10/12/2006

LEITURA DINÂMICA PARA INTELECTUAIS


Dia desses recebi um e-mail com o título acima. A princípio pensei ser algum spam, mas depois que comecei a ler fui esboçando um sorriso, e ao final da leitura estava gargalhando sozinho (acho que os vizinhos pensaram que tinha ficado maluco hehehe!). Trata-se de uma das coisas mais divertidas e inteligentes que já li ultimamente. Decidi então “socializar” essa alegria com os leitores, amigos e visitantes do blog. Espero que gostem!

Bem se sabe que a vida moderna não deixa tempo para a leitura de bons livros. Assim, vai um resumo de clássicos da literatura que muito ajudarão a engrandecê-lo(a) culturalmente.

1) Leon Tolstoi: Guerra e Paz. Paris, Ed. Chartreuse. 1200 páginas.
Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro. Fim.

2) Marcel Proust: À La recherche du temps perdu. (Em Busca do Tempo Perdido). Paris, Gallimard. 1922. 1600 páginas.
Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486. vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág. 1344, vol.VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde estão todos muito velhinhos - e pronto. Fim.

3) Luís de Camões: Os Lusíadas. Editora Lusitania.
Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas. Fim.

4) Gustave Flaubert: Madame Bovary. 778 páginas.
Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre. Fim.

5) William Shakespeare: Romeo and Juliet. Londres, Oxford Press.
Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro, as duas turmas saem na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero. Fim

6) William Shakespeare: Hamlet. Londres, Oxford Press.
Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Fim.

7) Sófocles: "Édipo-Rei" - tragédia grega. Várias edições.
Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta. Fim.

8) William Shakespeare: Othelo.
Resumo: Um rei otário, tremendo zé-ruela, tem um amigo muito fdp que só pensa em fazê-lo de bobo. O tal "amigo" não ganha um cargo no governo e resolve se vingar do rei, convencendo-o de que a rainha está dando pra outro. O zé-mané acredita e mata a rainha. Depois descobre que não era corno, mas apenas muito burro por ter acreditado no traíra. Prende o cara e fica chorando sozinho. Fim.

Você economizou a leitura de pelo menos 7.000 páginas e R$ 500,00 em livros!!!

Não precisa agradecer.

24 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional SÉRGIO. Adorei o resumo do Madame Bovary, parece sinopse de filme erótico da Boca do Lixo. A história do Édipo tb é muito boa. E quanta gente com insônia, ai que meda, ando com muita insônia ultimamente... Valeu Sérgio, estava precisando dar umas boas gargalhadas nessa tarde chata de domingo.

Anônimo disse...

Fala, Marcelo! O resumo da Bovary parece pornochanchada da Boca mesmo hehe! Os resumos de Em Busca do Tempo Perdido e de Hamlet tb são ótimos :) E vc está certo, muita gente c/ insônia nesses livros. Se cuida hein hehe! Um abraço!

Anônimo disse...

Sergio, tô me matando de rir! O que foi esse resumo do Othelo de Shakespeare? hahaha. Ótimo! Já repassei para um montão de gente. Beijão!

Anônimo disse...

Muiiiiito engraçado!!!! Prá mim, os 02 melhores resumos são : "Em Busca do Tempo Perdido" e "Édipo Rei", sendo q. nesse último, o cara foi muito feliz no trocadilho!!!

Anônimo disse...

Oi, Graciele! Muito bem bolado o resumo do Othelo hehe! Que bom que gostou! Beijos!

Edú, conseguir resumir Em Busca do Tempo Perdido em 5 linhas é mesmo uma façanha digna de nota :) Abraço!

Anônimo disse...

O pior é que, realmente, os dois 'grandes acontecimentos' de Em busca do tempo perdido (no que tange ao protagonista claro) sãos aqueles mesmos. hahaha

Anônimo disse...

Graciele, se você está dizendo eu acredito, já que vc é uma das pouquíssimas pessoas que conheço que leram Em Busca do Tempo Perdido (aliás, terminou de ler todos os volumes?) Beijos!

Anônimo disse...

