28/11/2005

SONNY CHIBA EM DOSE DUPLA

Sobre este filme vale a frase: tem a sutileza de um elefante numa loja de cristais. Crânios esmagados, fraturas múltiplas, mortes à rodo, membros extirpados, órgãos sexuais e pomo-de- adão arrancados com os dedos, entre outras belezas do tipo. Em enxutos 91 min, os cultores do gênero não terão do que reclamar. Tudo orquestrado com a competência artesanal do diretor Shigehiro Ozawa, um dos grandes especialistas em fitas de ação da Toei (o estúdio cuja característica eram as aventuras de bandoleiros), tendo dirigido uma média de 4 filmes por ano, e a quem às vezes eram entregues produções mais ambiciosas, como um episódio da série Hibotan Bakuto (Peônia Carmesim). Sonny interpreta, com toda a energia que o papel exige, Takuma "Terry" Tsurugi, um lutador de rua contratado para libertar um prisioneiro prestes a ser executado. Mas quando percebe que foi enganado parte com tudo prá pancadaria. O DVD veio encartado na revista East Side, um projeto de um monte de gente boa, entre os quais os camaradas Takeo, Ricardo e Heráclito. Só não entendi porque não foi lançado com o título dos cinemas brasileiros, Karatê Mortal.

A LENDA DOS OITO SAMURAIS

A defesa de valores como honra, coragem, amizade, lealdade. Doses equilibradas de suspense, terror, comédia, aventura, romance. Vampiros, monstros e bruxas aterradores. A gloriosa nudez de Mari Natsuki. O que mais? Ah, sim, cenários extravagantes. Mas o que estou dizendo? O filme todo é extravagante. Uma agradável extravagância!!! No Japão medieval, um clã é dizimado por um exército de mortos-vivos. A única sobrevivente é a Princesa Shizu. Fugindo disfarçada, ela acaba sendo encontrada por 2 samurais, que lhe contam a lenda dos 8 samurais que foram destinados a ajudá-la a recuperar o trono. Eles precisam então encontrar os outros 6 para que a profecia torne-se realidade. Uma vez reunidos terão que unir forças para destruir os vampiros comandados pela Lady Tamazusa, que tal qual a célebre Condessa Elizabeth Bathory também se banha no sangue das virgens para manter a juventude. E demonstra um carinho todo, digamos, especial para com os filhos. Sonny prova que podia ser mais do que apenas o brucutu de Street Fighter, numa atuação mais contida. Na verdade seu papel é secundário, a protagonista é a bonitinha Hiroko Yakushimaru. Mas ele é responsável pela coreografia das lutas, junto com seu grupo Japan Action Club.
As influências mais claras no filme são Indiana Jones, Star Wars, Conan e, óbvio, Os Sete Samurais. Mas reflete sobretudo o estilo do diretor, o mestre Kinji Fukasaku, um dos criadores, ao lado de outros cineastas nipônicos, dos "ballets macabros", filmes de lutas super-coreografadas que logo se espalhariam pela Ásia e daí para o mundo.

11 comentários:

André disse...

só nao comprei o que saiu na banca, pq logo mais aparece por 10 reais na sta ifigenia =)

Anônimo disse...

Esse "A Lenda..." foi lançado em banca??

E q. papo é esse dessa revista na qual o Heráclito está envolvido??

E o 'viadinho' não fala nada.

Anônimo disse...

Fala, André! Sei que a situação tá difícil, mas se você puder comprar o que saiu nas bancas, vale a pena. A revista traz biografia do Sonny Chiba escrita pelo Heráclito, e uma seleção de novos astros de filmes de artes marciais, de autoria do Takeo.

Olá, Eduardo! A Lenda...eu comprei numa loja de DVD, 10 reais!
Não estava sabendo da revista? Se não me engano ele divulgou lá no Desforra...ou estou enganado? De qualquer forma, agora você já sabe o conteúdo, na resposta ao André. E parece que o n. 2 está para sair, trazendo encartado a continuação de Street Fighter.
Abraços!!!

Anônimo disse...

Caramba, Sergio! R$10,00 por esse A LENDA...? Que legal! Fiquei curiosíssima com relação a esse filme e o melhor é que o preço é bastante 'praticável'. Beijo! Adorei o post!

Anônimo disse...

Eu comprei a Revista "East Side" e vale a pena. Além de ver o filme do Shiba (ou Chiba ?!?) legendado, ainda fico na expectativa da revista emplacar e lançar outros clássicos.

Anônimo disse...

Sim, Graciele, R$10,00. Tá de graça, ainda mais sendo um filme bom desses. Acho que você vai curtir. Beijo!

E ae, Paulo? Seja bem vindo à esse novo espaço!!! Segundo quem entende, o Takeo, é CHIBA (pronuncia-se TIBA). Também espero que a revista emplaque, já que o mercado de revistas sobre cinema entre nós é muito limitado. Abraço!!!

Anônimo disse...

Caramba, Sérgio! Você comprou o Lenda aquele dia e só agora foi assistir?

Anônimo disse...

Pois é! Esse é o problema com fita comprada: a gente vai deixando prá ver depois...vai deixando...

André disse...

fala sérgio, valeu ter comparecido ontem à sessão, pena que teve que ir embora cedo (ainda ficamos proseando lá fora do ccbb um tempinho.

até a proxima, abraços!

Marko disse...

Fala cara, um prazer te conhecer ontem. Saí meio vazado, mas to deixando um abraço aqui!

Anônimo disse...

Fala, André! Infelizmente não pude ficar mais tempo, tenho que estar de pé bem cedinho hehe. Mas valeu a pena ter visto o "Sozinho" e tê-lo conhecido pessoalmente. Até a próxima!

Fala, Marko! Foi um prazer te conhecer também!

Abraços!!!

Pesquisa do Blog