No café da manhã Tom Powers, irritado com a namorada interpretada por Mae Clarke, esmaga uma grapefruit em seu rosto. Uma das versões diz que a expressão de surpresa da atriz foi real, já que o combinado era que James Cagney apenas aproximaria a fruta de sua face. Seja qual for a verdade, o que importa é que a cena entrou para a história do cinema como uma das mais lembradas de todos os tempos. O Inimigo Público é uma das mais representativas películas do estúdio Warner entre os anos 30 e 40. Naquela época cada grande estúdio de Hollywood tinha uma característica própria, facilmente reconhecível pelo espectador: a Metro tinha os grandes musicais, a Paramount as comédias sofisticadas, a Universal os filmes de terror, e a Warner os dramas sociais.
Aqui acompanhamos a trajetória de Tom Powers, desde a infância pobre em 1909, marcada por um pai autoritário, até sua ascensão como um temido gângster na década de 20, durante a lei seca. O filme parece ser quase um documentário sobre aqueles anos. A sequência que mostra o desespero das pessoas para armazenar as garrafas, logo depois da promulgação da lei que proibia a venda de bebidas alcoólicas, é impressionante. Mas o mais impressionante de tudo é a visceral interpretação de Cagney, no papel que o lançou para o estrelato. Ele faz com que nos identifiquemos com um tipo que é quase um psicopata. Apesar de bastante violento não vemos nenhum assassinato, ou a câmera se desvia ou acompanha de fora o crime, o que aumenta o impacto. Dirigido por William Wellman, um dos cineastas "machões" de Hollywood (o que não impede que ele tenha um sensível olhar para as mulheres da trama, em especial a personagem interpretada por Jean Harlow), The Public Enemy é sensacional. O mesmo podemos dizer do DVD da Warner, lançado na Coleção Gangsteres, numa cópia perfeita e recheada de extras. Entre outras coisas, há vários curtas-metragens produzidos pelo estúdio na época, e principalmente um documentário em que diversos especialistas analisam o filme, entre eles Martim Scorsese, que inclusive faz uma ponte entre este e o filme que estava dirigindo então, um tal de "O Aviador". Tudo com legenda em português! Imperdível!!!
O Inimigo Público (The Public Enemy). Dir.: William A. Wellman. Rot.: Kubec Glasmon, John Bright e Harvey F. Thew. Fot.: Dev Jennings. Mont.: Edw M. McDermott. Com James Cagney, Jean Harlow, Edward Woods, Joan Blondell, Donald Cook, Mae Clarke. EUA, 1931, P&B, 83 min.
12 comentários:
Vergonha!! Não conheço esse filme.
Fiquei com água na boca, adoro Wellman e conheço muito pouco de Cagney (novamente: vergonha!!).
Alternativa: comprar!!!
Eduardo, dessa vez só pude alugar, mas quando sair o pagamento pretendo comprar a coleção completa!
Sergio, esqueceu de mencionar que os grandes estúdios detinham seu cardápio variado de filmes de gênero em virtude, também, das condições econômico-financeiras dos produtores; portanto a Warner - mais tarde conhecida pelos seus sofisticados policiais 'noir' - investiam, naquele momento, em dispendiosos filmes de gangsters, ao passo que, por exemplo, a Metro nos brindava com dramas históricos e folhetinescos musicais dirigidos ao público mais 'intelectual'. Vi a caixa a que vc se refere e tive que usar meu babador...
Pois é, Walner, há muita coisa a ser dita sobre o sistema de produção dos estúdios da velha Hollywood, o problema é a falta de tempo e espaço. O que eu achei importante ressaltar foi que os estúdios tinham uma identidade, o que inclusive facilitava a vida do espectador na hora de escolher o filme que queria ver. E a coleção é mesmo de babar!
putamerda!! Se eu já tava com água na boca quando soube dessa coleção, com esse teu comentário, Sergio, aumentou ainda mais a minha sede. William Wellman é diretor de um dos meus westerns favoritos: CONSCIÊNCIAS MORTAS. Esse INIMIGO PÚBLICO deve ser foda.
Não tenha dúvidas, existia, sim, uma 'identidade' - ou um estilo, se preferir - reinante entre os estúdios. 'O gênio do sistema', cia. das letras, Zatz, fala bem sobre isso.
Ailton, muito bem lembrado, Consciências Mortas é um dos maiores faroestes já feitos. Wellman é fera. Inimigo Público parece ter sido feito ontem, não envelheceu nada!!!
Walner, vc citou um livro fundamental para entender todo o processo de produção dos estúdios da velha Hollywood.
Aluguei esse filme junto com ANJOS DE CARA SUJA hoje.
Legal, Ailton. Anjos... é um que estou louco prá rever, assisti há muito tempo numa madrugada na Globo.
Sergio, que texto delicioso!!!!! Adorei! Seu Blog está fantástico!
Beijão! Graciele
Graciele, obrigado pelas palavras! Beijão!!!
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