17/07/2010

ESTREIAS DA SEMANA - 16 A 22/07

À Prova de Morte (Death Proof). EUA/2007. Dir.: Quentin Tarantino. Com: Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Sydney Poitier, Rose McGowan, Zoe Bell, Tracie Thoms, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Eli Roth, Michael Parks, Marley Shelton, Nicky Katt. 3 anos de atraso. Mas valeu a pena esperar! Nem adianta comparar com o filme conjunto do projeto grindhouse, aquela besteira dirigida pelo tex-mex Robert Rodriguez. "Death Proof" é obra de um cara que tem cinema correndo nas veias. Aqui a homenagem é aos filmes de perseguição em estradas setentistas como "White Line Fever", "Fuga Alucinada" e principalmente "Corrida Contra o Destino". Como sempre Tarantino equilibra com perfeição longas cenas de falatório incessante com outras de ação de tirar o fôlego. Três dessas cenas são de antologia: a primeira colisão vista de vários ângulos diferentes; o plano sequência em torno de uma mesa de bar onde as amigas conversam; e a empolgante perseguição final, realizada como antigamente, sem o auxílio de CGI. Kurt Russell esbanja carisma como o vilão psicopata "Stuntman Mike" e o elenco feminino é repleto de gatas deliciosas, com destaques para a filha de Sidney Poitier, a stuntwoman Zoe Bell, a "cheerleader" Winstead e, óbvio, Rosario Dawson (mais fotos dela nos slides). Baita filme! Cliquem na foto para ler entrevista.

Dzi Croquettes. Brasil/2009. Dir.: Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Documentário que tira do ostracismo o grupo de dança que ousou enfrentar a ditadura militar e o preconceito da sociedade nos anos 70.
Site.

Encontro Explosivo (Knight and Day). EUA/2010. Dir.: James Mangold. Com: Tom Cruise, Cameron Diaz, Peter Sarsgaard, Jordi Mollà, Viola Davis, Paul Dano, Marc Blucas, Lennie Loftin, Maggie Grace, Celia Weston. Este novo veículo do astro Cruise não bombou nas bilhterias como era esperado. Vamos prestar atenção como se comporta o público brasileiro. O bom diretor Mangold parece querer abordar todos os gêneros do cinema: drama (Paixão Muda, ainda seu melhor filme), policial (Cop Land, no qual Stallone engordou perdendo a forma para sempre, mas provou que sabia atuar), instituição psiquiátrica (Garota, Interrompida), comédia romântica (Kate & Leopold), suspense (Identidade), biopic (Johnny & June), faroeste (Os Indomáveis, o único em que errou a mão) e agora aventura. Pode ser divertido. Pânico na TV na
pré-estreia.

4 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Bem, Sérgio, se esse filme de Tarantino se aproximar do nível de Bastardos Inglórios, Pulp Fiction e outro filme, cujo título não me ocorre agora (tem o nome de um personagem feminino), já está bom demais. Curioso o elenco contar com Poitier e sua filha, que, confesso, não conheço. Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Sobreira, o título do filme é Jackie Brown. Á Prova de Morte pode não estar no mesmo nível dos citados, mas se aproxima bastante.
E o Poitier pai não está no elenco, apenas sua filha que tem o mesmo nome dele.

Um abraço.

pseudo-autor disse...

Ainda não consegui ver À Prova de morte, mas vou antes do fim de semana. Parece maneiríssimo! Já o Dzi Croquettes eu recomendo: è maravilhoso. Quanto ao Tom Cruise e suas alucinadas produções atuais, fuja!

Sergio Andrade disse...

À Prova de Morte é imperdível!

Abs

Pesquisa do Blog