01/01/2010

MELHORES DE 2009

A distribuição/exibição de filmes no Brasil sempre foi problemática, mas nunca chegou num nível tão alarmante quanto em 2009. Um dos filmes mais elogiados do ano chegou aqui apenas em DVD, mas agora a distribuidora afirma que irá lança-lo nos cinemas em fevereiro; filmes prometidos como "Adoração", "Limites do Controle", "Onde Vivem os Monstros", "Tudo Pode dar Certo" e "Bad Lieutenant" não entraram em cartaz; outros que poderiam ter tirado o ano da mediocridade nem foram cogitados: "A Serious Man", "A Fita Branca", "Bright Star", "Singularidades de uma Rapariga Loura", "Vincere", "Tetro", "Bellamy", "Ponyo". É o caos!
Mas como nossos "geniais" críticos de cinema não dão a mínima pro assunto, resolvi chutar o pau da barraca e incluir na minha lista de melhores do ano - também pra chegar ao número de 20 - filmes vistos não apenas nos cinemas, mas em DVD, canais de TV, mostras, e-mule e até mesmo filmes que cresceram na revisão. São eles:

20) Ervas Daninhas (Alain Resnais)
19) As Testemunhas (André Téchiné)
18) Adam Resurrected (Paul Schrader)
17) Apenas o Fim (Matheus Souza)
16) Milk - A Voz da Igualdade (Gus Van Sant)
15) O Equilibrista (James Marsh)
14) À Procura de Eric (Ken Loach)
13) Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino)
12) Arraste-me Para o Inferno (Sam Raimi)
11) O Dia do Gafanhoto (John Schlesinger)
10) The Limits of Control (Jim Jarmusch)
09) Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei (Cláudio Manuel, Micael Langer e Calvito Leal)
08) Guerra ao Terror (Kathryn Bigelow)
07) Anticristo (Lars Von Trier)
06) Inimigos Públicos (Michael Mann)
05) A Troca (Clint Eastwood)
04) Gigante (Adrián Biniez)
03) E o Noivo Voltou... (Douglas Sirk)
02) O Apicultor (Theo Angelopoulos)
01) Hanami - Cerejeiras em Flor (Doris Dörrie)
FELIZ 2010!

29 comentários:

Adilson Marcelino disse...

Meu amigo,
Gostei da sua lista, mas como você não colocou nomes, alguns fiquei sem identificar.
Abs

Sergio Andrade disse...

Adilson, me diga quais você não identificou que te respondo.

Abrs

Caio disse...

Lista mais "doida" dentre os cinéfilos. É um elogio...

E viva o único cara que não adorou Amantes!!! hehe

Adilson Marcelino disse...

Número 2, 11 e 0 20.
Mas o 20 eu acabei de assistir
agora.
O 2 é A Pele?
Abs

Sergio Andrade disse...

Caio, obrigado pelo elogio :)

Quanto ao Amantes, eu não desgostei dele, mas é verdade que também não adorei rsss.

Adilson, o número 2 é O Apicultor, do Angelopoulos; o 11 O Dia do Gafanhoto, de John Schlesinger, que revisto se mostrou melhor ainda do que eu já achava. E aguardo sua opinião sobre o filme do Resnais.

Abraços!

Adilson Marcelino disse...

Meu amigo,
O filme do Resnais é daquele que continua na nossa mente e a gente se pega pensando nele.
Mas não entra na minha lista de 20 estrangeiros não.
Abs

Sergio Andrade disse...

Meu caro,
Fiquei em dúvida se colocaria o filme na lista. É bem inferior a Medos Privados em Lugares Públicos, p.ex., tem coisas nele que me irritam mas, como você disse, não consigo deixar de pensar nele!

Francisco Sobreira disse...

Cara,
Que "doidice" (brincadeira, não leve a mal o termo) essa de não citar o nome dos filmes! Por conta disso, só identifiquei o filme de Sean Penn,, em que ele interpreta um gay, e o doc sobre o Simonal, já que ele aparece. Não vi nenhum dos dois. Aliás, talvez não tenha visto nenhum dos 20. Tenho a leve impressão de que o número 20 é a Partida. Certo, ou errado? No mais, um excelente 2010. Um abraço. EM TEMPO - Parece que Bastardos Inglórios está não lista, não é mesmo?

Sergio Andrade disse...

Pronto, Sobreira, estão devidamente identificados :)
O Bastardos inglórios é o número 13 da lista (sem superstições, por favor rsss). Aliás, você já viu? Se já, o que achou?

Excelente 2010 pra você também!

Sam disse...

Caro Kino Crazy,

Os Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que pretende nomear o melhor que se fez em publicidade de Cinema no ano de 2009, estão de regresso ao Keyzer Soze’s Place.

Assim, convido o autor deste blog a expressar a sua opinião em http://sozekeyser.blogspot.com/2010/01/oscares-de-marketing-cinematografico-2.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na sua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!

