Primeiro filme de suspense de Lucio Fulci, depois de anos dirigindo veículos para a chatíssima dupla Franco Franchi/Ciccio Ingrassia. Filmado em San Francisco, o que imediatamente traz à mente o clássico “Um Corpo que Cai (“Vertigo”). A associação com a obra-prima de Hitchcock não se dá apenas pelo cenário da ação, mas pela própria trama: o Dr. Giorgio Dumurrier trabalha com o irmão numa clínica que está passando por dificuldades financeiras. Ele é casado com Susan, que sofre de asma, e tem uma amante, Jane, fotógrafa de moda. Susan, de saúde frágil, vem a falecer deixando uma fortuna em seguro. Uma noite Giorgio recebe um telefonema anônimo dizendo para se dirigir até um clube noturno onde vem a conhecer a stripper Monica, que é a cara de Susan. E é melhor parar por aqui para não estragar as surpresas que seguirão.
Jean Sorel, o eterno marido cornudo (ou não?) de “Belle de Jour” interpreta Giorgio, mas não vamos nos ocupar dele, pois o filme traz duas das maiores beldades dos anos 60, a italiana Elsa Martinelli (que você pode ver no post ai embaixo) como Jane, e a austríaca Marisa Mell (lá embaixo da página, na cena de strip-tease), ambas em generosas cenas de nudez e sexo, embora o filme tenha chegado a ser proibido na Itália por uma apenas sugerida cena de lesbianismo entre as duas. Vai entender!
“Una sull’Autra” conta com cenas elaboradíssimas, um trabalho realmente excepcional de mise-en-scène de Fulci, aproveitando ao máximo a estranha beleza da cidade de San Francisco. Altamente recomendável!
2 comentários:
Ótimo texto! Vou colocar pra rodar aqui ainda esta semana!
Já assistiu Beatrice Cenci, do Fulci, Sérgio?
Assisti Beatrice Cenci, Ronald. Um drama poderoso, talvez a obra-prima do diretor.
Postar um comentário