31/07/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 30/07 A 05/08


Uma Noite em 67. Brasil/2010. Dir.: Ricardo Calil e Renato Terra. Documentário sobre a final do Festival de MPB da Record que reuniu alguns dos maiores talentos de nossa música, com depoimentos dos envolvidos (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Edu Lobo, Roberto Carlos, Sérgio Ricardo, etc.). Facebook.

Um Novo Caminho (Le Dernier pour la Route). França/2009. Dir.: Philippe Godeau. Com: François Cluzet, Mélanie Thierry, Anne Consigny, Michel Vuillermoz, Eric Naggar, Marilyne Canto, Bernard Campan, Eva Mazauric. Filme do gênero "instituição psiquiátrica", no caso para tratamento de alcoolismo. O diretor estreante Godeau produziu filmes para gente como Vitali Kanevsky, Maurice Pialat, Jaco Van Dormael e o polêmico "Baise-moi". Trailer.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo). Japão/2008. Dir.: Hayao Miyazaki. Com as vozes no original de: Yuria Nara, Hiroki Doi, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi, Yûki Amami, Kazushige Nagashima. Mais um filme a estrear com atraso por aqui (desculpem se insisto nessa tecla). Na carreira do diretor segue-se aos complexos "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado", mas recupera as tramas simples e os traços delicados dos anteriores "Nausicaä", "Meu Amigo Totoro", "Porco Rosso". Como sempre no universo do mestre japonês, seres fantásticos convivem normalmente com os humanos. Uma pequena jóia perdida num mundo de barbaridades. Cópias dubladas e apenas uma legendada. Cliquem na imagem para ver um vídeo com a versão traduzida da música final.

Salt (Idem). EUA/2010. Dir.: Phillip Noyce. Com: Angelina Jolie, Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Daniel Olbrychski, Andre Braugher, August Diehl, Daniel Pearce, Hunt Block, Olek Krupa, Cassidy Hinkle. O diretor australiano ao menos foi honesto quando disse ter sido um bom soldado do cinemão hollywoodiano. De 1992 a 1999 realizou uma série de bombas difícil de ser superada: "Jogos Patrióticos", "Invasão de Privacidade", "Perigo Real e Imediato", "O Santo", "O Colecionador de Ossos". Voltando para a Austrália fez o contundente "Geração Roubada" e uma visão crítica da política em "O Americano Tranquilo". Agora veste de novo o uniforme de marine. O filme é uma tolice, com os coitados dos russos novamente como vilões. Angelina está feia e magra como um palito. Se você quer ver um filme de ação divertido e inteligente prefira o do Tom Cruise. Site.

Todo Poderoso: O Filme - 100 Anos de Timão. Brasil/2010. Dir.: Ricardo Aidar e André Garolli. Registro esse lançamento a contragosto. Link? Nem pensar!

P.S.: Alô, Juvenal Juvêncio, cadê os filmes sobre as glórias do São Paulo Futebol Clube? Material é que não falta!

4 comentários:

Matheus Trunk disse...

Meu já fizeram três filmes dos 100 anos do Corinthians? Tudo bem, os caras tem maior torcida, mas só falta o que agora? "Sócrates Movie"? "Biro-Biro Movie"? (se bem que esse último seria maneira rsrs)

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Sim, Matheus, esse é o terceiro filme sobre o Corinthians. Onde estão os filmes sobre Palmeiras, São Paulo, Santos etc.?
Chega de filme corintiano hehehe

pseudo-autor disse...

Fui ver Salt: detestável! Fazer o quê... Tem que vender a imagem da Angelina Jolie. Eo circuito do RJ me sacaneou e jogou uma noite em 67 pra longe. Mas vou tentar ver mesmo assim.

Cultura na veia:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Salt é um horror!
Uma Noite em 67 até que foi lançado num bom circuito em SP.

Abs

Pesquisa do Blog