Sergio Andrade disse...

Obrigado pelo convite, meu caro!

Abrs

Graciele disse...

Lista linda, Sergio. Um 2010 cheio de saúde, dinheiro e bons filmes.

Moacy Cirne disse...

Ué, pensei que tivesse comentado a sua lista. Será que o comentário foi parar em outro lugar e eu não percebi. De qualquer modo, vi poouca coisa entre os listados por você, entre os quais a minha peferência recai sobre o 'Anticristo'.
Das estréias (postadas acima) em princípio nada me interessou.
Um abraço.

Sergio Andrade disse...

Obrigado, Graciele, o mesmo para você.

Moacy, é verdade, seu comentário está no post "Links", lá embaixo.
Veja Bastardos Inglórios, é muito bom!
E as estreias da semana não são muito animadoras, mesmo.

Abrs

Anônimo disse...

Lista diferenciada é o mínimo q. se pode dizer. Não achei nada similar na internet, ao menos do q. vi até agora e já vi muita lista sobre os filmes de 2009. Do meu lado, ando ausente dos cinemas, do dvd, etc, etc - hehe -, mas gostei de ver "A Procura de Eric" com 14.º, não o considero dos melhores de Loach, mas gostei bastante! E tb. curti ver o "Arraste-me Para o Inferno" do Raimi, esses dois filmes mostram q. gdes cineastas sp sabem se reinventar, Raimi pelo retorno aos filmes "pequenos" e de horror, conseguindo encontrar novas de olhar o encontro do humor com o terror, de certa forma, trazer um novo frescor para esse tipo de proposta, e Loach, pq. é capaz de contar uma belíssima história de amor, manter seu vínculo com a temática social, e tudo isso com uma levez, um humor adorável, e ainda por cima, mostrar como se deve explorar o futebol no cinema, tanto no uso de imagens de arquivo, como na pertinente utilização do "personagem" de Cantona. E mais, o filme a melhor utilização de uma cena em meio aos créditos finais.

No mais, tenho curiosidade por todos os filmes elencados, mas o 1.º me deixou desconfiado, apesar de curtir "Homens" da Dorrie, depois de seu 1.º lugar, vou me esforçar prá assistir.

Eduardo Aguilar

Sergio Andrade disse...

Grande Aguilar, quanto tempo! Como vai, tudo bem?
Meu amigo, desde que tenho o blog sempre privilegiei nas minhas listas de melhores do ano os filmes lançados no cinema. Porém desta vez fiquei muito irritado não apenas com a cegueira das distribuidoras mas também com muitas outras coisas...mas deixa pra lá, não quero ficar nervoso no começo do ano hehehe!
O filme do Loach não é dos melhores dele mesmo, mas equilibra de forma perfeita humor com crítica social, como você disse. E acho que cinema e futebol foram feitos um pro outro rss. E o do Raimi é uma delícia, e ainda ofereceu um grande papel para a maravilhosa Alison Lohman.

Quanto ao Hanami, fui ver sem grandes expectativas e me surpreendi com uma obra de uma delicadeza, uma sensibilidade imensa, uma bela estória de amor e um tributo a grandes mestres do cinema japonês. Assista!

Abração.

Ronald Perrone disse...

Bela lista, Sergio!
Um feliz 2010 pra você!
Abração!

Sergio Andrade disse...

Obrigado, meu caro!
Feliz 2010 pra você também, com muitos grandes filmes :)

Abrs

Eduardo Aguilar disse...

Sobre "Hanami" vc. estava (está) absolutamente certo! Gde filme!

Valeu a dica, confesso, sou meio saudosista em relação ao papel da crítica, ela pode e deve por em crise como se propõe hj em dia, e tb. não vejo os críticos como tutores do "bom gosto" e muito menos do meu gosto, mas curto a idéia do crítico/provocador capaz de me estimular a ver um filme, vc. conseguiu a proeza pq. acima de td respeito sua opinião e nada mais provocador do q. vc. ter elencado o "Hanami" em primeiro lugar.

Gde abraço!

Sergio Andrade disse...

Caro Aguilar, coloquei Hanami em primeiro pq. gostei muito mesmo dele, e não para provocar, mas é lamentável que a crítica em geral não tenha lhe dado o devido valor, além de mim acho que apenas o Matheus o colocou entre os melhores do ano.
Mas claro que fico feliz se isso serve de estímulo para que mais pessoas vejam esse grande filme.

Abração!

Eduardo Aguilar disse...

Fala Sergio! Não quis dizer no sentido de "provocação planejada", mas sim, no sentido da coragem de propor e estimular o q. não fez parte do senso comum, não apenas com a idéia de ser diferente, mas de ser sincero, e a sinceridade é uma gde provocação!

