22/04/2009

UMA SOBRE A OUTRA




Primeiro filme de suspense de Lucio Fulci, depois de anos dirigindo veículos para a chatíssima dupla Franco Franchi/Ciccio Ingrassia. Filmado em San Francisco, o que imediatamente traz à mente o clássico “Um Corpo que Cai (“Vertigo”). A associação com a obra-prima de Hitchcock não se dá apenas pelo cenário da ação, mas pela própria trama: o Dr. Giorgio Dumurrier trabalha com o irmão numa clínica que está passando por dificuldades financeiras. Ele é casado com Susan, que sofre de asma, e tem uma amante, Jane, fotógrafa de moda. Susan, de saúde frágil, vem a falecer deixando uma fortuna em seguro. Uma noite Giorgio recebe um telefonema anônimo dizendo para se dirigir até um clube noturno onde vem a conhecer a stripper Monica, que é a cara de Susan. E é melhor parar por aqui para não estragar as surpresas que seguirão.

Jean Sorel, o eterno marido cornudo (ou não?) de “Belle de Jour” interpreta Giorgio, mas não vamos nos ocupar dele, pois o filme traz duas das maiores beldades dos anos 60, a italiana Elsa Martinelli (que você pode ver no post ai embaixo) como Jane, e a austríaca Marisa Mell (lá embaixo da página, na cena de strip-tease), ambas em generosas cenas de nudez e sexo, embora o filme tenha chegado a ser proibido na Itália por uma apenas sugerida cena de lesbianismo entre as duas. Vai entender!

“Una sull’Autra” conta com cenas elaboradíssimas, um trabalho realmente excepcional de mise-en-scène de Fulci, aproveitando ao máximo a estranha beleza da cidade de San Francisco. Altamente recomendável!


2 comentários:

Ronald Perrone disse...

Ótimo texto! Vou colocar pra rodar aqui ainda esta semana!

Já assistiu Beatrice Cenci, do Fulci, Sérgio?

Sergio Andrade disse...

Assisti Beatrice Cenci, Ronald. Um drama poderoso, talvez a obra-prima do diretor.

Pesquisa do Blog