Os Assassinos - Robert Siodmak
O Beco das Almas Perdidas - Anatole Litvak
O Beijo da Morte - Henry Hathaway
Os Corruptos - Fritz Lang
A Dama de Shanghai - Orson Welles
O Destino Bate à Porta - Tay Garnett
Fuga ao Passado - Jacques Tourneur
Fúria Sanguinária - Raoul Walsh
Gilda - Charles Vidor
O Grande Golpe - Stanley Kubrick
O Homem Errado - Alfred Hitchcock
Laura - Otto Preminger
Morte num Beijo - Robert Aldrich
No Silêncio da Noite - Nicholas Ray
Pacto de Sangue - Billy Wilder
Pânico nas Ruas - Elia Kazan
Relíquia Macabra - John Huston
O Segredo das Jóias - John Huston
23 comentários:
Poxa,... No Silêncio da Noite é um filme que quero ver. Outro dia alguém escreveu um texto apaixonado sobre o filme e minha curiosidade aumentou. Revi outro dia O Amigo Americano de Wenders - Ray aparece no filme, né?
Fala, Marcos! No Silêncio da Noite é magnífico, procure nas locadoras, tem em DVD. O Ray aparece como ator em Amigo Americano sim. E o Wenders depois faria aquele belo documentário sobre seus últimos dias de vida, Nicks Movie.
Adoro filme noir. Desses aí que vc citou, meu favorito é A MORTE NUM BEIJO. Obra-prima absoluta!
Film noir é bom demais :) Tb adoro A Morte num Beijo, Ailton, mas meu preferido mesmo é À Beira do Abismo, que não entrou na lista porque merece um post à parte. Abraço!
Até que enfim uma lista que consegui expectar alguns! Coincidência é que assisti quase todos no mesmo período! A Lista não é minha mas colocaria Punhos de Campeão do Wise que me deixou abalado, Horas de Desespero do Willian Wyler (pode-se dizer que é Noir?), também colocaria Don Siegel, talvez com Medo Que Condena. Sergio, você não inclui nenhum do Ford? Agora A Dama De Shanghai é o que há de mais devastador na existência cinematográfica!!! Aquele abraço!!!
Ótima lista, meu amigo... desses, os que eu vi e que gosto bastante são No Silencio da Noite, Pacto de Sangue, Reliquia Macabra, Morte num Beijo, O Homem Errado, Fuga ao Passado e A dama de Shanghai.... preciso ver mais filmes Noir....
Oi, Urina! Punhos de Campeão é excelente, assim como Horas de Desespero mas acho que esse não pode ser considerado filme noir. Medo que Condena nunca vi, mas do Siegel poderia ter entrado O Cais da Maldição. Agora, Ford até onde sei não dirigiu nenhum noir.
Fala, Ronald! São grandes filmes mesmo. Procure mesmo conhecer mais filmes noir, vale a pena!
Abraços!
À BEIRA DO ABISMO!! Hawks, né? Ainda não vi, mas estou baixando. Pena que o download tá em 59% já faz uma semana. Empacou.
Horas de Desespero me veio a cabeça pelas planificações e iluminações impactantes, mas possivelmente não é Noir; deixa quieto. Do Ford eu não assisti, mas definem Domínio de Bárbaros como um dos maiores filmes e classificam como Noir, que tu acha? Anthony Mann eu só vi faroestes, teria algum com destaque em uma lista com mais filmes? Sergio, em uma base mais recente entre final dos anos 60 até o momento, você acha que existem trabalhos me merecem destaque, lógico que foge um pouco do contexto puro do "Noir", mas definiria como ótimos trabalhos na função "Film Noir", como o Sr. Marcos acima destacou ao apresentar O Amigo Americano (um dos melhores Wenders)? Desculpa pelo texto e as perguntas gigantes!
Isso mesmo, Ailton, do Hawks! Mas e ai, já passou do 59%? :)
Urina, suas perguntas são sempre bem-vindas e pertinentes! Tb nunca vi Domínio de Bárbaros, mas é bem possível que tenha elementos do noir, mas como se passa num país da América Latina não pode ser considerado um noir puro (pretendo me estender sobre esse assunto no meu próximo post, ok?)
O Mann dirigiu vários noirs na década de 40, só vi um, "Moeda Falsa", ótimo!
A partir do final dos anos 60 vários diretores procuraram homenagear os "film noir", como Altman em "O Perigoso Adeus" e Arthur Penn em "Um lance no escuro". Mas os meus preferidos, que acho conseguiram captar melhor o estilo noir são "Chinatown" do Polanski, "Corpos Ardentes" do Kasdan, "O destino bate à porta" do Rafelson e "Fugindo do Passado" do Benton. Sem esquecer da comédia "Cliente Morto não Paga" do Carl Reiner. Com certeza esqueci mais algum, mas basicamente é isso.
Espero ter respondido suas perguntas a contento :)
Abraços!
Mais é lógico que respondeu! Além de exemplificar com perfeição lança uma relação para uma pesquisa mais ampla, obrigadão!
Fala Sergio! Não vi nenhum desses...mais uma vez agradeço as dicas, valeu, abraços!!!
Falou, Urina! Eu que agradeço por sua visita e seus comentários!
Fala, Mantis! Procure conhecer, vários deles já foram lançados em DVD. O Segredo das Jóias em breve estará disponível tb. Muito obrigado pelo comentário!
Abraços!!!
Fala Sergio!!! Assim q. for marcar alguma coisa, me lembre de te levar o dvd de "A Bittersweet Life", talvez o melhor film noir contemporâneo, mas apesar das muitas ressalvas q. tenho, admito q. "Blade Runner" tem seus méritos, especialmente por inserir o noir em meio a ficção científica, mas concordo com os q. vc. destacou, e do Rafelson, é possível mesmo q. num patamar abaixo, citar "O Mistério da Viúva Negra".
Fala, Edú! Vamos marcar sim, depois me mande um e-mail, pois meu micro voltou do conserto e acabei perdendo meus contatos. Quero muito ver esse Bittersweet Life. Tb tenho minhas ressalvas em relação ao Blade Runner, mas o Scott foi inovador mesmo ao fazer esse FC-Noir :) Sabia que ia esquecer algum: o filme do Rafelson é muito legal! Abraço!!!
Alguns desses filmes são verdadeiras jóias do cinema...
Concordo plenamente, Moacy!
LAURA
e
RELÍQUIA MACABRA
definitivamente definitivos.
HAHA
São mesmo, Fernando! Hehe!
Essas listas que me fazem cair na real que tenho muita coisa pra assistir ainda...hehehe
Fala, Marlonn! Que bom que está de volta. Muito obrigado pelo comentário. Abraço!
Para mim, Cat People, do Tourneur, é um filme Noir, e um dos melhores.
Walner, Cat People tem mesmo elementos de filme noir, mas seguindo a classificação do Mattos, por ser um filme de terror, seria considerado um noir impuro. Seja como for, é genial!
Postar um comentário