios. Como comentei na Comunidade da Zingu no Orkut no segundo semestre terei mais tempo para fazer textos mais depurados e em breve Musas Eternas com Asia Argento. Matheus, muito obrigado pela força e realmente, o Sérgio é o Cara!!!

Anônimo disse...

Sergio, vc já me adicionou sim! Fui lá olhar! Eu tb não sou das melhores com essas coisa, como vc bem pode atestar. :D
Carrard, que honra! Super legal vc ter me adicionado, agora vou até ter coragem de deixar comentário lá no seu blog! A propósito, fui ver Depois do casamento depois de ter lido seu texto! Aguardo ansiosa os textos que vc está prometendo, olha lá, hein? :)
Sergio é admirável mesmo, para mim ele funciona meio que como uma bússola do mundo: qdo preciso de uma opinião de peso (sobre qualquer coisa), sempre recorro a ele e nunca me decepcionei e que memória!!! Nunca vi nada parecido.

Anônimo disse...

Carrard, agora fiquei com água na boca. Musas Eternas com Asia Argento? Uau!!! :)

Graciele, acho que sua memória é melhor que a minha, já que se lembra de uma época (faz um bom tempo que não nos falamos!) em que minha memória ainda era boa :)
E agora, por favor, vamos parar com essa rasgação de seda hehe!

Demonarch disse...

Li também, achei o máximo!

Anônimo disse...

Obrigado, Demonarch, pela audiência altamente qualificada.

Pesquisa do Blog