Na boa, com todo o respeito a Proust, pra que SETE volumes???? parei no terceiro, ó, mó bom ter lido isso. HAHA

Anônimo disse...

Fernando, o que posso dizer é que um dia pretendo encarar os 7 vls. do "monumento a memória" de Proust. É aquela coisa, alguns só precisam de 100 pgs. pra produzir uma obra-prima, outros precisam de 7 volumes.

Anônimo disse...

Li! Inclusive, meu caro, vc foi o grande responsável, pois presentou-me com 2 volumes: A prisioneira e Sodoma e Gomorra. Sabe que sou eternamente grata, né?Beijão!

Fernando, realmente, os dois primeiros volumes são lindíssimos e os meus favoritos, mas o terceiro é incrível tb. Pode continuar sem medo! Bjs!

Anônimo disse...

perfeito. qd algum tolo fala para eu fazer um resumo de algo que li pq ele precisa fazer um trabalho pra escola ou faculdade, fico com aquela cara inconfessável. só lendo para fazer resumo de algo, pq ler um resumo para fingir que leu e sabe dá essas distorções que nesse texto estão ao máximo. genial. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Graciele e Pedrita, muito obrigado pelos comentários!
Beijos, queridas :)

Anônimo disse...

Realmente engraçado. Mais engraçado do que isso só mesmo Umberto Eco, como "editor-leitor" dando o parecer sobre a possibilidade de publicação de livros como a Bíblia (que ele sugere que, depois de muitos cortes, seja editado com o título de "Os desesperados do Mar vermelho"), e assim por diante. Um abraço.

Andrea Ormond disse...

Oi Sergio! O resumo do Proust está impagável, a quantidade de páginas........... ri muito por aqui rsrs O do Madame Bovary realmente tem um clima meio Dacar Produções, quem sabe dirigido pelo Ody Fraga. Beijos!

Anônimo disse...

Fala, Moacy! Essa do Umberto Eco deve ser muito engraçada! "Os desesperados do Mar Vermelho" é ótimo hehehe!
Abraço!

Oi, Andréa! O resumo do Proust é genial hehe!
E numa produção Dacar, com direção do Ody Fraga, a Bovary só poderia ser a Matilde Mastrangi :)
Beijos!

Anônimo disse...

Andrea e Sergio! Adorei o Madame Bovary com cara de Dacar Produções! kkkkk Tô rindo até!
Beijos!

Anônimo disse...

Graciele, já temos a atriz principal, mas e os papéis masculinos? O padeiro, para mim, seria o simpático gordinho Carlos Bucka hehehe!
E o David, seria o marido chifrado ou o vizinho cheio da grana? :)
Bjs!

Anônimo disse...

kkkkkk...ADOREI o casting! Aprovado!kkkk

Beijão

ps: veja qto rendeu esse assunto, hein Sergio? E vc ainda tinha dúvidas se a gente ia se divertir com o post...;)

Anônimo disse...

Oi, Graciele! Pois é...Fiquei muito feliz por vcs terem se divertido!

Beijão!

Anônimo disse...

Ah, eu esqueci de opinar: acho que o david deveria ser o chifrudo!

Anônimo disse...

HAHAHA! Seria um desafio e tanto na carreira dele :)

Anônimo disse...

A pessoa que escreveu esse texto é genial! os resumos de Romeu e Julieta, Édipo Rei, Madame Bovary e Os Lusíadas são ótimos. Outro dia desses encontrei um texto em que o autor trabalha de forma cômica com todos os títulos de filmes do Almodóvar, mas não consegui passar para os outros blogs pois estava bloqueado. Abraços do crítico da caverna.

Anônimo disse...

Sergião! o THE HOST deve estrear aqui em março. Pelo menos é o que a Paisa informa na última edição.

Anônimo disse...

Fala, Roberto! O problema é que nunca se sabe quem é o autor desses textos hehe!
Mas os resumos são geniais, mesmo!
E essa brincadeira com os títulos de filmes do Almodóvar deve ser muito legal. Tem link?

Olá, Bakemon! Ótima notícia, vou esperar até março então.
E ah, sim, precisamos ver o lance dos filmes do Teruo Ishii!

Abraços!

Pesquisa do Blog