08/07/2007

CORRENTE LITERÁRIA

Então, sabem aquelas correntes onde você passa 5 (ou 10, ou 15...) cartas para 5 pessoas, e essas repassam para mais 5 e assim por diante? Pois bem, eu havia jurado para mim mesmo que nunca participaria de corrente alguma desde que, alguns anos atrás, uns parentes distantes muito dos safados me engambelaram fazendo-me entrar numa corrente valendo dinheiro. Desnecessário dizer que não recebi 1 centavo de volta. Mas recentemente fui convidado pelo amigo Marcos a entrar numa corrente literária. A coisa funciona assim (pelo que eu entendi): eu relaciono 5 livros de minha preferência, e depois indico 5 blogueiros para fazerem o mesmo. Como trata-se de algo cultural e o convite partiu de uma pessoa idônea (até prova em contrário hehehe!), resolvi participar. No blog do Marcos já havia indicado 5 livros, mas resolvi trocar 2 deles. Minha lista então é a seguinte:

A Revolução dos Bichos (Animal Farm) - George Orwell. O livro é uma alegoria da traída Revolução Russa. Mas a obra de Orwell, um socialista, é muito mais que isso: uma crítica a todo tipo de totalitarismo, seja de esquerda ou de direita. Continua atualíssimo!


O Deserto dos Tártaros (Il Deserto dei Tartari) - Dino Buzzatti - Ao falar de soldados que aguardam, num forte no meio do deserto, por um ataque inimigo que nunca acontece, Buzzatti trata da própria condição humana.


O Senhor das Moscas (The Lord of the Flies) - William Golding - Um avião onde viajavam jovens estudantes de uma tradicional escola inglesa cai numa ilha deserta. Em pouco tempo esses distintos garotos estarão agindo como verdadeiros selvagens. Na veia!


Meu Último Suspiro (Mon Dernier Soupir) - Luis Buñuel - Em sua autobiografia, escrita com a ajuda de seu roteirista habitual, Jean-Claude Carrière, o genial cineasta demonstra qualidades dignas da melhor literatura picaresca espanhola.


O Outro Lado da Noite: Filme Noir - A. C. Gomes de Mattos - Aprendi a admirar Gomes de Mattos nas páginas da saudosa revista Cinemin. Tenho até um livro assinado por ele: "Huston, Lubitsch, Zinnemann". Aqui ele faz uma profunda análise sobre o "Film Noir" americano que não fica devendo nada aos melhores estudos internacionais sobre o assunto.


Pronto. Passo agora a bola para 5 blogueiros. São eles:


Ailton, Andréa, Marcelo, Ronald e, para internacionalizar a corrente, a mais nova adicionada aos links, Mara. Agora é com vocês hehehe!

26 comentários:

Anônimo disse...

Hahahhaa Eu tinha prometido a mim mesmo (claro) que jamais participaria de corrente alguma. Mas, infeliz ou felizmente, fui indicado por um desconhecido meu e eu não seria eu que daria um de mal-educado e recusaria passar a frente a corrente. Alguns amigos eu poupei, outros eu indiquei de propósito hehehe Abraço!

Anônimo disse...

Já fiz minha lista e já indiquei os "pobres coitados" he he he...Espero que eles não fiquem bravos.

Anônimo disse...

Marcos, eu também não iria dar uma de mal-educado recusando sua intimação hehehe!
De qualquer forma, creio que acabaria entrando na corrente mais cedo ou mais tarde. O pior de tudo é ter que indicar os amigos, nunca se sabe como eles irão reagir hehe!

Você não perde tempo, hein Marcelo? hehe!
"Pobres coitados" é ótimo! Espero que os outros 4 que eu indiquei também não fiquem bravos :)

Abraços!

Moacy Cirne disse...

De qualquer maneira, a sua seleção de livros é ótima, meu caro. Um abraço.

Unknown disse...

Adorei essa corrente blogueiro-literária!!! Está um barato descobrir quais os livros favoritos de vcs! Sergio querido, tem 2 livros que constam em sua lista e eu não os li, já coloquei na minha lista de leituras obrigatórias. Um beijão!

Anônimo disse...

Obrigado, meu caro. Abraço!

Graciele, quais são esses 2 livros? Beijo

Ronald Perrone disse...

Estou furioso!!!

Brincadeira, hehehe

Vou fazer minha lista com muito prazer, adoro ler livros e escolheria os meus favoritos com facilidade. Devo postar amanhã, daí te aviso.
Abraços!

Anônimo disse...

Levei um susto agora, Ronald HAHAHA!

Estou no aguardo da sua lista. Abraço!

Anônimo disse...

Qualquer hora apreço na corrente.
aguardo.
abraços!

Anônimo disse...

Felipe, quando a gente menos espera essas correntes acabam nos pegando hehe!
Abraço.

Anônimo disse...

Oi, Sergio! Os livros são:
O outro lado da noite e O deserto dos tártaros.

Anônimo disse...

Leia os 2 sim, Graciele.
E depois de ler "O Deserto..." alugue o filme do Zurlini, que logo deve estar saindo na coleção da Versátil.

Lovely69 disse...

vou pensar na minha lista, mas é tão difícil longe da minha estante, snif, snif. sabe que li "o deserto dos tártaros" e não gostei? faz uns 15-20 anos e lembro que a situação em suspense me "enchia a paciência", hehe. vai ver que é livro pra meninos: ) "o senhor das moscas" e "o outro lado da noite" não li, mas os outros 2 são ótimos! bisous

Anônimo disse...

Oi, Mara! Pode pensar na lista tranquilamente, não tem pressa :)
A situação retratada no "Deserto dos tártaros" é exaustiva, mesmo. Mas será que é um livro para meninos? Boa questão para ser discutida.
Beijo!

Lovely69 disse...

os meninos têm muito mais paciência que as meninas, não? quem gosta de caçar e pescar? :D

Anônimo disse...

Mara, eu não me encaixo nesse exemplo, já que não gosto de pescar nem caçar hehe!

Tem mais alguém ai que leu O Deserto dos Tártaros? O que acham, o livro é para meninos?

Lovely69 disse...

nem quando vc era apenas un petit enfant terrible ? pensa bem, vc nunca montou uma armadilhazinha? tô duvidando!!! : )

Anônimo disse...

Well, yes, já montei minhas pequenas armadilhas sim :)

Demonarch disse...

Minha lista tá pronta. O que eu faço agora?

Anônimo disse...

Sua lista de livros preferidos, Demonarch? Então publica no blog e passa a bola pra outros 5 blogueiros.

Anônimo disse...

Sergio, deixei recado lá no seu Orkut, vc viu? Estou só sorrisos hoje! :)

Anônimo disse...

Vi sim, Graciele. Excelente motivo para sorrir :)

Lovely69 disse...

finalmente postei minha listinha! e eu fiquei triste que vc tirou "Incidente em Antares" da sua seleção final, eu adoro este livro! bisous

Anônimo disse...

Oi, Mara. Logo vou conferir sua lista. Senti muito ter deixado "Incidente em Antares" fora da minha lista, mas quero deixar bem claro que é um dos melhores livros do mundo!

Lovely69 disse...

eu concordo, adoro o lado fantástico de érico! bisous

Anônimo disse...

E além do lado fantástico o livro tem uma forte crítica social e política.
Outro que eu adoro é "Olhai os lirios do campo".
Beijo!

Pesquisa do Blog