16/07/2006

LITERATURA CINEMATOGRÁFICA

Ler um bom livro sobre cinema é quase tão bom quanto ver um filme. Alguns lançamentos recentes vieram enriquecer um pouco nossa ainda muito pobre bibliografia cinematográfica.



O Novo Cinema Iraniano - Alessandra Meleiro - Escrituras
Grandes Diretores de Cinema - Laurent Tirard - Nova Fronteira



A Diversidade Cultural vai ao Cinema - Inês Assunção de Castro Teixeira, José de Sousa Miguel Lopes (orgs.) - Autêntica
Fome de Bola - Cinema e Futebol no Brasil - Luiz Zanin Oricchio - Imprensa Oficial


As Formigas e o Fel - Literatura e Cinema em Um Copo de Cólera - Renato Cunha - Annablume
Do Cinetoscópio ao Cinema Digital - A. C. Gomes de Mattos - Rocco


São Paulo em Preto & Branco - Cinema e Sociedade nos Anos 50 e 60 - Waldir Salvadore - Annablume
Literatura no Cinema - João Batista Brito - Unimarco





















Aguardem a coletânea de críticas de Rubem Biáfora

14 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo, excelentes dicas! gostei! Infelizmente não li nada do que vc recmenda, mas adoro ler livros sobre cinema. Principalmente, livros de criticas. Um ótimo exemplo é "Um Filme é Um Filme" uma compilação de critcas escritas por José Lino Grunenwald e organizadas por Ruy Castro. Se não conhece, fica a dica!
Abraços!

Anônimo disse...

Ronald, esses livros estão saindo do prelo agora, alguns já podem ser comprados nas livrarias virtuais.
Tb gosto de ler livros de críticas. Conheço esse do Grunewald, mas ainda não tive temp$ pra comprar hehe!
Terminei de ler as coletâneas do Edmar Pereira e do Jairo Ferreira, lançadas pela Imprensa Oficial. Recomendo!
Abraço!

Anônimo disse...

SÉRGIO bom post sobre a rara bibliografia brasileira sobre Cinema. Me manda um e-mail com teu endereço e o fone que eu te mando o meu livro sobre Peter Greenaway. tenho outros artigos em livros coletivos mas esse livro, fruto do meu Mestrado é solo. Até mais Sérgio.

Anônimo disse...

Marcelo, quer dizer que vc escreveu um livro sobre um dos meus diretores preferidos? Que ótimo!!! Vou te mandar e-mail sim, quero esse livro na minha estante hehehe!
Abraço!

Anônimo disse...

Concordo com Ronald: o livro de José Lino é ótimo. Outro livro muito bom é o de Almeida Sales ('Cinema e verdade', se não me falha a memória). Um abraço.

Anônimo disse...

É, vou ter que enfiar a mão no bolso e comprar esse livro do José Lino hehe!
O do "Presidente" Almeida Sales é muito bom mesmo. Ah, e não se pode esquecer do livro do Moniz Vianna, "Um filme por dia", tb organizado pelo Ruy.
Abç!

Anônimo disse...

fala Sérgio... Quase coincidimos, rs. Pensei em publicar no último post livros qu sairam, recentemente, no Brasil sobre Documentário. Desisti de última hora e deixo as dicas para depois. Em se tratando de livros de cinema, gosto bastante dos de Jean-Claude Bernardet (Cineastas e Imagens do Povo e Caminhos de Kiarostami). ABs.

Anônimo disse...

Fala, Marcos! Publique sim os livros que sairam sobre documentário. Vc citou um autor indispensável. Do Bernardet li o clássico "Brasil em tempo de cinema" e tenho o "Trajetória crítica". Abç!

CrissMyAss disse...

Sérgio, que fim levou o Mantis??
Ele tirou o blogue dele do ar!
beijos

Anônimo disse...

Oi, Criss! Tb percebi que havia alguma coisa de errado com o blog dele. Uma pena ter tirado o Alguns Adendos do ar. Mantis, dá um sinal de vida, ai! :)
Beijos!

Anônimo disse...

Tempo de Embebedar Cavalos... Certamente, voc|ê viu esse filme. Talvez nesse livro sobre O Novo Cinema Iraniano fale alguma coisa sobre... Pena que não tenho banda-larga pra baixar.

Anônimo disse...

Sim, vi esse filme, Marcos! Talvez a autora tenha falado alguma coisa sobre ele. Mas espero que ela tenha dedicado um bom espaço ao meu diretor iraniano preferido: Jafar Panahi.
Abç!

Anônimo disse...

Estou lendo atualmente Grandes Diretores de Cinema. E gostando muito! Quanto a Do cinetoscópio ao cinema digital, de A. C. Gomes de Mattos, pretendo comprar pois tenho todos os livros dele da rocco. São Bárbaros! Os demais, agradeço a dica. Realmente a literatura cinematográfica brasileira é muito pober ainda. Abraços do crítico da caverna.

Anônimo disse...

Bom saber que vc está gostando desse livro sobre os diretores, Roberto, acho que vou comprar! Esse do Gomes de Mattos tb, tenho todos dele, bárbaros como vc diz! Muito obrigado pelo comentário, Roberto, um abraço!

Pesquisa do Blog