15/12/2009

MINAMI KEIZI (1945-2009)


R.I.P.

4 comentários:

Matheus Trunk disse...

Quando trabalhei no Jornal Nippo-Brasil, cheguei a trocar alguns e-mails com o Minami. Extremamente gentil, ele me atendeu bastante. Me disse que tinha um AVC e que seria difícil da gente marcar uma entrevista pessoalmente. Ele escrevia sobre horóscopo chinês no jornal e era uma pessoa extremamente respeitada por conta disso. A dona do jornal, dona Suzana o estimava muito e uma das razões do Nippo ter um público fiel eram as colunas do Minami. Ele entendia tudo de horóscopo e chegou também a fazer livros sobre artes marciais e senão em engano trabalhou com quadrinhos. Mas para os cinéfilos, Minami será sempre lembrado por ser editor da revista CINEMA EM CLOSE-UP da época dourada do cinema paulista. Luiz Gonzaga dos Santos, José Adalto Cardoso, Luiz Castillini e vários outros conseguiram entrar no cinema escrevendo pra revista. É muito triste a gente ver diversas dessas pessoas morrendo sem o devido reconhecimento. Lamento profundamente o falecimento do Minami, o curta "Minami Em Close-Up" é um bom documento sobre sua importância e sobre a importância dessa cinematografia. Meus pêsames a todos.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Sergio Andrade disse...

Matheus, parece que ele foi um pioneiro em quadrinhos para adultos no Brasil. Mas claro que nós sempre lembraremos dele como o criador da revista "oficial" da Boca.
Ele teve a sorte de ter encontrado um cineasta como Thiago Mendonça, que o resgatou espetacularmente no genial "Minami em Close-Up".

Um abraço!

Adilson Marcelino disse...

Meu amigo,
Um dos maiores xodós da minha vida de pesquisador é ter a coleção completa da Close-Up.
Tá toda encardenada em capa dura.
Abs

Sergio Andrade disse...

Acho que só você e a Cinemateca Brasileira possuem essa coleção completa, Adilson rsss

Pesquisa do Blog