Do meu lado, não curto o cinema de Rohmer, mas não diria isso somente como formar de provocar/irritar o outro, mas sim, se fosse questionado.

Enfim, no caso q. quis exemplificar, não fui questionado, logo, quis fazer uma provocação/irritação - rsrs -

Sergio Andrade disse...

"a sinceridade é uma gde provocação!"

Concordo plenamente, Edú, é por isso que faz tanta falta seu blog, onde você expressava suas opiniões da forma mais sincera possível, como no citado caso do Rohmer hehehe!

Agora também só pra provocar: mas você não gosta de nenhum filme do Rohmer mesmo? rsss

Abrs

Eduardo Aguilar disse...

As vezes penso em retomá-lo ou melhor, criar um novo blog, mas diante das outras reponsabilidades, acabo protelando...

Sobre Rohmer, preciso ser "mais" sincero ainda, quer dizer, dei uma de rabujento, pq. de fato, vi apenas 03 filmes do homem, e sei q. isso representa bem pouco em relação a obra q. ele tem, porém, achei todos muiiiito lentos para o meu gosto. "O Raio Verde" q. me agradou mais q. os outros dois, tb. me pareceu lento além da conta. Nada contra os filmes lentos, gosto p. ex. de Tarkovski, mas preciso ser convencido de q. o ritmo proposto pelo diretor é o necessário...

Pode ser uma pirraça minha com os cineastas do signo de áries, mas acho q. invariavelmente eles fazem filmes lentos (Tarkovski, Angelopoulos, Greenaway, Rohmer, e claro, o David Lean - rsrs - Lembra daquela minha piada antiga com o Lean?). Entrando no campo espiritual, talvez seja uma espécie de processo evolutivo dessas pessoas, tipo, a gde questão entre os arianos é sua famigerada impaciência, ou seja, os q. evoluem no campo do cinema, resolvem nos oferecer filmes leeeentos! rsrs

Sergio Andrade disse...

Fala, Edú! Seria ótima sua volta a blogosfera, retomando o blog antigo ou criando um novo. O jeito é não ficar preocupado com atualizações constantes, atualizar quando dá tempo (que é como estou fazendo).

Muito boa sua "tese" sobre cineastas do signo de áries hehehe! Nunca tinha me dado conta disso (mas também não sou muito ligado em horóscopo), mas é incrível como esses cineastas se caracterizam pelos filmes lentos.
Pode ser que, para resolver a questão da impaciência eles queiram testar a paciência dos espectadores rsss!

Sergio Andrade disse...

Ah, sim, como é mesmo a piada do Lean? rss

Eduardo Aguilar disse...

A piada do Lean surgiu pq. o Leandro Caraça quis saber de mim qual o universo q. sobrava aos cineastas arianos (ele é ariano), visto q. em determinado post do meu falecido blog, eu havia dito q. o universo do horror era primazia dos cancerianos (eu sou canceriano - rsrs -). Em razão disso, eu comentei q. cineasta ariano era destinado a fazer filme chato, dei alguns dos exemplos acima e qdo cheguei em David Lean, afirmei q. este era capaz de fazer até filme de ação lento e aborrecido! rsrs -, mas claro q. sou fã de "A Ponte do Rio Kwai"

Sergio Andrade disse...

HAHAHAHAHA!!! Essa é ótima! O Caraça é que não deve ter gostado muito da piada rsss

Só por curiosidade: e quanto aos cineastas leoninos? (sou de leão) :)

Lembrando de alguns pra te ajudar: John Huston, Alfred Hitchcock, Roman Polanski, Cecil B. DeMille, Samuel Fuller, J. Lee Thompson, Ralph Nelson, Chen Kaige, Wim Wenders, James Cameron...

Eduardo Aguilar disse...

Sua lista de leoninos fala por si, e de imediato, ainda me lembro de Mário Bava, John Landis e claro: Nanni Moretti, q. aliás, foi vc. qm me alertou q. era leonino. Não sou gde fã de Kaige, excessão ao filme do cego e Wenders tb. nunca me pegou, mas eu o respeito.

Agora, no sentido de qual caminho eles percorrem, eu diria q. é o da aventura com um tom grandiloquente q. as vezes beira a arrogância. Huston é o leonino q. fez filmes q. denotam um "ser em evolução", pois muitos deles falam dos perdedores.

Sergio Andrade disse...

Bava e Landis também? Esses não sabia. Que massa! hehehe
O Moretti tinha esquecido. O último filme que vi do Kaige foi aquela bomba que fez nos EUA.

E olha só, você foi exato no elo que liga esses leoninos: o gosto pela aventura, seja exterior como interior.
E Huston talvez seja mesmo o mais característico dos leoninos, pois seus personagens se jogam no mundo com toda a segurança - e arrogância também - que caracteriza o signo, mesmo que no final sejam derrotados (bastando citar "O Homem que queria ser rei").

Um abraço!

Pesquisa do Blog