29/01/2010

CHÉRI


Mais de 20 anos depois de "Ligações Perigosas" Stephen Frears e Michelle Pfeiffer voltam a se encontrar, desta vez na adaptação de uma obra de Colette.
Michelle é Lea de Lonval, cortesã cinquentona que inicia um caso de amor com um rapaz bem mais jovem, a pedido de sua colega de profissão e mãe do rapaz, Madame Peloux (a sempre grande Kathy Bates).
A trama serve para Frears, mais uma vez, colocar seus personagens em confronto com as convenções sociais.
O período - a Belle Epoque na França - é retratado de forma esplendorosa. Figurinos, cenários, objetos de cena, tudo nos remete aquela época, num excelente trabalho de produção. Alguns poderão reclamar da música excessiva de Alexandre Desplat, mas isso não me incomodou nem um pouco.
Porém, o mais importante é a força do texto de Colette, e aqui cabem todos os elogios para o roteirista Christopher Hampton (vindo também de "Dangerous Liaisons"). Os diálogos são duelos verbais, nos quais as palavras mais venenosas são ditas da forma mais carinhosa possível. Um verdadeiro jogo de dissimulação.
Mas o que fica conosco é o close final na sempre bela Michelle e as palavras ditas pelo narrador (o próprio Frears). Ali está registrado o fim de uma época, que se dá com o início da Primeira Guerra Mundial. Bem vindos ao século XX.

3 comentários:

Moacy Cirne disse...

Frears merece a nossa atenção, né? Pretendo conferir...

Um abraço.

Matheus Trunk disse...

Grande Serjão: você gostou mesmo do filme hein? O Ailton do Diário de Um Cinéfilo não foi tão positivo. Lendo seu texto acabei me interessando.

Sergio Andrade disse...

Merece toda nossa atenção, Moacy!

Gostei muito do filme sim, Matheus

Assistam! Abraços

Pesquisa do Blog